ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

  • Juliana Nerissa Cardoso Schwade Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto/ IFFar
  • Gustavo Marques da Costa Instituto Federal Farroupilha/ IFFar

Resumo

Resumo

Biografia do Autor

Gustavo Marques da Costa, Instituto Federal Farroupilha/ IFFar

O estágio supervisionado proporciona ao licenciado o domínio de instrumentos imprescindíveis à execução de suas funções, assim como visa beneficiar a experiência e promover o desenvolvimento em âmbito profissional e nos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso de graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura. Diante deste cenário, este trabalho teve por objetivo realizar reflexões para a formação docente a partir do Estágio Curricular Supervisionado III e observar a prática em sala de aula e a familiarização com uma turma da disciplina de Biologia. Além disso, compreender o planejamento didático e as estratégias metodológicas utilizadas para o ensino remoto. A atividade de observação realizada durante o Estágio Curricular Supervisionado III foi requisito obrigatório para a aprovação na Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado IV do curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santo Augusto. A importância dessa atividade está relacionada à necessidade de proporcionar ao acadêmico do curso de Ciências Biológicas vivências capazes de prepará-lo para trabalhar na área, pois dessa maneira, durante o estágio, o estudante tem outras percepções, sendo possível perceber como serão as atribuições no ambiente profissional do futuro professor.

Publicado
16-12-2021
Seção
Experiências em políticas educacionais, curriculares e culturais