Edição Atual

v. 1 n. 1 (2019): ANAIS DA VIII SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE GEOGRAFIA "A geografia na Universidade e a Universidade na Geografia: O Ensino, a Pesquisa e a Extensão

A Semana Acadêmica do curso de Geografia - Licenciatura da UFFS é um evento que ocorre desde 2010, quando se inicia as atividades do curso em Erechim. O evento desde a sua primeira edição é promovido pelos estudantes do curso, com a finalidade de trazer discussões sobre temas que desafiam os estudantes considerando o contexto emergente. Neste ano, o tema  “A Geografia na Universidade e a Universidade na Geografia: o ensino, a pesquisa e a extensão" busca visibilizar os eixos de inserção da universidade, especialmente do curso de Geografia, à comunidade acadêmica e em geral, bem como, promover uma aproximação entre os cursos de Geografia da UFFS.

Publicado: 15-07-2019
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               As SUBMISSÕES de trabalho referentes a VIII Semana Acadêmica do Curso de Geografia da UFFS, campus Erechim, ocorrem de 14/04/19 á 10/05/19 com a temática "Geografia na/da universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão", congregando três eixos de submissão:

EIXO 1: A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E SUAS TRAJETÓRIAS NA/DA INTERSECÇÃO GEOGRAFIA-UNIVERSIDADE

Pensar em Educação Geográfica significa assumir sim, o caráter situacional em termos teórico-metodológicos para adentrar no Universo da Geografia na Educação Básica. Pensar através desse eixo significa discutir referências teóricas pedagógicas, reconhecer o contexto da Escola, debater e pensar sobre a realidade dos estudantes, os saberes docentes e profissionais, instrumentos e metodologias no acesso ao conhecimento, caminhos de construção da realidade geográfica, principalmente enxergando as significativas mudanças que a área vem apresentando, com a inserção de novas pautas e demandas sociais que passam a compor o currículo escolar como questões étnicas, de gênero, multiculturalidade, diversidade social, neocolonialidade.

EIXO 2: SOU GEÓGRAFO? A INDAGAÇÃO E A PESQUISA NA ESSENCIALIDADE DA LICENCIATURA

Atividade de natureza investigativa, com objeto e métodos definidos, a Pesquisa no cerne universitário preza pela produção técnico-científica, técnica ou tecnológica de seus resultados de forma apresentada, dialogada e aprimorada. Uma das possibilidades de desenvolvimento científico passa pela reflexão dialogada em espaços específicos. Questionar a sua geograficidade requer construir a identidade de universitário, aprimorando atuações e pesquisa nas: transformações recentes da urbanização e da relação cidade-campo no Brasil, em paralelo com o desenvolvimento econômico, social; nos impactos regionais e ambientais decorrentes; no desenvolvimento territorial e ambiental; na dinâmica e no comportamento dos elementos naturais da paisagem; nas bases filosófico-epistemológicas da ciência geográfica, assim como promover o contínuo aperfeiçoamento das técnicas e estratégias de ensino da Geografia.

EIXO 3: DA UNIVERSIDADE PARA A SOCIEDADE: PROJETOS, PROPOSTAS E REFLEXÕES

De caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, a extensão universitária requer integrar necessariamente ações á sociedade pela universidade construindo laços que podem se estabelecer a longo prazo. Pensar, dialogar e criar projetos, propostas e reflexões que tratam da Geografia para a integração de forma social e dialógica no espaço em Erechim (RS) e arredores: traduzidas nas possibilidades de simbioses universidade-comunidade despertando o popular.