O PROGRAMA PRÓ-IMIGRANTE DA UFFS:

AVANÇOS E DESAFIOS NA INCLUSÃO DE IMIGRANTES NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

  • Eloisa Marmentini UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL
Palavras-chave: Imigração. Ensino superior. Políticas educacionais.

Resumo

O projeto em estudo trata do Programa Pró-Imigrante da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O objetivo do projeto é investigar os avanços e desafios na inclusão de imigrantes no ensino superior brasileiro, tendo como recorte de estudo o caso da UFFS. O programa foi instituído pela Resolução n°16/CONSUNI/UFFS/2019, no Campus de Chapecó, com o objetivo de manter a permanência e acesso aos imigrantes em cursos de graduação da UFFS-Campos de Chapecó, desenvolvendo ações que proporcionem um processo de qualidade de aprendizagem desses estudantes. A presente pesquisa será de natureza documental e de campo. No que se refere à análise documental, nos ocuparemos da legislação em vigor que trata das políticas para imigrantes (Brasil, 2017); das políticas para estudantes imigrantes (Brasil 2022), entre outras políticas e ações nacionais. Também nos ocuparemos da Resolução 16/CONSUNI/UFFS/2019 da UFFS e demais documentos e estudos da temática. O estudo de campo será realizado por entrevistas individuais ou rodas de conversa. A análise de dados será realizada por meio de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). A forma como serão conduzidas as entrevistas vão ser direcionadas para mapear a situação dos alunos incluídos no programa no Campus. Através dessas entrevistas, serão verificadas as demandas que esses alunos matriculados enfrentam para concluir o ensino superior e quais são as dificuldades que mais impactam no processo de formação em nível superior. Consideramos que a importância da pesquisa se justifica no impacto positivo na vida dos comtemplados pelo programa e para diagnostico dos desafios que ainda precisam ser enfrentados.

Publicado
04-09-2024