O NEOLIBERALISMO NO ENSINO PÚBLICO DE CHAPECÓ

UMA ANÁLISE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE EMPREENDEDORISMO

  • Jefferson Joacir Kuszkowski Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Palavras-chave: Formação de Professores, Empreendedorismo, Neoliberalismo

Resumo

Esta pesquisa em estágio inicial investiga os avanços e impactos do neoliberalismo no Ensino Público Municipal de Chapecó/SC com uma abordagem crítica e interpretativa por meio de uma perspectiva epistemológica pluralista a partir da educação (Plá, 2022). Analisando os discursos presentes no manual didático de Empreendedorismo distribuído nas escolas públicas municipais, dentre outros documentos normativos, jornalísticos e publicitários afins, propomos investigar o neoliberalismo enquanto fenômeno educativo (Plá, 2022), que afeta a subjetividade dos sujeitos, diferenciando-o de outras formas de organização da vida econômica; as concepções de infância e adultez e a desresponsabilização pelo mundo; as concepções de professorado e escola, explorando a desprofessorização; as concepções de mundo, sua relação com o Outro, com o saber e com a ética através da lente da filosofia levinasiana (Lévinas, 1997); e o neoliberalismo enquanto pensamento e racionalidade que permeiam todos os aspectos da vida (Dardot; Laval, 2016), além dos meios de propagação dos valores neoliberais. A pesquisa parte da reformulação da matriz curricular municipal, que priorizou novos componentes curriculares, como o Empreendedorismo, em detrimento de componentes curriculares tradicionais. Ainda, destaca a mercantilização da educação a partir dos gastos para aquisição desses materiais didáticos à revelia de materiais didáticos gratuitos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A importância da pesquisa consiste na necessidade de questionar e enfrentar essa perspectiva hegemônica de educação, promovendo uma educação ética e alteritária, que valorize à docência, a formação integral e a justiça social.

 PALAVRAS-CHAVE: Neoliberalismo. Empreendedorismo. Formação de Professores.

 

REFERÊNCIAS:

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

LEVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre alteridade. Petrópolis: Vozes, 1997.

PLÁ, Sebastián. Investigar la educación desde la educación. Madri: Morata; Cidade do México: UNAM, 2022.

Publicado
04-09-2024
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais