A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ

POLÍTICAS E DINÂMICAS DE DESENVOLVIMENTO

  • ANA CRISTINA DA SILVA Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Educação Superior. Políticas Educacionais. Plano Nacional de Educação

Resumo

A pesquisa tem como propósito analisar as políticas e dinâmicas da educação superior no
município de Chapecó no período que corresponde vigência do Plano Nacional de Educação
(2014-2024), O estudo visa, de modo mais específico (i) analisar as dinâmicas de
desenvolvimento da educação superior do município de Chapecó no contexto das políticas
nacionais estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE 2014 a 2024); (ii) sistematizar
e analisar os principais indicadores da educação superior em Chapecó no período,
especialmente o número de instituições de ensino superior, categoria administrativa,
modalidade de ensino, cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, grau acadêmico,
quantidade de vagas , quantidade de ingressantes, quantidade de concluintes, corpo docente
com especialização , mestrado e doutorado, etc; (iii) compreender o papel exercido pelas
principais entidades e atores evolvidos no processo de desenvolvimento da educação superior
no município estudado. A metodologia aplicada neste estudo será de caráter descritivo, como a
abordagem qualitativa e quantitativa e os procedimentos serão bibliográficos e documental. A
pesquisa bibliográfica será desenvolvida contextualizando as políticas da educação superior no
Brasil, implementadas no município estudado e na análise dos dados do ciclo de
monitoramento do PNE. Para isso, realizaremos uma análise de artigos, livros, teses e
dissertações disponíveis no portal SciELO, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações (BDTD), no portal de teses e dissertações da CAPES e no Centro de Memórias
do Oeste de Santa Catarina (CEOM), elaborados durante os anos de vigência do PNE. A
pesquisa documental envolverá a análise dos dados das Instituições de Ensino Superior (IES)
do município de Chapecó, utilizando a sinopse e microdados do Censo da Educação Superior
do INEP dos anos de 2014 a 2024, assim como dados da pós-graduação provenientes da
CAPES. No mapeamento do panorama da educação superior em Chapecó, elaboraremos
quatro grandes categorias: i) Instituições de Ensino Superior; ii) Cursos de Graduação; iii)
Corpo Docente; iv) Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Publicado
04-09-2024