MUDOU O CURRÍCULO, E AGORA? UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Resumo
Esta pesquisa tem como tema o Novo Ensino Médio. A problemática se move em direção de respostas acerca de como ocorreu o processo de implementação curricular do Novo Ensino Médio em Chapecó-SC. O objetivo central é compreender o processo de implementação curricular do Novo Ensino Médio em Chapecó-SC a partir de uma escola-piloto, e os objetivos específicos são: a) apontar quais são as principais mudanças curriculares decorrente da política educacional de reforma do Ensino Médio, a partir da Lei 13.415/2017; b) descrever a organização curricular do Novo Ensino Médio no Estado de Santa Catarina; c) Investigar o processo de implementação da Reforma curricular do Ensino Médio em uma escola-piloto de Chapecó. As discussões teóricas se inserem no campo das Políticas Públicas Educacionais, Implementação de Políticas, Análise de Políticas e Currículo, com base nos seguintes autores(as): Arretche (2001); Arroyo (2013); Draibe (2001); Kuenzer (2017); Moreira (2009); Souza (2002; 2006). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, inspirada na Análise de Conteúdo de Bardin (2004). O corpus a ser analisado nesta pesquisa é constituído pelos principais documentos que norteiam a reforma curricular do Novo Ensino Médio a nível Federal e Estadual, e pela pesquisa de campo, na qual serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professores. A Análise de Conteúdo de Bardin (2004) será o instrumento de análise desse corpus a partir da categorização. O Novo Ensino Médio passará por mudanças em 2025, o que mostra o caráter latente e a importância dessa temática para a área da educação.