FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NO CONCERNENTE ESTÁGIO COM PESQUISA

Palavras-chave: Formação de professores. Educação. Estágio. Pesquisa.

Resumo

Esta pesquisa encontra-se em fase de desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, tecendo contributos na linha de pesquisa de Formação de Professores, com a temática que versa o estágio com pesquisa na formação de professores em curso, com lócus do Componente Curricular (CCr) de Estágio Obrigatório em Anos Iniciais do Ensino Fundamental II ofertado pelo Curso de Pedagogia da UFFS, Campus Chapecó. Assim, a presente investigação tem como problemática: quais as contribuições do Estágio com Pesquisa nos anos iniciais do Ensino Fundamental II para a formação de professores do Curso de Pedagogia da UFFS, Campus Chapecó. Para responder ao problema, objetiva identificar e analisar as contribuições do Estágio com Pesquisa nos anos iniciais do Ensino Fundamental para a formação de professores do Curso de Pedagogia da UFFS, Campus Chapecó. O caminho teórico-metodológico não só é fundamentado no materialismo histórico-dialético, como também é ancorado nos aportes da Teoria Histórico-Cultural. Com aprovação do Comitê de Ética da UFFS sob o parecer 4.764.981 de 10 de junho de 2021, a recolha de dados dar-se-á em dois momentos no decorrer do referido CCr ofertado durante o nono semestre letivo de 2024. A análise dos dados será proveniente das narrativas que, por sua vez, desenvolver-se-á mediante o paradigma indiciário (Leandro; Passos, 2021). Para tanto, as discussões e os resultados terão enfoque, entre outros autores, de Leontiev (1978), Martins (2011), Pimenta (2006), Ghedin, Oliveira e Almeida (2015) e Richit e Loss (2024).

Publicado
04-09-2024
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais