DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS DIDÁTICOS DE FÍSICA A PARTIR DE UM ESTUDO DE AULA
Resumo
Esta pesquisa está centrada na temática de desenvolvimento profissional docente, principalmente nos conhecimentos didáticos desenvolvidos por professores de Física do Ensino Médio ao participarem de um estudo de aula. Desenvolvida no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul, na cidade de Chapecó, Santa Catarina, discute temas relevantes para a educação brasileira, centrandose nos referenciais teóricos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente e a abordagem Lesson Study, ancorados nos autores Catherine Lewis, Encarnación Soto Gomez, Rafael Porlán, João Pedro da Ponte e Adriana Richit, no desenvolvimento de conhecimentos didáticos de professores, segundo Lee Shulman, e de professores de Física por Mónica Baptista. Corroborando com pesquisas já realizadas no país, buscamos responder a seguinte problemática: Quais conhecimentos didáticos são desenvolvidos por professores de Física do Ensino Médio em um estudo de aula? Para responder tal pergunta, realizamos um estudo de aula com cinco professores de Física de Erechim, Rio Grande do Sul, tendo como objetivo compreender e discutir os conhecimentos didáticos desenvolvidos por professores de Física do Ensino Médio a partir de um estudo de aula. A pesquisa caracteriza-se como de natureza qualitativa. A análise dos dados será realizada pelo método de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a partir do qual temos a expectativa de evidenciar aspectos como: estratégias partilhadas pelos professores, dificuldades encontradas em sala de aula, recursos
de ensino, conhecimento sobre as tarefas de investigação e sobre desenvolvimento profissional.