FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PROJETO DE EXTENSÃO

  • Liliana Borges Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG)
  • Shirley Beatriz de Castro Coury Corrêa
Palavras-chave: Formação Continuada. Memória. Afetividade

Resumo

O presente relato de experiência apresenta algumas considerações a respeito de um processo de formação continuada de professores na educação superior. Realizada a partir da criação de um projeto de extensão universitária, tem o intuito de ampliar a interlocução entre as áreas, promover a integração de Unidades Acadêmicas que constituem um Campus e consolidar sentimento de pertencimento à instituição. Para tanto, foram realizadas diversas ações, dentre elas: seminários; rodas de conversa; oficinas temáticas; momentos de fruição; estudos e produções de textos, dentre outros. Os diferentes processos educativos abordados e os resultados alcançados revelam a potência da proposta de formação continuada, em que a Memória, a Estética, a Política e a Educação constituíram uma grande fonte inspiradora, fomentando as discussões. O espaço democrático, a autonomia para a escolhas e a afetividade são identificados como elementos que se destacam no ambiente construído, dando sentidos e significados ao trabalho docente, conforme manifestam os envolvidos.

 

Palavras-chave: Formação Continuada. Memória. Afetividade.

Publicado
19-06-2023