O V Congresso Internacional de Memória e Formação Docente - CIMFor,  Temas emergentes da Educação: docência em movimento no contexto atual, tem caráter multidisciplinar. O objetivo do evento nesta V edição é reunir professores e demais profissionais da escola da Educação Básica e da Universidade, gestores da educação, licenciandos e demais interessados a fim de discutir sobre a formação inicial e continuada de docentes e a inserção das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem.  Com uma caminhada de quatro edições realizadas, o V CIMFor se propõe a discutir também a importância da pós-graduação na formação de professores e assim fomentar a propostas de curso pós-graduação Stricto sensu no campus Realeza. O evento ocorrerá entre 10 e 13 de setembro de 2024.

10/09/24
Solenidade de comemoração dos 15 anos da UFFS
 Mediação : Profº Drº Marcos Antônio Beal

Palestra:   Prof. Drª Sandra Pierozan
Mediação: Prof.ᵃ Dr.ᵃ Cristiane de Quadros
19h auditório do bloco A

11/09/24

Palestra: Os desafios da Educação Digital nos Currículos
Prof. Drº Bento Duarte da Silva  - Universidade do Minho - Braga - Portugal.
14h (virtual)

Oficinas:
Of1. A proposta do ensino estruturado: um estudo de caso com estudantes autistas - Profa. Angélica da Silva (Rede pública estadual do estado do Paraná)
Sala: 308

Of2.  A potencialidade da musicalização na Educação Infantil - Prof.ᵃ Chelei (rede pública estadual do estado do Paraná)
sala: 306
Of3. Práticas não formais de educação: experiências de escuta atenta, empatia, mediação e de valorização da comunicação horizontal na interação com a comunidade. Prof. Drª. Juliana Pedreschi Rodrigues -USP
sala: 302
Mesa redonda: A constituição das licenciaturas: os Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) na interação entre a escola, a universidade e a comunidade.
Prof.ᵃ Dr.ᵃ Ilma Passos de Alencastro Veiga  (UNB)
Profª. Drª Simone Sandri ( Unioeste Cascavel)
Auditório do bloco A

12/09/24
Oficinas:
Of1. As questões étnico-raciais no contexto brasileiro: caminhos e descaminhos -
Prof.ᵃ Dr.ᵃ Sônia Maria dos Santos Marques  (UNIOESTE)
Prof.ᵃ Maª. Lucília Gouveia (Rede pública estadual do estado do Paraná)
Sala: 306
Of2.  A proposta do ensino estruturado: um estudo de caso com estudantes autistas - Profa. Angélica (rede pública estadual do estado do Paraná)
Sala: 308
Of3. A potencialidade da musicalização na Educação Infantil - Prof.ᵃ Chelei (rede pública estadual do estado do Paraná)
sala: 302
Of4. A diversidade no contexto do Ensino Superior: o caso dos estudantes indígenas - Profª Drª. Nádia Teresinha da Mota Franco (UFFS)
14H
Sala: 304

13/09/24
Apresentação de trabalhos

Mesa redonda: A formação de professoras e de professores na América Latina: experiências vividas no Brasil, Argentina e Uruguai
Prof.ᵃ Dr.ᵃ Aline Machado Dornelles (Universidade Federal do Rio Grande-FURG)
Prof. Dr. Daniel Suárez (Universidade de Buenos Aires - UBA)
19H
Sala: auditório do Bloco A

Submissão de trabalhos06 de maio a 20 de julho de 2024.NOVO PRAZO!!!! 10/08/2024

Inscrições:
 Com submissão de trabalho06 de maio a 20 de julho de 2024.  NOVO PRAZO!!!! 10/08/2024
As inscrições poderão ser realizadas através do link: https://forms.gle/op9Zg6tV297iFZYc7
 somente para ouvinte: até 01 de setembro de 2024.  As inscrições poderão ser realizadas através do link: https://forms.gle/XrQgMJiuZBewkbZx9
Valores:
Estudantes de graduação  - 00 (mediante envio do atestado/comprovante de matrícula atual)
Profissionais da educação básica - R$ 25,00
Profissionais de educação superior - R$ 25,00
Demais interessados - R$ 25,00

Conta para depósito:  Agência: 0001 C/C: 44400273-3
Chave pix: rafael.deola@estudante.uffs.edu.br
* no ato da inscrição é necessário anexar o atestado/comprovante de matrícula ou comprovante de pagamento.

contato: andreia.eduardo@uffs.edu.br
                 eliane.sabatini@uffs.edu.br