Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
Diretrizes para Autores
O V CIMFOR receberá trabalhos nas seguintes modalidades:
Relato de Experiência (7 a 10 páginas) – TEMPLATE
Relato de Pesquisa (7 a 15 páginas) – TEMPLATE
2.5 A submissão de trabalho será limitada a um número de três trabalhos por pessoa:
- a) um como autor e dois como coautor.
- b) serão aceitos até 3 coautores em cada trabalho, num total de 4 autores (1 autor mais 3 coautores) sendo que todos devem estar inscritos no evento.
2.6. As inscrições poderão ser realizadas em dois formatos:
- a) Participante com Comunicação Oral, na modalidade:
- Relato de Experiência;
- Relato de Pesquisa.
- b) Ouvinte.
2.7. Os locais e horários das apresentações e comunicações serão divulgados no site do evento.
2.8. Os inscritos na modalidade Comunicação Oral somente terão seus resumos publicados nos Anais mediante apresentação do respectivo trabalho durante o evento. Quando houver mais autores por trabalho, basta que um dos autores faça a apresentação para validar a mesma, sendo permitida a apresentação de todos os autores envolvidos, se assim o desejarem.
2.9. Para a submissão do trabalho todos os autores e coautores devem realizar a inscrição no valor de R$ 25,00 (dados detalhados no item 2.2.1):
2.10. O valor da inscrição não será devolvido em hipótese alguma.
- Normas para Submissão e publicação dos Trabalhos
3.1. Nas categorias Relato de Experiência e Relato de Pesquisa, poderão ser submetidos trabalhos para publicação nos Anais do evento.
3.1.1. O trabalho enviado pelos proponentes no ato da inscrição deverá obedecer às normas contidas no modelo proposto para o evento (ver templates).
3.2. Os trabalhos deverão ser enviados através do campo “submissões–enviar submissão” desta homepage: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/index
3.3. Serão publicados nos Anais do V CIMFor os trabalhos com os nomes dos autores e coautores que efetivamente realizaram o pagamento da inscrição.
- Normas para Apresentação de Trabalho
4.1. Comunicação Oral
4.1.1. A comunicação oral visa desenvolver diálogos sobre relatos de experiências e de pesquisas, fomentando a interação e aproximação entre comunidade acadêmica e científica.
4.1.2. . A comunicação oral será organizada por meio de seções temáticas indicados pelo autor no ato da submissão do trabalho.
4.1.3. A plataforma digital que será utilizada para apresentações será divulgada por e-mail aos inscritos que optaram por esta modalidade, a mesma permite o compartilhamento durante a apresentação de materiais em formato .pdf, ppt e/ou jpeg de forma simultânea durante a fala do(s) apresentador(es).
4.1.4 O ensalamento para as apresentações presenciais será divulgado por e-mail aos inscritos que optarem por esta modalidade.
4.1.5. O apresentador do trabalho não poderá ausentar-se da sala de apresentação antes do término de todas as comunicações orais.
4.1.6. Cada apresentação terá duração de 10 minutos e, ao final de todas as apresentações, será aberta discussão entre os pares.
4.1.7 Na sala, haverá um mediador que gerenciará a ordem, o tempo de apresentação e a discussão.
4.1.8. Os trabalhos efetivamente apresentados receberão um único certificado.
4.1.9. Somente os trabalhos apresentados poderão ser publicados nos anais.
- Seções temáticas
Seção 01 - Memória e Formação Docente.
Nesta seção temática o objetivo é apresentar trabalhos sobre as temáticas: história, memória e escola e perspectivas teórico-metodológicas. Além disso, inclui-se também: memória e narração na escola, na formação de professores, os relatos (auto)biográficos e a formação continuada de professores. Docência, memória e identidade.
Seção 02 - Formação social, Educação e Direitos Humanos.
Esta seção acolhe trabalhos que tenham como objetivo promover uma reflexão aprofundada sobre a interseção entre formação social, práticas educativas e a promoção dos direitos humanos, bem como fomentar o diálogo e a produção de conhecimento que contribuam para o fortalecimento da cidadania, da consciência dos direitos humanos e da participação ativa da sociedade na construção de uma educação inclusiva e equitativa. Serão acolhidos neste eixo trabalhos que abordem temas diversos, incluindo, mas não se limitando a: a) educação para a cidadania e a democracia; b) (promoção e implementação da) educação em direitos humanos; c) protagonismo da sociedade civil no acompanhamento e avaliação de políticas públicas educacionais; d) educação para a justiça social e equidade (educação como ferramenta para combater a injustiça social, promover a equidade de gênero, raça, etnia, orientação sexual e outras formas de discriminação); e) educação em contextos urbanos (acesso equitativo à educação, qualidade das escolas urbanas, violência nas escolas, integração de comunidades migrantes); f) educação para os direitos das crianças e dos jovens; g) educação em direitos humanos e tecnologia; h) educação em direitos humanos, meio ambiente e sustentabilidade.
Seção 03 -Metodologias de Ensino Aprendizagem e tecnologias da educação.
Esta seção aborda a integração entre práticas pedagógicas e uso de tecnologias no ensino, destacando métodos como ensino pela pesquisa, pesquisa-ação, avaliação, as didáticas e as metodologias ativas. Enfatiza o uso de recursos tecnológicos e tecnologia assistiva para promover a aprendizagem significativa, engajamento dos alunos e avaliação eficaz, reconhecendo as contribuições dessas tecnologias para a educação contemporânea.
Seção 04 - Inclusão e Diversidade
Esta seção pretende promover reflexões e debates acerca das práticas pedagógicas inclusivas e da valorização da diversidade na educação. Serão abordados temas como a importância da educação inclusiva, a garantia dos direitos de todos os estudantes, a ação educativa nos processos de inclusão, a construção de espaços educativos acessíveis e a promoção da equidade e respeito à diversidade. Os participantes terão a oportunidade de discutir estratégias e práticas pedagógicas que visam garantir o acesso e a permanência na escola, independentemente de sua condição ou identidade, contribuindo assim para uma educação mais justa e igualitária.
Seção 05 - Formação de professores em Educação em Ciências e Educação Matemática
Esta seção tem em vista discutir o ensino das ciências naturais e matemática na formação de professores da educação básica e superior; a formação de professores de Ciências e Matemática; Processos de ensino e de aprendizagem de Ciências e Matemática em contextos formais e informais; educação matemática.
Seção 6 - Linguagens, Docência e Formação de professores
Esta seção pretende partilhar conhecimentos, saberes e experiências vividas por colegas professoras e professores das escolas da Educação Básica e das Instituições do Ensino Superior (IES), assim como estudantes dos nossos cursos de Licenciatura e demais servidores desses espaços educativos que tenham interesse por esses temas. Por isso, destacamos aspectos que dizem respeito a potencialidade das linguagens (escrita, leitura, música, cinema, literatura, teatro, circo, fotografia, arte, grafite, etc) no processo de formação inicial e continuada e na construção das identidades de professoras e de professores em todas as áreas do conhecimento. Sendo assim, ainda destacamos a relevância da interação entre a teoria e a prática, os processos de aprender e de ensinar, a pesquisa (modo, espaço e tempo) de aprendizagens coletivas entre professores e estudantes na sala de aula e noutros espaços, as dimensões concernentes ao processo de formação de professoras e de professores, bem como aspectos sociais, históricos e culturais referentes à identidade negra, indígena, quilombola, oriental, entre outras. Argumentamos que nos constituímos (na/pela/com) a linguagem!
Seção 07 - Pensadores da Educação
A seção recepciona artigos de pesquisas sobre a biografia e a produção de pensadores clássicos que influenciaram, contribuíram e/ou atuaram no campo da educação, destacando a relevância e/ou pertinência das suas concepções teóricas e experiências formativas para pensar e dialogar criticamente com a problemática educacional do tempo presente
Seção 08-Politicas educacionais, gestão e coordenação escolar.
Esta seção objetiva discutir questões relacionadas: às políticas curriculares tanto da Educação Básica como na formação de professores; modelos de gestão escolar; gestão democrática e participativa; relação escola e comunidade; o papel da coordenação escolar em uma gestão democrática; a constituição das lideranças nas instituições escolares; os Planos Municipais de Educação; o Plano Nacional de Educação; as políticas educacionais e sua efetivação nos espaços escolares; os desafios das políticas educacionais diante das questões da diversidade e da inclusão e outras questões que envolvem a temática.
- Critérios de Avaliação para Publicação dos trabalhos
6.1. Para efeito de publicação nos Anais do V CIMFor deverão ser observados os seguintes critérios:
a) conteúdo em conformidade com o título do trabalho;
b) capacidade de síntese, considerando clareza, correção e adequação à linguagem do texto;
c) consistência metodológica) redação científica de acordo com a norma culta da Língua.
e) formato do texto em conformidade com as normas estabelecidas para o evento no ato da inscrição.
- Das Disposições Finais
7.1. Os casos omissos serão tratados pela Comissão Organizadora do evento
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados neste evento serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.