https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/issue/feed Congresso Internacional de Memória e Formação Docente 2023-07-11T13:38:52-03:00 Mariane Ines Ohlweiler cimforuffsrealeza@gmail.com Open Journal Systems <p align="justify">O CIMFor é promovido pelo Grupo de Pesquisa (Trans) Formação Inicial, Permanente e&nbsp;Contínua de Professores - TRIPEC. O objetivo é desenvolver e socializar estudos sobre a formação de&nbsp;professores para atuação nos diferentes níveis e modalidades da Educação, aprofundar estudos&nbsp;relativos à temática, que também se ramificam em temas afins de interesses específicos. Promover a&nbsp;interação entre professores pesquisadores das diferentes instituições de ensino na América latina e do&nbsp;mundo.</p> https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/18096 APRESENTAÇÃO 2023-07-10T15:30:29-03:00 Mariane Inês Ohlweiler xxx@gmail.com 2023-07-10T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16129 LUTA POR RECONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO CRÍTICA EM ADORNO 2023-07-11T13:38:27-03:00 Silvano Luiz Silvestrin slsilvestrin@gmail.com Gilson Luis Voloski gilson.voloski@uffs.edu.br <p><strong>&nbsp;</strong>O trabalho trata dos conceitos de educação crítica e reconhecimento da dignidade humana na obra <em>Educação e Emancipação</em> do filósofo Theodor Adorno. Esta obra é composta por uma coletânea de ensaios sobre a dialética da educação, escritos no período do retorno do autor do exílio, no contexto da reconstrução da Alemanha do pós-guerra e da divulgação pública da violação dos Direitos Humanos dos campos de concentrações. Na interpretação, diagnóstico do autor, a base deste fenômeno está o predomínio de uma racionalidade reduzida à sua dimensão instrumental para dominação da natureza, também do ser humano, como mero objeto. A educação é compreendida por Adorno como contradição social, que tende adaptar as novas gerações à sociedade que está aí e, ao mesmo tempo, tem o potencial para a formação da consciência crítica. A metodologia é do tipo teórica, de estudos bibliográficos, de natureza qualitativa e de fins exploratórios. O presente estudo tem como objetivo geral: Analisar os argumentos adornianos em Educação e Emancipação referentes à defesa do reconhecimento da educação crítica, da formação para a autonomia, como pressuposto dos direitos humanos e da efetivação da democracia. E como objetivos específicos: a) Estudar o conceito de reconhecimento e autonomia segundo Adorno; b) Analisar como o conceito de educação para resistência pode encontrar espaço na educação brasileira; c) Procurar compreender a contribuição do conceito de educação para autonomia e suas consequências para sociedade democrática. O presente estudo será apresentado da seguinte forma. Num primeiro momento: 1) a contextualização histórica e as influências na formação do autor estudado; em seguida 2) a reconstrução dos principais aspectos do “diagnóstico do tempo presente” apresentado por Adorno e Horkheimer, na década de 1940, com destaque ao problema da crise da razão moderna e seus impactos na formação humana; no terceiro momento terá uma reflexão, 3) análise do conceito de educação crítica como antídoto do totalitarismo expresso nos ensaios de Educação e emancipação.</p> 2023-06-19T09:44:41-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16181 PROJETO DE PESQUISA - BULLYING ESCOLAR 2023-07-11T13:38:30-03:00 Ingrid Vitoria Dias Freire Ingrid30freire@gmail.com <p>A proposta “Bullying escolar: Práticas de reflexão e combate”, é um projeto de extensão que propõe um evento, com a finalidade de abordar o assunto e trazer práticas úteis para o combate do bullying no âmbito escolar. O projeto será posto em prática por meio de uma transmissão ao vivo, pela plataforma do YouTube, e será direcionada para o público escolar, principalmente aos professores da rede pública de educação básica, com o objetivo de auxiliar na formação continuada desses profissional, ofertando certificação. Primeiramente, será promovida uma pesquisa nas escolas sobre o bullying, buscando conhecer quais são as práticas mais comuns e corriqueiras presentes na escola, e como os professores e demais profissionais da escola debatem e resolvem essas questões. Com base em pesquisa realizada com artigos científicos e periódicos, será desenvolvido um evento com base nesses trabalhos, tendo a cooperação de profissionais especializados que já estão envolvidos com o tema. Após a apresentação dos especialistas, será aberto um espaço para que os trabalhadores da educação façam suas perguntas e debatam sobre o tema. Na finalização será disponibilizado uma cartilha com instrucional sobre o tema, que poderá ser utilizada como material de apoio aos professores.&nbsp;</p> 2023-06-19T10:32:31-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16173 FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL 2023-07-11T13:38:32-03:00 Andreia Florencio Eduardo de Deus andreia.eduardo@uffs.edu.br Vilmar Malacarne vilmar.malacarne@unioeste.br <p>Apesar da crescente desvalorização da profissão, a formação de professores ainda é palco de disputas ideológicas. Não há ingenuidade em tal análise. Porém, ao observarmos aspectos da formação de professores no Brasil no que se refere a regulamentações percebemos um emaranhado de objetivos e estratégias que por mais que busquem a melhor formação não estabelecem tempo necessário para que tais objetivos sejam alcançados. &nbsp;Neste trabalho tecemos algumas observações e apontamentos sobre as mudanças no processo de formação inicial de professores do PNE&nbsp; 2010 a publicação da BNC-formação em 2020. Com base na análise documental apontamos cenários que conduzem à diferentes posicionamentos como, esforços para alcançarmos padrões de qualidade mais elevados no que diz respeito a formação de professores. Observamos espaços temporais inadequados para a implementação de muitas destas mudanças levam os cursos a aplicações das regras sem aprofundamento e organização adequados gerando perdas de qualidade.</p> 2023-06-19T10:10:50-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16177 PROFESSORAS DE GERAÇÕES DISTINTAS (1938-1985), FRENTE ÀS REPRESENTAÇÕES IMPOSTAS SOBRE MULHERES NA DOCÊNCIA 2023-07-11T13:38:33-03:00 Ana Laura Bonini Rodrigues de Souza ana.bonini@unesp.br Rosane Michelli de Castro r.castro@unesp.br <p>A problematização motivadora deste relato envolve a conjuntura política inicial da pesquisa de Souza (2021), intitulada “Professoras de gerações distintas (1938-1985), frente às representações impostas sobre mulheres na docência<em>:</em> uma análise histórica”, conjuntura em que nas escolas brasileiras, os estudos das relações de gêneros eram ameaçados, ferindo, assim, a Constituição Federal Brasileira vigente (CF/1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/ nº 9.394 de 1996) e os Direitos Humanos das mulheres. O objetivo geral deste relato de pesquisa de Souza (2021) delineia-se em análise dos relatos orais de professoras de gerações distintas (1938-1985), acerca de como essas professoras reagiam frente às representações impostas socialmente sobre mulheres na docência. Sendo assim, a partir da perspectiva das microhistórias cotidianas presentes na Nova História Cultural (BURKE, 2005) e do lugar de fala da pesquisadora (DE CERTEAU, 1995; RIBEIRO, 2019), aliada com a metodologia da História Oral (FREITAS, 2006; MEIHY, 2002; THOMPSON, 1992), as representações culturais de mulheres professoras (1938-1985) foram analisadas mediante uma abordagem histórica. Dentre os resultados obtidos destaca-se que, a partir das memórias, dos relatos orais das mulheres docentes de gerações distintas, foi possível a compreensão das vivências culturais dessas professoras como mulheres latinas americanas, brasileiras, professoras, interseccionalizadas em classe social e geracional, com o ponto de encontro na branquitude e classe laboral docente. Tal resultado foi ao encontro da pesquisadora a partir do seu lugar de fala (DE CERTEAU, 1995; RIBEIRO, 2019), possibilitando a compreensão da interseccionalidade presente nas relações de gêneros.</p> 2023-06-19T10:16:40-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16178 FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PROJETO DE EXTENSÃO 2023-07-11T13:38:34-03:00 Liliana Borges lilianaborges.uemg@gmail.com Shirley Beatriz de Castro Coury Corrêa shirleycoury2009@hotmail.com <p>O presente relato de experiência apresenta algumas considerações a respeito de um processo de formação continuada de professores na educação superior. Realizada a partir da criação de um projeto de extensão universitária, tem o intuito de ampliar a interlocução entre as áreas, promover a integração de Unidades Acadêmicas que constituem um <em>Campus</em> e consolidar sentimento de pertencimento à instituição. Para tanto, foram realizadas diversas ações, dentre elas: seminários; rodas de conversa; oficinas temáticas; momentos de fruição; estudos e produções de textos, dentre outros. Os diferentes processos educativos abordados e os resultados alcançados revelam a potência da proposta de formação continuada, em que a Memória, a Estética, a Política e a Educação constituíram uma grande fonte inspiradora, fomentando as discussões. O espaço democrático, a autonomia para a escolhas e a afetividade são identificados como elementos que se destacam no ambiente construído, dando sentidos e significados ao trabalho docente, conforme manifestam os envolvidos.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Formação Continuada. Memória. Afetividade<strong>.</strong></p> 2023-06-19T10:31:07-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16114 A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL SOBRE A SUA QUALIDADE DE VIDA 2023-07-11T13:38:35-03:00 Luiza Helena Budel Vilczek luizabudel@gmail.com Gilson Luis Voloski gilson.voloski@uffs.edu.br <p>O objetivo deste estudo consistiu em analisar a percepção dos docentes da UFFS campus Realeza/PR sobre a sua qualidade de vida no contexto antes e durante a pandemia de Covid-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2013), qualidade de vida é o indivíduo se perceber enquanto sujeito inserido em sua dinâmica social, considerando o contexto cultural e sistêmico no qual está envolvido, levando em conta os seus valores a fim de alcançar objetivos. Considerando que este conceito é polissêmico e complexo e estando intrinsecamente relacionado ao desenvolvimento histórico dos direitos humanos <span style="text-decoration: line-through;">e </span>é importante trazê-lo ao debate, buscando o relacionar com as condições de trabalho do professor universitário, categoria profissional exposta a desgastes físicos e psicossomáticos. A pesquisa possui caráter quanti-qualitativo, com desenvolvimento através de revisão bibliográfica. Ainda, realizou-se a coleta e análise da percepção da qualidade de vida dos professores da UFFS Realeza, através da aplicação do questionário WHOQOL-BREF. Como principal resultado, identificamos que a classificação sobre a percepção da qualidade de vida, foi “boa”, tanto antes como durante a pandemia. Porém, a partir das respostas individuais, identificou-se que a maioria dos docentes considera sua qualidade de vida melhor no período anterior à pandemia. A produção deste conhecimento poderá contribuir para a instituição envolvida avaliar, buscar aprofundar aspectos e planejar estratégias para melhorias da qualidade de vida dos seus servidores.</p> 2023-06-19T09:31:59-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16140 MONITORIA EM ASSUNTOS ESTUDANTIS 2023-07-11T13:38:36-03:00 Nixson Jones Batista nixsonjones@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo deste trabalho é relatar a vivência da monitoria em assuntos estudantis, antes e durante o período de pandemia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir de memórias resgatadas de agosto de 2019 até a presente data. </span><span style="font-weight: 400;">A experiência de monitoramento foi uma iniciação ao ensino, em que o monitor passou a conhecer as atividades inerentes ao setor de assuntos estudantis (SAE) da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza. Ser monitor em um setor da universidade ao qual faço parte proporcionou um conhecimento mais detalhado desta modalidade, o que proporciona agilidade no processo de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de novas competências digitais, como autonomia, auto motivação, reflexão crítica, análise e tomada de decisão. Habilidades diante de situações problemáticas, trabalho em equipe, o uso de diferentes linguagens e a ação colaborativa. Conclui-se que a experiência de monitoramento contribuiu tanto para a formação acadêmica do monitor, quanto para o progresso do setor, favorecendo a comunicação e o desenvolvimento de atividades virtuais e presenciais</span></p> 2023-06-19T09:57:14-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16176 INTERDISCIPLINARIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DOCENTE 2023-07-11T13:38:36-03:00 Andrea Geraldi Sasso dreasasso@gmail.com Fabiane Freire França fabiane.freire@unespar.edu.br Sandra Garcia Neves sandragarcianeves3@gmail.com <p>O objetivo do estudo é destacar a interdisciplinaridade no processo de formação inicial e continuada docente, apresentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais - Resolução CNE/CP nº 2/2015 (BRASIL, 2015) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais - Resolução CNE/CP nº 1/2020 (BRASIL, 2020). Para isso, questionamos: como a interdisciplinaridade é considerada nas diretrizes para formação inicial e continuada docente? Houve avanços? Na busca de responder tal problemática pautamos o estudo, que possui base qualitativa, no levantamento bibliográfico de especialistas na área da Interdisciplinaridade e na pesquisa documental, utilizamos como aporte teórico os estudos da área da Educação e das Políticas Públicas. Como resultados, destacamos: a) o descompasso entre as políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada docente, b) o retrocesso das discussões sobre interdisciplinaridade nas diretrizes, temática esta em expansão no país e presente nas discussões científicas e em práticas de ensino, c) o caráter inovador e integrador do trabalho docente da Educação Básica na perspectiva interdisciplinar para a construção do conhecimento, na formação humana e para a transformação social, entre outros.</p> 2023-06-19T10:15:25-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16128 EDUCAÇÃO INCLUSIVA 2023-07-11T13:38:37-03:00 Celiane De Cesaro celiane.cesaro@aluno.famper.edu.br Juliana de Lima julii_lima@hotmail.com Adriana Cristina Kozelski adrianaccristo@yahoo.com.br <p>O presente artigo tem por finalidade analisar e debater a dislexia como um dos diversos problemas enfrentados no interior do sistema de ensino-aprendizagem, que afeta a prática de leitura e entendimento das palavras, da escrita, soletração, assim como a compreensão e interpretação de textos e de atividades que implicam no raciocínio lógico. Por esse motivo, essa análise pretende investigar e compreender as dificuldades de uma criança disléxica que possui nove anos de idade, que cursa o 3° ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Há diversos motivos que incitaram a realizar um estudo de caso, abordando a temática, dentre eles, pode-se destacar a dificuldade em conceitualizar dislexia, em distinguir uma criança disléxica e como contribuir com a aprendizagem para este indivíduo, evidenciando a disgrafia. O reconhecimento precoce e a intervenção prévia são cruciais para minimizar seus efeitos negativos. A metodologia caracteriza-se exploratória, descritiva e explicativa a partir da observação finalizando com a prática da pesquisa.</p> 2023-06-19T09:42:25-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16134 CONSERVAÇÃO E MANEJO DE RECURSOS HÍDRICOS EM SALA DE AULA 2023-07-11T13:38:38-03:00 Anderson Igomar Antonio andersonigomar@gmail.com Fabieli Debona fabielidebona@gmail.com Gilza Maria de Souza Franco gilza.franco@uffs.edu.br <p>A água se apresenta como um recurso fundamental para a vida na Terra, bem como para o desenvolvimento de diversas atividades humanas necessárias para o funcionamento da sociedade. Entretanto, essas atividades antrópicas acabam desencadeando uma série de processos poluentes que atingem os recursos hídricos. Tendo em vista a importância da água, tanto para o homem, quanto para o meio ambiente, e os efeitos antrópicos negativos a esse recurso finito, é de extrema relevância realizar o trabalho de sensibilização dos jovens acerca desse tema. Com isso, o presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, acerca da abordagem dos recursos hídricos na Educação Básica. É apresentada uma síntese de documentos educacionais norteadores do ensino, como a BNCC, bem como leis que regem o manejo dos recursos hídricos e o direito à Educação Ambiental. É salientado a importância do trabalho de sensibilização com os alunos e é apresentado um compilado de atividades para uma proposta de trabalho com Bacias Hidrográficas.</p> 2023-06-19T09:49:31-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16174 O GÊNERO FANFIC E SUAS POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA 2023-07-11T13:38:38-03:00 Fernanda Strozack ferstrozack@gmail.com Clair de Fatima Candido de Ramos clairramos0707@gmail.com Jeisy Keli Schirmann jeisykelischirmann@hotmail.com <p>Cada vez mais vemos os meios digitais adentrarem o ambiente escolar e o meio literário, permitindo que novas maneiras de abordar antigos assuntos sejam traçadas. Nesse caminho, o presente trabalho busca aliar o uso das ferramentas virtuais e dos novos gêneros textuais para estudar a literatura, utilizando-se do gênero fanfic para abordar o ensino dos cânones da literatura brasileira. Para tanto, utilizou-se da perspectiva de gênero de Marcuschi (2008), a ideia de multiletramentos de Rojo (2013) e a definição do gênero fanfic de Black&nbsp; (2006) para fundamentar essa pesquisa. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica e interventiva, este trabalho apresenta uma proposta didática pautada na leitura e compreensão da obra “Grande Sertão Veredas” de João Guimarães Rosa, a fim de propor uma releitura com a criação de fanfics - histórias escritas e criadas pelos fãs de forma virtual, permitindo que se faça além de uma análise da narrativa, se crie uma nova versão da história. Para fins de resultados, percebemos que as possibilidades de criação com o gênero fanfic são inúmeras e, criam todo um complexo de um novo mundo de emaranhados narrativos, onde seus autores montam e remontam as histórias de acordo com suas vontades. Logo, é esta “liberdade guiada” que o professor pode se utilizar em sala de aula, ao conciliar temas que por vezes apresentam uma abordagem mais exigente ao gênero fanfic, a qual está ligado ao cotidiano dos alunos e a algo prazeroso. Podemos concluir ainda, que esta seja uma oportunidade de instigar e fomentar os leitores ao gosto pela literatura clássica brasileira.</p> 2023-06-19T10:12:37-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16171 ESTÍMULO À MEMÓRIA DE IDOSOS POR MEIO DE ENSINO DE LIBRAS 2023-07-11T13:38:40-03:00 Evelyn Schweitzer de Souza evelyn-schweitzer@hotmail.com Fabiana Schmitt Corrêa fabianasco@gmail.com Renata Orlandi renataorlandipsi@gmail.com Vitória Helena Silva Santos helena.silva.hs39@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Dada as especificidades relativas ao enfrentamento do cenário pandêmico entre as pessoas idosas, o presente projeto faz parte de um programa de extensão dedicado à promoção do envelhecimento saudável na perspectiva das relações de alteridade. Neste contexto, o curso que será aqui relatado foi sistematizado com o objetivo de promover a plasticidade cerebral e, mais especificamente, a memória de idosos por meio do ensino de Libras. Ao longo do curso, o qual foi realizado remotamente, foram abordados temas específicos visando a aprendizagem da língua de sinais, a exemplo do alfabeto manual, números, cores, vestuários, além de aspectos culturais concernentes à comunidade surda. O emprego de atividades que visavam a problematização da língua de sinais, com foco no emprego da língua em situações cotidianas, se mostraram eficientes no processo de ensino-aprendizagem de um novo idioma e, paralelamente, atuaram como estímulos para as mais diversas funções cognitivas.</span></p> 2023-06-19T10:07:14-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16126 CONTRIBUIÇÕES DO CETICISMO PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE 2023-07-11T13:38:40-03:00 Reidiner Roberto Reina reidiner.work@hotmail.com Gilson Luis Voloski gilson.voloski@uffs.edu.br <p class="western" align="justify">Este relato de experiência apresenta o ensaio reflexivo desenvolvido no componente curricular de Introdução à Filosofia, do Curso de Física – Licenciatura, no primeiro semestre de 2021. A atividade consistia em cada aluno escolher um tema filosófico abordado em aula para elaborar um ensaio textual, dividido em: 1) apresentar os contornos de um conceito ou das características de uma escola filosófica; 2) desenvolver uma reflexão relacionada ao tempo presente. Neste propósito, delimitou-se o estudo nas contribuições do Ceticismo para pensar a formação do docente e sua atuação como profissional da educação pautado na interação dialógica, participativa e democrática. Por meio desse ensaio, busca-se como objetivo tecer considerações reflexivas sobre a figura do professor, a partir dos pressupostos epistemológicos e éticos do Ceticismo, como um profissional da educação investigador e aberto ao diálogo. A metodologia se caracteriza como estudo teórico reflexivo, bibliográfico, de abordagem qualitativa e de fins exploratórios. Há diversos motivos sócio-históricos a serem considerados quando se entra no âmbito de evasão escolar. Não se pode considerar apenas um motivo para o qual isso vem a acontecer e nem cabe a esse relato exemplificar cada um. Entretanto, uma de suas causas é o próprio ambiente escolar em que o discente é submetido, mais especificamente em sala de aula, quando há a interação professor-aluno, ou até mesmo de estudante para estudante. Essa confraternização, se não realizada com o devido respeito e empatia para com as ideais e pensamentos um do outro, pode gerar conflitos a ponto de trazerem o aluno para fora da escola. Assim, se busca o entendimento de alguns dos casos em que essa interação se torna maléfica para o indivíduo, apanhando assim a demonstração do pensamento ético histórico do Ceticismo Antigo e os resultados de seu uso na interação do docente diante os estudantes. Demonstra-se, assim, que o estudo dos pensamentos dessa corrente filosófica pode proporcionar<span style="color: #000000;">, em linhas gerais, contribuições para uma prática pedagógica participativa, dialógica e democrática.</span></p> 2023-06-19T09:40:41-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16165 VIDA DO CÃO 2023-07-11T13:38:41-03:00 Raquel Merger Artuzo raquelma12@outlook.com Denise Maria Sousa de Mello denise.mello@bol.com.br Marilene Aparecida Lemos marilene.lemos@uffs.edu.br <p>O projeto de extensão “Vida do cão: entrevistas sobre proteção animal em espaço fronteiriço”, ainda em desenvolvimento na Universidade Federal da Fronteira Sul – <em>campus</em> Realeza, tem como objetivo a elaboração de conteúdos informativos juntamente com profissionais veterinários, por meio de entrevistas, das cidades de Realeza – PR e Bernardo de Irigoyen (Missiones, Argentina). A temática destes conteúdos versa sobre a proteção animal e os cuidados com animais de companhia, visando despertar no público o compromisso de desenvolver ações que promovam o bem-estar físico e mental dos animais e, além disso, buscando incentivar o debate e a reflexão em relação aos cuidados com animais de companhia. Até então, foi desenvolvida uma entrevista que demonstrou diferentes pontos, são eles: i) a importância do tutor nos cuidados de cães paraplégicos, bem como a influência disso na qualidade e expectativa de vida do animal; ii) os principais cuidados que o animal paraplégico demanda; iii) a relação entre o abandono e cães que demandam maior assistência; iv) as diferentes ações que devem ser desempenhadas em casos de atropelamento de animais na ausência do Médico Veterinário.</p> 2023-06-19T10:01:16-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16120 “O CAMINHO DA ÁGUA” NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE UMA ABORDAGEM CTS 2023-07-11T13:38:42-03:00 Sara Lüneburger saraluneburger@gmail.com Claudia Almeida Fioresi claudia.fioresi@uffs.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">&nbsp;O Ensino Remoto é uma realidade nova para alunos e professores. Encontrar maneiras de propiciar as interações conduzindo aulas mais dinâmicas é uma das maneiras mais eficientes de proporcionar a aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido no formato do Ensino Remoto, na Escola Estadual Cívico Militar Dom Carlos Eduardo, situado na cidade de Realeza - PR, em uma&nbsp; turma de 9° ano. A temática abordada foi o caminho da água utilizando a abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Por meio desta metodologia pretendeu-se ressaltar a água como um direito e conscientizar os estudantes sobre todos os aspectos que podem interferir na qualidade da água que bebemos, assim como trabalhar os conteúdos de substâncias, misturas homogêneas e heterogêneas e separação de misturas. Para isso, diversas atividades foram propostas, entre elas investigação e análises de elementos do cotidiano, interações pelo chat, vídeos demonstrativos e situações problema. Todas as atividades e instrumentos utilizados visavam alcançar os objetivos e executar os passos da abordagem CTS. A avaliação foi realizada de forma contínua durante as aulas e de forma geral os resultados foram satisfatórios, algumas aulas com mais participação que outras, mas de forma geral os alunos gostaram das atividades e&nbsp; ao final demonstraram compreensão da temática e dos conteúdos trabalhados. Sendo assim, apesar das dificuldades encontradas, alternativas foram propostas para que o processo de ensino aprendizagem dos alunos ocorresse&nbsp; de forma contínua, colocando o aluno em uma posição ativa na construção do conhecimento.</span></p> 2023-06-19T09:37:30-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16124 PROFESSOR DE CIÊNCIAS E OBSCURANTISMO CIENTÍFICO 2023-07-11T13:38:43-03:00 Gabriel Vinicius Vian gabrielvian2010@hotmail.com Anderson Igomar Antonio andersonnigomar@gmail.com Giovani Luis Voloski giovanivoloski@hotmail.com Robison José robisonjose@hotmail.com Ronaldo Aurélio Gimenez Garcia ronaldo.garcia@uffs.edu.br <p>Neste trabalho são elencadas problematizações a respeito da postura de uma parcela da sociedade frente à ciência e frente à pandemia: comportamentos de risco, crença em notícias falsas (as fake news) e negacionismo científico. Tais comportamentos dificultam o enfrentamento da pandemia, a qual teve, no Brasil, um grande número de óbitos decorrentes da doença, os quais poderiam ser mitigados com um incentivo às medidas de proteção e distanciamento social. Esse comportamento decorreu de vários fatores (sociais, políticos e até psicológicos), mas principalmente da educação da sociedade. Nesse contexto, o trabalho apresenta uma reflexão sobre o papel do Professor de Ciências da Educação Básica, como alfabetizador científico no combate ao obscurantismo vivenciado no Brasil, durante o período da pandemia de Covid-19. Para a realização da reflexão, a qual possui caráter bibliográfico e qualitativo, realizou-se uma revisão bibliográfica em textos buscados em diferentes bancos de dados, que fazem referência às temáticas de&nbsp;Ensino de Ciências, alfabetização científica, capital cultural, perspectiva de ciência, obscurantismo e fake news<em>.</em> A reflexão proposta aponta no sentido do professor do Ensino de Ciência como um sujeito de grande importância no processo de formação do indivíduo e da forma como ele entende e compreende a realidade, no âmbito dos processos e fenômenos científicos. Esse, atuando como mediador nas interações aluno-ciência e fomentando a compreensão da ciência e o pensamento crítico nos alunos. Portanto, por intermédio de uma formação baseada em alfabetização científica efetiva os cidadãos teriam uma postura mais crítica e o cenário da pandemia poderia ter sido diferente.</p> 2023-06-19T09:38:39-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16137 PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS CTS POR PROFESSORES DE FÍSICA EM FORMAÇÃO INICIAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO 2023-07-11T13:38:43-03:00 Stefany Cris Pereira stefanycrisp@gmail.com Debora Larissa Brum dlarissa.br@gmail.com Ivanilda Higa ivanilda@ufpr.br <p>Este trabalho foi realizado em uma disciplina de Metodologia do Ensino de Física, de uma universidade pública no Estado do Paraná, com o objetivo de refletir sobre elementos apresentados por futuros professores de física a respeito do processo de construção de propostas de ensino na perspectiva da Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para tal foram analisadas atividades escritas desenvolvidas por licenciandos no decorrer da disciplina e respostas de três licenciandos à um questionário aplicado no encerramento da disciplina. Os resultados evidenciam o caráter multifacetado da Educação CTS desde o processo de concepção das propostas de ensino por parte destes licenciandos. As escolhas das temáticas a serem estudadas nas propostas de ensino, são, em geral, vinculadas à elementos do currículo escolar, do contexto escolar e da profissão docente. No que se refere às dificuldades enfrentadas na elaboração das propostas de ensino, os licenciandos mencionam a escolha do tema e sua relação com os conteúdos de física, ausência de referenciais teóricos sobre as temáticas escolhidas e processos avaliativos, assinalando assim questões vinculadas tanto ao planejamento docente, quanto à possível implementação da proposta em ambiente escolar. Desta maneira, consideramos que a formação inicial se configura como um espaço importante de investigação no tocante aos pressupostos da Educação CTS.</p> 2023-06-19T09:54:08-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16136 MATERIAIS RECICLÁVEIS/REUTILIZÁVEIS 2023-07-11T13:38:44-03:00 Anderson Igomar Antonio andersonigomar@gmail.com Eduarda Cecatto eduardacecatto.loures@gmail.com Milena Sávio Pastorini Paz milena.pastorini2016@gmail.com Berta Lucia Pereira Vilagra berta.villagra@uffs.edu.br <p>O rápido aumento populacional observado nas últimas décadas elevou a produção mundial de lixo a níveis jamais vistos. A falta de infraestrutura para lidar com o problema colocou a produção de resíduos como um dos maiores problemas ambientais do século XXI. Como tentativa de mitigar o problema, observamos nas últimas três décadas crescentes discussões sobre o papel da Educação Ambiental (EA) para conscientização da sociedade em prol do ambiente, essas discussões também são realizadas dentro do espaço escolar. Os melhores resultados, quando falamos de conscientização ambiental, podem ser observados nas crianças, pois estando em processo formativo enquanto pessoa, livre de muitas concepções é mais fácil construir mentalidades acerca da importância da preservação ambiental. Nesse sentido, a EA surge como uma iniciativa escolar para tentar mitigar os impactos negativos do desconhecimento das questões ambientais e climáticas. Com isso, o presente trabalho apresenta o resultado de um levantamento bibliográfico sobre os materiais recicláveis utilizados nas salas de aula paranaenses, e também, uma discussão sobre as implicações do uso de tais materiais. O levantamento bibliográfico foi realizado por buscas em plataformas como Scielo Brasil, Google Scholar e Portal de Periódico da CAPES. Apesar da realização da busca por trabalhos que tratassem do uso de materiais recicláveis em sala de aula (SA), o número de trabalhos encontrados foi baixo, sendo a maioria dos trabalhos encontrados voltados a projetos de reciclagem. Entretanto, por experiências empíricas dos autores, há o conhecimento do uso de materiais recicláveis na confecção de modelos didáticos na região. Contrapondo essa prática de uso de materiais reciclados em SA, propomos a diversificação dessa atividade, com a construção de modelos didáticos com materiais biodegradáveis ou saídas de campo aproximando alunos do meio ambiente. Salientamos a necessidade de uma EA que se preocupe com um aprendizado significativo e que oriente o aluno às boas práticas e boas condutas com o meio ambiente. Por fim, reconhecendo a falta de publicações acerca dessa temática para a região, fomentamos a importância de professores do Ensino Básico se inserirem na pesquisa e publicarem seus trabalhos para, assim, ter-se o devido conhecimento das atividades realizadas em SA na região.</p> 2023-06-19T10:38:20-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16166 O PORTUNHOL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA 2023-07-11T13:38:45-03:00 Rodrigo Korink rodrigo.korink.rk13@gmail.com Marilene Aparecida Lemos megespanol@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O presente relato de pesquisa versa sobre um projeto que está em andamento desde 2019. A referida pesquisa, fundamentada teoricamente na Análise de Discurso pechêuxtiana, tem como objetivo geral refletir a respeito do portunhol (fronteira Brasil e Uruguai) a partir da obra "Noite nu Norte", do escritor e poeta Fabián Severo, buscando estabelecer uma interface com o processo de ensino/aprendizagem de língua espanhola por brasileiros. De modo especial, são bases para a pesquisa os processos de memória e de identificação/subjetivação no ensino/aprendizagem de língua espanhola, além de reflexões acerca do espaço de fronteira, “língua de fronteira” e portunhol. A metodologia propõe efetuar o gesto de recortar enunciados que relacionem o portunhol ao espaço e ao sujeito fronteiriço e ao espaço formal de ensino da língua espanhola (nacional). Pretendemos, ainda, centrando-nos no objeto portunhol, tecer observações sobre o ensino/aprendizagem de língua espanhola em espaços formais e sobre como podem ser retratados os locais fronteiriços, buscando entender de que maneira os lugares de fronteira conseguem auxiliar nos processos de identificação e subjetivação dos sujeitos alunos com a língua espanhola.</span></p> 2023-06-19T10:03:11-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/18082 MODELOS DE ESCRITA NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO 2023-07-11T13:38:46-03:00 Pamela Tais Clein Capelin pamelaclein88@gmail.com Terezinha da Conceição Costa-Hübes tehubes@gmail.com <p>Nesse estudo propomos refletir sobre os modelos de escrita: o <em>modelo de estudo de habilidades</em>, o <em>modelo de socialização acadêmica</em> e o <em>modelo de letramentos acadêmicos</em> (LEA; STREET, 1998) no processo de letramento acadêmico. Objetivamos compreender que modelo(s) de escrita subjaz(em) ao PPP e aos Planos de Ensino do ano de 2019, da área de Língua Portuguesa (LP) do Curso de Letras de uma Universidade Estadual do Paraná/BR. Justificamos o estudo, uma vez que é pertinente investigar sobre os modelos de escrita propostos para o letramento acadêmico, na formação inicial do futuro professor de línguas, para o trabalho com as práticas de escrita na Rede Básica de Ensino. A metodologia que norteia a pesquisa é de natureza teórica, fundamentada nos Novos Estudos do Letramento (NEL), inserindo tais reflexões no campo da Linguística Aplicada (LA). Com relação ao tipo de pesquisa, direcionamos este estudo no viés qualitativo interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), com fins explicativos. A investigação realiza-se por meio de documentação indireta: pesquisa bibliográfica (literatura técnica que envolve os aspectos teóricos sobre os NEL) e documental: PPP do curso de Letras (UNIOESTE, 2015) e os Planos de Ensino das disciplinas da área de LP. Como resultados, buscamos compreender acerca do desenvolvimento dos letramentos na esfera acadêmica, uma vez que além de produzir textos acadêmico-científicos, as práticas de escrita na universidade precisam favorecer a formação de docentes aptos para o trabalho com as produções escritas na esfera escolar, na perspectiva dos letramentos.</p> 2023-06-19T10:33:34-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16116 RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR VINCULADO À DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA APLICADA À NUTRIÇÃO 2023-07-11T13:38:46-03:00 Luciana Velasques Cervo lucianavelasques@gmail.com Carla Munique Aparecida Garda muniquegarda@gmail.com Dalila Moter Benvegnú dalila.benvegnu@uffs.edu.br <p>O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde, Bem-Estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul (PPG-SBPAS) do Campus Realeza teve seu início no segundo semestre letivo de 2017 e, desde então, possui em seu Componente Curricular a disciplina de Estágio de Docência com natureza eletiva, sendo obrigatória para graduandos contemplados por bolsas de Mestrado. Para sua realização é necessário encaminhar à secretaria do PPG-SBPAS o requerimento e o plano de trabalho e ao final do período de estágio um relatório. Poderá incluir atividades diversificadas, dentre as quais, a regência de aulas teóricas e práticas; participação em planejamento da disciplina (elaboração do Plano de Ensino) e avaliação parcial de conteúdos programáticos, teóricos e práticos; aplicação de métodos ou técnicas pedagógicas e acompanhamento de orientações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Iniciação Científica. Este relato tem por objetivo descrever as atividades realizadas pela mestranda durante o Estágio de Docência realizado na disciplina de Bioquímica Aplicada à Nutrição, ministrada remotamente através do <em>Webex by Cisco</em>, durante a Pandemia da COVID-19, no semestre letivo 2021/2. Durante a aula remota foi aplicado questionário online visando interação e debate com os graduandos. Na primeira aula remota obtivemos total de 10 respostas ao questionário online (G<em>oogle Forms</em>) contendo três questões a respeito de <strong>metabolismo de nucleotídeos</strong> de múltipla escolha, com percentuais de acertos pela turma de 60, 90 e 80%. Na segunda aula remota, obtivemos 7 respostas ao questionário online (G<em>oogle Forms</em>) sobre <strong>ciclo alimentado/ jejum</strong> com acertos pela turma de 100 e 100% para as duas questões de múltipla escolha aplicadas, já as três questões descritivas contidas nesse questionário fomentaram o debate a respeito do tema <strong>jejum intermitente</strong>. Na terceira aula remota, a respeito do <strong>estresse</strong> foi disponibilizado o <em>link</em> para o Teste de Stress app (<em>Byron System Developer</em>) a ser realizado como atividade para o tempo livre (assíncrona). Conclui-se que as tecnologias utilizadas nesse estágio de docência possibilitaram melhor interação com os discentes e auxiliaram na construção e fixação do conhecimento ministrado.</p> 2023-06-19T09:36:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16135 APLICATIVOS DIGITAIS 2023-07-11T13:38:47-03:00 Celiane De Cesaro celiane.cesaro@aluno.famper.edu.br Debora Cristina Dal Molin deboracmolin@hotmail.com <p>O presente artigo possui como tema central, a utilização dos recursos digitais pedagógicos na Instituição de Ensino Superior Faculdade de Ampére – FAMPER, durante o Ensino Remoto, o trabalho incide em expor os principais aplicativos disponíveis aos usuários, com o intuito de auxiliar a comunidade escolar neste período pandêmico, seja no ensino remoto, híbrido ou presencial. Também especificamente a pesquisa busca saber, como ocorreu a adaptação e o processo de ensino e aprendizagem mediante a proposta dos softwares educacionais em tempos de pandemia na FAMPER, por parte dos educadores da faculdade. A metodologia caracteriza-se exploratória, na qual demanda a elaboração e envio de um formulário online para os docentes da instituição, logo após os dados serem coletados, realizou-se a análise concluindo, portanto, que se obteve desafios frente as exigências tecnológicas, mas no decorrer das formações e capacitações a práxis evidenciou resultados satisfatórios, visto que a tecnologia ramificou possibilidades distintas que hoje e depois se tornarão permanentes.</p> 2023-06-19T09:51:02-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16163 EXPERIÊNCIAS VIRTUAIS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DAS TECNOLOGIAS E ALTERIDADE -NEPTA/UFSC 2023-07-11T13:38:47-03:00 Lidia Lopes da Silva de Paulo lidialopes.depaulo@gmail.com Renata Orlandi renata.orlandi@ufsc.br Aldo Sena de Oliveira aldo.sena@ufsc.br Caroline Heinig Voltolini carolinevoltolini@uffs.edu.br <p>O presente relato de experiência se refere ao desenvolvimento de atividades endereçadas à Educação Ambiental vinculadas ao Núcleo de Educação na Perspectiva das Tecnologias e Alteridade- NEPTA, criado no ano de 2020 para atender uma demanda que fortemente se apresentou com o isolamento físico decorrente da pandemia de COVID-19: o desenvolvimento de tecnologias educacionais na perspectiva da alteridade. Foram desenvolvidas e descritas neste artigo duas atividades, o curso “Educação Ambiental e Sustentabilidade” aberto à comunidade interna e externa ao campus Blumenau da UFSC e uma sequência didática para o Ensino Fundamental. O curso foi dividido em 9 aulas síncronas, cada uma delas seguida de uma aula assíncrona. Em cada aula um tema diferente foi abordado, assim como foi possibilitado o acesso a distintos recursos, tais como: um grande repertório de leituras e obras de artes, sobretudo, fílmicas; chat permanente para eventuais dúvidas; atividades de ambientação, por meio das quais os alunos puderam compartilhar suas reflexões sobre o meio ambiente, assim como um fórum de interação para uma maior proximidade, engendrando vínculos, trocas de experiências e parcerias. Além do curso mencionado, relatamos a aplicação de uma sequência didática interdisciplinar (participação dos componentes curriculares de Ciências da Natureza, Língua Portuguesa, Geografia, Química e História), a qual englobou seis encontros síncronos realizados em uma escola pública municipal do estado de Santa Catarina. Tais atividades foram elaboradas visando a participação de alunos do 7º ano em atividades envolvendo a temática Educação Ambiental Crítica. Almejou-se promover à comunidade o acesso a subsídios teóricos almejando a potencialização de sua atuação profissional, de modo a fortalecer o desenvolvimento e a continuidade de ações articuladas entre ensino, pesquisa e extensão voltadas à transformação social, a emancipação e a consciência ambiental da(o)s servidor(a)s e alunos(as) da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC e demais participantes da&nbsp;comunidade externa, no que tange à atribuição de sentidos ao seu projeto laboral e/ou educacional e à sua relação consigo, com o outro e com o meio.</p> 2023-06-19T09:58:41-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16164 RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO DIANTE DE UM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO 2023-07-11T13:38:48-03:00 Carla Munique Aparecida Garda muniquegarda@gmail.com Cristiane de Quadros cristiane.quadros@uffs.edu.br <p>É fato que a pandemia COVID-19 ocasionou grandes mudanças nos mais diversos segmentos de nossa sociedade, inclusive no que se refere ao sistema escolar, fazendo com que o ensino passasse a ocorrer na modalidade remota. Nesse novo cenário, alguns típicos problemas presentes na esfera escolar, como a indisciplina em sala de aula e o distanciamento entre professor e alunos, parecem ter se acentuado. Nesse sentido, a presente escrita tem como objetivo propor considerações reflexivas sobre as implicações do ensino remoto imposto em consequência da Pandemia COVID-19. É fato que uma boa relação entre professores e alunos é extremamente necessária para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Os achados da pesquisa bibliográfica, bem como, as experiencias realizadas nesse contexto pandêmico tem demonstrado que os professores tem buscando novos meios a fim de estreitar os laços com a turma, mas que não se trata de uma tarefa fácil. Desse modo, é importante que formas de estreitar essa relação sejam debatidas nos cursos de formação de professores, para que os futuros docentes busquem estratégias a fim de favorecer essa relação.</p> <p>&nbsp;</p> 2023-06-19T09:59:45-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16175 REFLEXÕES DOCENTES SOBRE OS MULTILETRAMENTOS 2023-07-11T13:38:49-03:00 Gabriel Fischer Lottermann igabrielfischer@outlook.com Pamela Tais Clein Capelin pamelaclein88@gmail.com Márcia Adriana Dias Kraemer marcia.kraemer@uffs.edu.br <p>Neste estudo, apresenta-se um relato de experiência referente ao Estágio de Docência na Graduação, desenvolvido no Componente Curricular de <em>Estudos da Língua Portuguesa I: Fonética e Fonologia</em> do Curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul por alunos egressos da instituição e atualmente pós-graduandos. Em vista disso, a pergunta problematizadora questiona em que medida o estudo de gêneros digitais como o <em>podcast</em> e a utilização de ferramentas digitais como o <em>Anchor</em> contribui à formação e à reflexão de professores de Língua Portuguesa quanto aos multiletramentos inerentes à hipermodernidade. A natureza da pesquisa é de caráter teórico-prático, com abordagem qualitativa e fins explicativos, caracterizando-se como uma pesquisa-ação. A geração de dados bibliográficos ancora-se em estudos dialógicos e dialéticos da linguagem, bem como dos multiletramentos; e as informações empíricas advém da observação das aulas do CCR, com foco no estudo e na produção dos <em>podcasts</em>. O método de análise e de interpretação dos dados é dialético, com procedimentos técnicos de caráter histórico e comparativo. Justifica-se a pesquisa por suscitar a reflexão acerca de propostas formativas a partir das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação – TDICs, na formação inicial de professores, alinhadas às práticas sociais de uso da linguagem. Como resultados, compreende-se que o processo evidenciado caracteriza-se como um importante momento de reflexão docente quanto ao uso das TIDCs aplicadas à educação e ao estudo dos gêneros discursivos digitais.</p> 2023-06-19T10:13:52-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16138 PARTICIPAR PARA QUÊ? REFLEXÕES SOBRE O ENVOLVIMENTO DISCENTE DURANTE O ENSINO REMOTO 2023-07-11T13:38:49-03:00 Milena Sávio Pastorini Paz milena.pastorini2016@gmail.com Andressa Luana Felichak felichakandressa@gmail.com Bárbara Grace Tobaldini de Lima barbara.lima@uffs.edu.br Rosemari Aparecida Talini de Moura rosemari.moura@escola.pr.gov.br <p>A pandemia alterou o modo de vida de toda a sociedade e em todas as suas instâncias, inclusive na educação, onde houve a necessidade de desenvolver uma nova forma de ensinar e aprender, e de interagir com colegas apenas pelo meio virtual. Como consequência do ensino remoto, perdeu-se o contato humano, algo tão característico da escola, mas que se tornou um risco à saúde de servidores e estudantes. A adoção da modalidade remota foi fundamental, mas trouxe traz consigo as desigualdades sociais de modo mais acentuado, assim como as problemáticas escolares, que não são novidades, apenas receberam novas roupagens. O presente trabalho se propõe a discutir sobre a participação discente no processo de construção de seu próprio conhecimento, não como mero expectador de uma aula expositiva centralizada na figura docente, mas como protagonista, atuando de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem. Propõe-se a discutir, ainda, a importância do estágio supervisionado na formação docente, ainda mais no contexto remoto, bem como a refletir sobre as mudanças necessárias que irão emergir a partir da experiência vivenciada no período pandêmico.</p> 2023-07-10T08:23:28-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16132 EVIDÊNCIAS DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICA - CULTURAL 2023-07-11T13:38:50-03:00 Sandra Maria Canesso Confotim sandra.canesso@hotmail.com Mafalda Nesi Francischett professoramafalda57@gmail.com Vanice Schossler Sbardelotto vanice.sbar@gmail.com <p>O texto resulta das reflexões das professoras sobre educação que, no contexto de&nbsp;suas experiências, buscam pelas contribuições de Leontiev (2004) e de Vigotski (2005) para o desenvolvimento da educação escolar. Uma vez que os autores têm significativa contribuição para a compreensão do processo histórico da humanização, a partir da produção e transmissão de cultura, por meio da linguagem. O texto apresenta algumas concepções sobre o desenvolvimento histórico dos homens, baseado na criação de signos e em linguagens como mediadores das relações sociais humanas, de como estes elementos se tornam fundamentais na educação escolarizada da sociedade atual. O texto resulta de revisão teórica ancorada na pesquisa bibliográfica sobre as produções dos autores citados e pela evidência da fundamental participação da educação escolar no desenvolvimento humano. Entende-se que esta perspectiva de trabalho, eminentemente com signos e linguagens, próprios de um tempo e de um lugar, articula, ao mesmo tempo, o produto histórico e cultural humano com as novas formas culturais humanas.&nbsp;</p> 2023-06-19T09:47:01-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16169 PEDAGÓGIA HISTÓRICO-CRÍTICA 2023-07-11T13:38:51-03:00 Jeisy Keli Schirmann jeisykelischirmann@hotmail.com Fernanda Strozack ferstrozack@gmail.com Clair de Fátima Candido de Ramos clairramos0707@gmail.com <p>O presente trabalho apresenta os estudos feitos nos encontros do Grupo de Estudo da Pedagogia Histórico-Crítica, realizados nas dependências da Biblioteca Municipal Padre Antônio Basin, Realeza - PR. Os integrantes foram os professores da rede pública municipal de ensino, e uma integrante da comunidade local. A organização se deu através da coordenadora do grupo Jeisy Keli Schirmann, o local dos encontros foi liberado pela secretária municipal de educação. Nos encontros discutiu-se os textos de diversos autores que abordam a Pedagogia Histórico-Crítica. Destaca-se a importância do professor ser conhecedor dos processos que envolvem a educação, no que tange suas particularidades e as correntes teóricas que alicerçam as etapas de ensino, tendo ainda conhecimento das lutas de classes, e compreensão da importância da emancipação intelectual e do conhecimento dos fatos históricos que regem a construção de nossa sociedade, bem como a importância de agir ativamente no âmbito social que cada qual está inserido.&nbsp;</p> 2023-06-19T10:04:55-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/16172 DIDÁTICA AO LONGO DA HISTÓRIA 2023-07-11T13:38:51-03:00 Giovano Tochetto giovanotochetto@hotmail.com Cristiane de Quadros cristiane.quadros@uffs.edu.br <p>Diversas teorias pedagógicas surgiram durante a história, cada uma influenciada pelas mudanças de seu período histórico. Essas teorias também têm suas particularidades didáticas, voltadas ao estudo dos aspectos téorico-científicos e técnico-práticos vinculados a Educação. Na medida em que as teorias pedagógicas mudam ao longo da história, faz sentido imaginar que a didática vinculada a cada uma delas também tenha se modificado no decorrer dos séculos. Sendo assim, este trabalho objetiva apresentar uma breve retrospectiva das principais teorias pedagógicas que influenciam na atuação didática de nossos professores. Essa retrospectiva é elaborada por meio de uma revisão bibliográfica acerca do tema, construída durante o componente de Didática, do curso de Química – Licenciatura, na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza. Em relação aos resultados deste trabalho, foi confirmada a forte influência dos períodos históricos e suas peculiaridades sobre os pensamentos dos autores abordados e, consequentemente, de suas teorias e, também, é constatado que os trabalhos mais antigos vieram a influenciar os que se seguiram, com vários autores construindo suas teorias fundamentadas sobre as anteriores.</p> 2023-06-19T10:08:24-03:00 ##submission.copyrightStatement##