https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/issue/feed Congresso Internacional de Memória e Formação Docente 2024-10-18T15:15:20-03:00 Andreia Florêncio Eduardo de Deus andreia.eduardo@uffs.edu.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;" align="justify">O CIMFor é promovido pelo Grupo de Pesquisa (Trans) Formação Inicial, Permanente e&nbsp;Contínua de Professores - TRIPEC. O objetivo é desenvolver e socializar estudos sobre a formação de&nbsp;professores para atuação nos diferentes níveis e modalidades da Educação, aprofundar estudos&nbsp;relativos à temática, que também se ramificam em temas afins de interesses específicos. Promover a&nbsp;interação entre professores pesquisadores das diferentes instituições de ensino na América latina e do&nbsp;mundo.</p> https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/22596 Capa 2024-10-18T15:15:20-03:00 Andreia Florencio Eduardo andreia.eduardo@uffs.edu.br 2024-10-16T15:57:22-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/21047 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM FOCO 2024-10-14T16:22:58-03:00 Cristiane de Quadros cristiane.quadros@uffs.edu.br Nicoly Eduarda Engester Martini cristiane.quadros@uffs.edu.br <p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">A alfabetização e o letramento são processos fundamentais para garantir o pleno desenvolvimento </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">dos sujeito</span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">s </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">nos mais diferentes</span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"> contextos sociais. O presente relato de experiência objetiva apresentar o desenvolvimento d</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">e uma das</span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"> atividades r</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">ealizadas n</span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">a escola campo d</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">o primeiro recorte do</span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"> PIBID no Curso de Pedagogia – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><em>Campus</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"> Realeza/PR. A metodologia de trabalho contou com reuniões, leituras e estudo de textos em conjunto com o CCR/SEPEC; o CCR de Alfabetização e Letramento e outros, assim como, atividades de apoio à aprendizagem na escola parceira do PIBID e uma série de Rodas de Conversa Formativas que aconteceram no </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><em>Campus da UFFS</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">. As Rodas de Conversa são estratégias de ensino e aprendizagem que enriquecem a formação inicial, promovendo a interação entre os estudantes e outros participantes, incentivando o diálogo, a organização pedagógica e o protagonismo dos estudantes inseridos no curso. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">As mesmas</span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"> são realizadas em colaboração com o CCR do SEPEC. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">Conclui-se que c</span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">abe </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">ao</span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"> professor conhecer </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">os processos para o ensino da leitura e da escrita </span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">infantil, </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">assim como compreender que nem sempre</span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"> as crianças avançam juntas ou ao mesmo tempo umas com as outras, pois apresentam diferenças no ritmo da aprendizagem e também trazem vivências diferentes que devem ser respeitadas. </span></span></span></p> 2024-10-14T14:18:57-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/21040 APLICAÇÃO DE ABORDAGEM MULTISSEMIÓTICA NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS AUTISTAS 2024-10-14T16:23:03-03:00 Rafael Faller Deola rafael.deola@estudante.uffs.edu.br Cristiane de Quadros cristiane.quadros@uffs.edu.br <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">O autismo é um transtorno complexo que afeta a comunicação e interação social. O texto apresentado, compõe um relato de experiência de estágio não obrigatório, realizado na Educação Infantil, na turma do Pré 2 da Escola Municipal Dr. Caetano Munhoz da Rocha, na cidade de Ampére-PR. O estudo baseia-se em estratégias de ensino adaptadas e aplicadas para dois alunos autistas. O objetivo foi analisar a eficácia da aplicação da ZDP de Vygotsky em uma abordagem multissemiótica para o desenvolvimento desses alunos. Buscou-se também observar e relatar o progresso dos alunos autistas em termos de habilidades de comunicação e interação social, destacando assim a importância de abordagens individualizadas e inclusivas na educação de crianças com TEA. Os resultados mostram um progresso significativo nas habilidades de comunicação e interação social dos alunos, destacando a eficácia da ZDP combinada com métodos multissemióticos. Conclui-se que abordagens individualizadas são cruciais para promover a inclusão e o desenvolvimento de crianças autistas e demonstra como a aplicação adequada da teoria de Vygotsky, especialmente a ZDP, pode ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento dessas crianças, promovendo uma educação inclusiva e preparando as crianças autistas para uma vida mais independente e bem-sucedida na sociedade.</span></span></p> 2024-10-14T14:21:16-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20965 O PROCESSO MIGRATÓRIO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E AS VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS 2024-10-14T16:23:11-03:00 Jessica Zauza de Oliveira jehzauza@gmail.com Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia ronaldo.garcia@uffs.edu.br <p>O presente trabalho trata sobre o processo migratório de crianças e adolescentes e as violações de seus direitos humanos nesse cenário. Nesse sentido, far-se-á um breve relato sobre a evolução histórica da temática, a legislação aplicável e os entendimentos doutrinários, para compreender a criança enquanto sujeito de direitos, bem como, a realidade das crianças e adolescentes que migram de forma desacompanhada, relacionando as normativas e orientações internacionais e como essa realidade representa violações aos direitos humanos previstos a esse público infanto juvenil. Tem como objetivos, analisar o conceito da criança enquanto sujeito de direitos, fazer o levantamento das legislações internacionais aplicáveis, compreender como é realizado o atendimento em âmbito internacional às crianças desacompanhadas, e por fim, relacionar os desafios na efetivação da garantia dos direitos humanos para esse público. Para tanto, será utilizada a pesquisa bibliográfica, com o levantamento de referências teóricas de escritos eletrônicos, livros, artigos científicos, monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado, dispositivos legais e outros documentos relevantes. Será adotada a pesquisa qualitativa, a qual pretende compreender o fenômeno complexo e subjetivo apresentado no trabalho de forma mais profunda, utilizando do método dedutivo, o qual parte de premissas gerais para chegar a raciocínios e conclusões. Assim, tem-se como resultado, que as causas da migração do público infanto juvenil possuí causas diversas, em que estes encontram-se em situação de vulnerabilidade, fruto da ameaça de violação ou da efetiva violação de seus direitos humanos. Desse modo, a comunidade internacional deve atuar em observância ao melhor interesse da criança e do adolescente, garantindo-lhes seu direito à vida, ao desenvolvimento, a sobrevivência e a sua liberdade, entre tantos outros direitos e garantias.</p> 2024-10-14T14:51:02-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20897 POLÍTICAS PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA NA REGIÃO DO PLANALTO CATARINENSE. 2024-10-14T16:23:13-03:00 Rosangela Comin Abreu Rosangela Comin Abreu Rosangela.abreu@uniplaclages.edu.br Juares Silva Thiesen Juaresthiesen@uniplaclages.edu.br <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Nos últimos anos verificou-se haver forte ampliação no número de laudos com &nbsp;&nbsp;diagnósticos de crianças com o Transtorno do Espectro Autista.&nbsp; Deste modo a educação especial na perspectiva da educação inclusiva ganha espaço para debates a partir da mobilização da sociedade educacional e civil em prol da inclusão de crianças e jovens nos espaços escolares.</p> <p>É, pois, nesse contexto, que situamos a presente pesquisa, que tem como objetivo analisar a configuração das políticas para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA na região do Planalto Catarinense em SC, especialmente as ações de formação de professores para atendimento qualificado aos estudantes em sala de aula. &nbsp;&nbsp;Indivíduos que se encontram dentro do Espectro Autista estão se tornando cada vez mais presentes na sociedade, pois diagnósticos têm evidenciado um crescimento considerável no número de casos nos últimos anos, Segundo pesquisa realizada pelo g1.globo (2023) a cada 36 nascimentos uma criança apresenta algum nível de autismo.&nbsp; Professores que ainda não tiveram em sua sala de aula um/a estudante autista, com certeza terão. Por isso a importante necessidade de os professores se apropriarem de conhecimentos e capacitação sobre o tema para que possam auxiliar o desenvolvimento destes sujeitos da melhor forma possível, rompendo, inclusive, com o paradigma denominado capacitismo, ainda hegemônico na sociedade de mercado.</p> <p>A investigação, em andamento no nível de mestrado, está sendo em Lages, município que integra a chamada região do Planalto Catarinense. &nbsp;Visando atender aos objetivos da pesquisa, &nbsp;definimos que a coleta de dados será feita por meio de três procedimentos distintos, porém integrados na etapa de análise: um estudo documental, entrevistas semi-estruturadas com Gestores Municipais de 5 municípios do Planalto Catarinense e formulação de um <em>Estado do Conhecimento</em>. A pesquisa se encontra em construção, já avançamos do ponto de vista teórico onde trazemos alguns elementos da relação entre o Transtorno do Espectro Autista e a formação dos professores.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Transtorno do Espectro Autista 1. Educação Inclusiva 2. Planalto Catarinense 3<strong>.</strong></p> 2024-10-14T14:56:43-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20879 FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA 2024-10-14T16:23:16-03:00 Thaís Schultz Conter thaissconter@gmail.com Lais Pitrez profalaispitrez@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O estágio supervisionado, realizado em Rio Grande/RS como parte do curso de Licenciatura em Química, buscou integrar teoria e prática na formação de professores de ciências. O estágio incluiu observações e interações com a escola, desde a sala de aula até a secretaria, direção e comunidade. A escolha do conteúdo baseou-se em observações das práticas docentes e discussões com a professora. A experiência foi aplicada no 8° ano do ensino fundamental, em uma escola com apenas uma professora de Ciências. Focando em circuitos elétricos, a aula foi planejada em diálogo com a professora da escola. Inspirada em Paulo Freire, a primeira aula promoveu a interação entre estagiário e alunos, buscando entender o contexto dos estudantes para criar um ambiente propício à aprendizagem. A prática experimental com circuitos elétricos incentivou a participação e discussão ativa dos alunos. A segunda aula abordou a condução elétrica de materiais, discutindo condutores, não condutores e isolantes. O estágio foi encerrado com uma análise coletiva, promovendo a argumentação e uma aprendizagem significativa. Desafios incluíram a descoberta tardia de um aluno autista e uma aluna venezuelana que falava apenas espanhol. A experiência foi enriquecedora, destacando a importância do estágio na formação docente, resgatando a curiosidade dos alunos e conectando teoria e prática, essenciais para a formação integral do professor.</span></p> 2024-10-14T15:04:18-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20878 O PAPEL DO PROFESSOR NO USO DA PLATAFORMA REDAÇÃO PARANÁ 2024-10-14T16:23:18-03:00 Marta Richciki Camargo marta.richciki@gmail.com Claudia Candido da Silva claudiacandidoo@gmail.com <p>O artigo discorre sobre o uso da Plataforma Redação Paraná na disciplina de Língua Portuguesa em contexto pandêmico. O objetivo é analisar o papel do/da professor/professora diante de ações pedagógicas que fazem uso da Plataforma, ao trabalhar produção textual com uma turma do ensino fundamental II (7º ano). O <em>corpus</em> do presente estudo foi analisado à luz da Teoria Dialógica do Discurso, trabalhando assim, a linguagem como forma de interação social, a Prática de Análise Linguística como meio de reflexão acerca das escolhas lexicais e produções de sentido nos enunciados e a reescrita, tendo como ponto de partida os equívocos encontrados na correção dos textos. O trabalho é de natureza qualitativa - de cunho interpretativista, investigando as complexidades dos processos de ensino e aprendizagem em uma pesquisa-ação. Diante de ações pedagógicas que fazem uso de plataformas, reitera-se a importância do papel do/da professor/professora na condução das atividades, uma vez que, as aulas de Língua Portuguesa vão além da mera identificação de “erros”. A aprendizagem precisa ocorrer de modo&nbsp; significativo, efetivo e contextualizado.</p> 2024-10-14T15:07:41-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20877 MEMÓRIAS DE INFÂNCIA DE GRADUANDOS EM PEDAGOGIA 2024-10-14T16:23:20-03:00 Luiz Eduardo Paulino da Silva paulino.jesus@unifap.br Gabryel Cardoso Pavão pavaogabryel@gmail.com Francisca Maciene da Cunha Gomes macienegomesap@gmail.com <p>O objetivo deste trabalho é relatar a vivência da monitoria voluntária em Teoria e Prática do Ensino na Educação Infantil, no semestre 2023.1, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional. É um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir das memórias dos graduandos sobre um acontecimento inesquecível no período da infância. A monitoria voluntária foi uma iniciação no ensino superior, na qual o monitor conheceu as atividades concernentes a disciplina. Ser monitor voluntário da disciplina me proporcionou conhecimento tanto prático quanto teórico, fazendo despertar o interesse e aspiração pelos assuntos da educação infantil. Essa experiência me deu agilidade no processo de aprendizagem, estimulando o adiantamento&nbsp;&nbsp; de&nbsp;&nbsp; novas&nbsp;&nbsp; capacidades, como autonomia,&nbsp;&nbsp; automotivação,&nbsp; trabalho&nbsp; em&nbsp; equipe&nbsp; e&nbsp; espírito colaborativo. Mediante essa experiência, uma situação me desperta atenção, as memórias de infância de graduandos de pedagogia, as quais, no decorrer da disciplina, suscitaram reflexões, diálogos e questionamentos sobre os seres humanos que narram memórias. Conclui-se que as memórias de infâncias estão intrinsicamente enraizadas em cada pessoa. A partir da monitoria, compreendo o quanto é necessário o professor instigar os educandos a narrarem suas reminiscências da infância. &nbsp;</p> 2024-10-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/21026 REFLETINDO SOBRE OS (D)EFEITOS DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL/AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SC 2024-10-14T16:23:00-03:00 Renata Waleska de Sousa Pimenta renata.waleska@ifsc.edu.br Renata Orlandi renata.orlandi@ufsc.br Emerson Martins emerson.martins@uffs.edu.br Victória Gattass gattassvictoria@gmail.com <p>Populações negras e indígenas têm enfrentado exclusão e dificuldades de acesso ao ensino superior devido a um sistema racista e excludente. As Ações Afirmativas (AAs) são políticas públicas ou privadas, temporárias, destinadas a promover a igualdade material para grupos em situação de desigualdade e exclusão. O objetivo deste trabalho é apresentar parte dos resultados obtidos em uma pesquisa interinstitucional que buscou, primeiramente, mapear as ações afirmativas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial em instituições de ensino superior (IES) de Santa Catarina, para então analisar os efeitos de sentido dado a essas políticas. O presente texto teve como recorte a etapa da análise documental de uma das instituições investigadas, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Empregando uma metodologia quali-quantitativa, foram analisados documentos que orientam as ações afirmativas desta instituição federal. O IFSC instaurou uma política afirmativa de ingresso quatro anos antes da Lei de Cotas, sinalizando o comprometimento institucional com a democratização do acesso à Universidade Pública e a inclusão de grupos marginalizados, entretanto o registro deste processo de implantação é lacunar. Além disso, o espírito equitativo dos documentos norteadores da instituição não é delineado nitidamente e conceitos fundamentais à educação antirrascista não são citados em sua especificidade. Esse apagamento de pessoas negras fragiliza as propostas apresentadas e remete ao próprio racismo estrutural pelo qual a instituição é atravessada. Nesse cenário, recomenda-se o acompanhamento deste processo, de modo que se possa documentá-lo, analisá-lo e, sobretudo, promover mudanças com vistas à garantia de melhores condições de permanência e conclusão do curso aos ingressantes via ações afirmativas. Conclui-se que as ações afirmativas são cruciais para o acesso de grupos historicamente marginalizados ao ensino superior. No entanto, é necessário enfrentar as opressões estruturais que permeiam as universidades brasileiras para garantir uma inclusão efetiva e duradoura.</p> 2024-10-14T14:29:19-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20999 HAYEK E A CRÍTICA À JUSTIÇA SOCIAL 2024-10-14T16:23:04-03:00 jose oto konzen joseotokonzen14@gmail.com <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">O trabalho integra atividades d</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">e </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">um</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"> projeto de pesquisa </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">em desenvolvimento, que tem</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"> por objetivo analisar a</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">s concepções de mérito e de justiça </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">no pensamento de Friedrich Hayek e avaliar suas implicações na cultura política e educacional contemporânea e brasileira em particular. A presente comunicação se inspira </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">em</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"> obras tardias do autor, “Os fundamentos da liberdade” e “Direito, Legislação e Liberdade”, dedicadas à </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">filosofia política e à teoria do direito</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">. No seu desenvolvimento, </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">o trabalho </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">explicita</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"> a crítica do autor à justiça meritocrática vinculada à igualdade de oportunidades </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">e </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">destaca o</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"> estabelecimento de uma </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">diferenciação entre mérito moral e </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">re</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">sultados alcançados subjetivament</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">e</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">O procedimento consiste em conferir uma orientação positiva aos privil</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">égios associados à herança biológica e ambiental, </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">convert</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">endo-os</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"> em benefício social,</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">e em responsabilizar o indivíduo pelos resultados associados às </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">suas </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">escolhas. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">Abre-se, assim, um</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"> espaço para a incerteza, a imprevisibilidade e o acaso, </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">que justificam o insucesso e reforçam a exigência adaptativa.</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">Nas considerações finais, o trabalho aponta para o reconhecimento </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">do pensamento</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"> do autor ao longo das últimas décadas e avalia o sentido político-ideológico </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">e moral</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">d</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">e sua proposição à luz dos movimentos extremistas e negacionistas que </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">emergem em tal </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">contexto.</span></span></span></p> 2024-10-14T14:30:14-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20997 MERCANTILIZAÇÃO, CONTROLE E TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO PARANÁ 2024-10-14T16:23:09-03:00 Angelica Brites de Miranda a.britesdemiranda@gmail.com Amanda Dezan Barbosa amandadebarbosa.ad@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho integra a Linha de Pesquisa em Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão. O objetivo principal deste estudo é analisar e questionar o controle exercido sobre o trabalho docente em decorrência das novas políticas educacionais, em especial a plataformização da educação. Além disso, busca-se problematizar a ideologia neoliberal predominante, abordando aspectos como o estreitamento curricular, a competição entre profissionais, a pressão por desempenho, e principalmente a precarização da formação e do trabalho docente. Com base em uma revisão bibliográfica, o foco da pesquisa recai sobre o trabalho dos professores da Educação Básica no Estado do Paraná, embora o fenômeno seja observado em todos os níveis educacionais. Para a análise,&nbsp; o método de estudo mais apropriado para abordar a problemática desta pesquisa é aquele fundamentado nos princípios do materialismo histórico dialético, conforme articulado por Marx e Engels em "A Ideologia Alemã" (1986), bem como por outros autores como Gaudêncio Frigotto (2010), Alvaro Luiz Hypolito (2015) e István Mészáros (2008). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, desenvolvendo análises bibliográficas e documentais sobre as plataformas educacionais implementadas pela Secretaria de Educação do Paraná (SEDD/PR). Embora a pesquisa ainda esteja em andamento, já é possível identificar algumas análises conceituais sobre o trabalho docente com base na bibliografia selecionada.</span></p> 2024-10-14T14:31:13-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20992 A CRIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA UFFS, CAMPUS REALEZA: 2024-10-14T16:23:12-03:00 Vanessa dos Santos Moura vanessamoura@uffs.edu.br Maicon Douglas de Castro Coito maiconcoito@gmail.com Márcio Luís Marangon marcio.marangon@uffs.edu.br <p>O presente trabalho é um relato preliminar de uma pesquisa em desenvolvimento, escrita no formato monográfico como parte dos requisitos para a obtenção do grau de bacharel em Administração Pública. O estudo é resultado do processo avaliativo dos componentes curriculares Análise de Conjuntura e Estágio Curricular Supervisionado I e foca na criação e importância do Curso de Administração Pública na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, analisado a partir do Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Capanema. A pesquisa busca compreender como este Acordo influenciou a criação e o fortalecimento do curso, bem como suas metas e projeções futuras. O objetivo geral é analisar o processo de criação do Curso de Administração Pública na UFFS com base no Acordo de Cooperação Técnica, examinando seu impacto social, político e econômico. A pergunta central é: como o Acordo contribui para o desenvolvimento do curso e quais são seus efeitos para as entidades envolvidas e para a região? A hipótese inicial sugere que o Acordo foi crucial para a criação do curso e poderá resultar em uma oferta bem-sucedida de outros cursos, ampliando a disponibilidade docente e promovendo o fortalecimento institucional. Os objetivos específicos incluem: 1) Analisar o Acordo à luz das teorias da Administração Pública e de cooperação interinstitucional, incluindo aspectos jurídicos e administrativos; 2) Compreender o papel do Acordo no fortalecimento das capacidades institucionais e na promoção da integração entre as entidades; 3) Avaliar a função atual do Acordo e suas metas; 4) Propor melhorias baseadas na análise. A metodologia empregada será a análise documental e histórico-hermenêutica, e utilizará artigos científicos e livros relevantes. A justificativa para a pesquisa reside na relevância de avaliar o impacto do Acordo na criação do curso e sua capacidade de atender às demandas educacionais e profissionais da região. A pesquisa contribuirá para a análise de políticas públicas educacionais e suas potencialidades para uma educação mais inclusiva e abrangente, além de elucidar a efetividade do Acordo para o desenvolvimento local e regional. O texto está estruturado em cinco seções: introdução, descrição da estrutura social, metodologia, análise de conjuntura e considerações finais.</p> 2024-10-14T14:35:19-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20981 APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL 2024-10-14T16:23:15-03:00 Silvia Carla Conceição Massagli silvia.carla.usp@gmail.com Gabrielle Klein Silva gabrielleklein.aluno@unipampa.edu.br Isadora Klein da Silva isadora.silva@estudante.uffs.edu.br Rafael Faller Deola rafael.deola@estudante.uffs.edu.br <p>O presente relato tem a finalidade de apresentar a experiência do projeto de educação socioemocional para crianças de duas instituições de ensino em educação em tempo integral da rede pública do município de Rio Bonito do Iguaçu - Paraná, que vem sendo desenvolvido pelo grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde - LATICS da Universidade Federal de Campina Grande, <em>Campus </em>Cajazeiras - UFCG/CFP e Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/<em>Campi </em>Laranjeiras do Sul e Realeza. Serão apresentadas as experiências das atividades lúdicas realizadas até o presente momento e o impacto destas ações no desenvolvimento da educação socioemocional das crianças. Compreende-se que este projeto é fundamental para o desenvolvimento das crianças, visto que, por meio destas ações, as crianças entram em contato com as próprias emoções, refletindo nas relações com os outros. Além disso, observa-se que as crianças estão conseguindo executar e aprender habilidades socioemocionais&nbsp; e principalmente aos poucos vêm colocando na prática estes conhecimentos.</p> 2024-10-14T14:43:21-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20943 TECENDO A MODA INCLUSIVA: A CONFECÇÃO DA LUTA ANTICAPACITISTA COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA, MODA E ENGENHARIA TÊXTIL. 2024-10-14T16:23:17-03:00 Kimberly Soares de Andrade kimberllysoares0111@outlook.com Renata Orlandi renata.orlandi@ufsc.br Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar grazyella.oliveira@ufsc.br Fabiana Schmitt Corrêa fabiana.s.c@ufsc.br <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo deste trabalho é problematizar uma ação de ensino-extensão endereçada ao processo formativo e ao engajamento na esfera dos Direitos Humanos de licenciandos em Química e Matemática, bem como de bacharelandos em Engenharia Têxtil e Moda no que tange à Educação e à Moda Inclusiva. Para tanto, foram sistematizados e executados dois desfiles de moda inclusiva, englobando também o desenvolvimento de tecnologias assistivas relativas à moda inclusiva e à acessibilidade de ambos os eventos. Um dos desfiles foi realizado como parte das ações atreladas à feira de empregos para pessoas com deficiência e outro foi vinculado à inauguração de uma cafeteria inclusiva, empreendimento social também dedicado à empregabilidade de pessoas com deficiência. Buscou-se promover a inclusão, aumentar a visibilidade das pessoas com deficiência e fomentar a educação inclusiva. Além disso, o desfile inclusivo destacou a moda inclusiva, sensibilizando o público para a diversidade e a necessidade de atender a todos.</span></p> 2024-10-14T14:53:33-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20873 A EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA: 2024-10-14T16:23:20-03:00 Luiz Eduardo Paulino da Silva paulino.jesus@unifap.br Maelen Cristina Azevedo dos Santos Alzate maelen@unifap.br Hortência da Silva Picciani hortenciapicciani@gmail.com <p>Neste estudo, objetiva-se analisar as narrativas dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá, <em>campus</em> Binacional, localizado no município de Oiapoque, sob a perspectiva da Educação e do Direito. Especificamente, foram examinadas as cartas escritas pelos alunos do 1º semestre com o propósito de serem lidas no futuro. Essa experiência surgiu a partir de sugestão do professor na disciplina de História da Educação, que incentivou os estudantes a relatarem suas vivências presentes e passadas para que pudessem provocar reflexões para &nbsp;gerações futuras. Ao analisarmos a coleção de cartas, enquanto mestranda em Educação e concluinte de Direito, pudemos constatar o quão positivo foi o estímulo do docente para que os alunos resgatassem suas memórias. Esses estudantes iniciantes na universidade traziam consigo uma bagagem cultural rica em crenças, costumes e ideias, demonstrando a importância de registrar apontamentos para o futuro. As narrativas elaboradas pelos acadêmicos abordaram um período posterior à pandemia, evidenciando o quanto o professor pôde auxiliar no resgate histórico e na reflexão das trajetórias individuais dos discentes, destacando seus desejos e aspirações.</p> 2024-10-14T15:20:53-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20858 DIVULGAÇÃO DA LIBRAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL COM VISTAS À INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO 2024-10-14T16:23:22-03:00 Fabiana Schmitt Corrêa fabiana.s.c@ufsc.br Renata Orlandi renata.orlandi@ufsc.br <p align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">Nesta ação de extensão, buscou-se promover a democratização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para jovens trabalhadores com Síndrome de Down de um empreendimento social, de modo que estes possam atuar na inclusão de pessoas da comunidade surda em seu ambiente de trabalho. O local da ação consistiu na Cafeteria Especial, em Blumenau/SC, a qual se dedica à geração de oportunidades de inclusão e capacitação para o mercado de trabalho, oportunizando a jovens com deficiência a sua primeira experiência profissional. Neste contexto de reflexão sobre a efetivação dos Direitos Humanos, especialmente, em relação à inclusão no meio educacional e laboral, é crucial superar não apenas barreiras físicas e sociais, mas também atitudinais. O combate ao capacitismo exige o compromisso de toda a sociedade com o acesso igualitário a recursos educacionais e profissionais. Esta&nbsp;</span></span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">oficina de Libras ilustra como a tríade ensino-pesquisa-extensão potencializa o processo de construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.</span></span></p> 2024-10-14T15:25:47-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20847 AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EM SISTEMAS PRISIONAIS BRASILEIROS (DADOS: 2° semestre 2023) 2024-10-14T16:23:24-03:00 Ivan Pereira Quintana ivanquintana274@gmail.com <p>Este artigo analisa a implementação e os impactos das políticas públicas educacionais no sistema prisional brasileiro, investigando sua eficácia na reintegração social dos apenados. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo se baseia em uma análise documental das políticas vigentes e nos dados do 15º ciclo de coleta do SISDEPEN (Sistema de Informações do Sistema Penitenciário Brasileiro), criado pela Lei nº 12.714/2012 para monitorar a execução das penas, prisões cautelares e medidas de segurança. Os dados preliminares divulgados pelo RELIPEN (Relatório Preliminar de Informações Penais) da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) indicam um aumento significativo nas atividades educacionais, de 930.288 para 1.378.612, e nas atividades de ensino formal, de 134.817 para 154.515, no período de junho a dezembro de 2023. Os resultados indicam que, embora existam iniciativas positivas e relatos de benefícios individuais, a implementação dessas políticas enfrenta desafios significativos, como a falta de recursos, infraestrutura inadequada e resistências institucionais.</p> 2024-10-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/21038 ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM 2024-10-14T16:23:00-03:00 Fernanda Taina da Silva fernanda_taina@outlook.com Cristiane de Quadros cristiane.quadros@uffs.edu.br <p>O presente trabalho refere-se a um relato de experiências vivênciado em sala de aula do PIBID, onde foi utilizado como recurso a contação de história e o mapa mental em forma de desenho. A atividade teve como objetivo identificar as reais dificuldades de aprendizagem dos alunos no processo de alfabetização e letramento bem como formar uma base para a elaboração de futuras atividades. O programa possibilita diversas experiências, que se desdobram em atividades realizadas na escola campo e atividades formativas realizadas na Universidade.</p> 2024-10-14T14:27:56-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20980 SUBJETIVAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA SOB UMA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO A PARTIR DE REELS DO INSTAGRAM 2024-10-14T16:23:07-03:00 Hillary Keity De Gois hillarykeitty@gmail.com Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo lcfddraimo@uem.br <p><span style="font-weight: 400;">Neste trabalho, à luz da Análise do discurso, empreenderemos uma pesquisa sobre os fatores subjetivos constitutivos do processo de inscrição do sujeito no processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola com base na análise de pequenos vídeos de perfis voltados ao ensino de língua no </span><em><span style="font-weight: 400;">Instagram</span></em><span style="font-weight: 400;">. Será preciso nos interrogar que ressonâncias estão incidindo em torno de língua, sujeito-aprendiz e ensino nesses vídeos rápidos que circulam na rede social. Para isso, trazemos um exemplo recortado da rede social, para que possamos compreender como se dará esse processo. A necessidade deste trabalho surge, visto que se mostra necessário pensar em diferentes formas de trabalhar o ensino de línguas, deslocando um olhar no qual a língua seja vista somente do ponto de vista de instrumentalização. Acreditamos que seja necessário romper com uma concepção de sujeito pragmático que “domina” um idioma ou que se aproprie da língua estrangeira como mero instrumento de comunicação, bem como&nbsp; problematizar uma visão de língua estrangeira como código. Nesse caso, o gesto de se inscrever em uma língua demanda que o sujeito se filie a uma rede de sentidos ou a uma memória outra.</span></p> 2024-10-14T14:44:16-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20969 A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO EM PSICOMOTRICIDADE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO 2024-10-14T16:23:10-03:00 Amélia Cristina Skiba contato@ameliaskiba.com.br Cristiane de Quadros cristianeqm@gmail.com <p>Este artigo trata-se de um relato de experiência, que tem como objetivo mostrar a importância da inserção de um profissional especializado em psicomotricidade nas escolas de educação infantil da rede pública de ensino. A psicomotricidade será abordada como uma estratégia de intervenção, para auxiliar nos atrasos de desenvolvimento da criança moderna, na prevenção de dificuldades futuras e o profissional habilitado para estar exercendo a função de aplicar atividades para apoiar os professores no percurso da aplicação dos 5 eixos de experiência esperado na educação infantil.</p> <p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; O relato dessa experiência, teve como investigação, uma análise qualitativa. Onde inicialmente foi realizado um projeto piloto, de atividades de psicomotricidade por uma educadora física com especialização em psicomotricidade, em um CMEI na cidade de Capanema no interior do Paraná. Durante um ano de aplicação, os resultados obtidos foram de grande importância para a educação Brasileira, pois, 13,5% dos professores mencionaram que nunca tinham ouvido falar em psicomotricidade funcional, 54,1% dos professores sabiam que a psicomotricidade funcional era um campo a ser explorado, mas que não sabiam como aplicar na pratica e 29,7% teve alguma formação inicial.</p> <p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Concluímos então que a pedagogia é uma ciência que não estuda diretamente o corpo e o movimento e desse modo, os professores desse CMEI, apresentaram insegurança em realizar atividades motoras, por isso, não utilizando atividades psicomotoras em suas aulas, assim, concluo dizendo a não importância, mas a urgência da inserção de um profissional especializado em psicomotricidade em todas os CMEIS, para auxiliar as práticas motoras da rede pública de ensino.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-10-14T14:49:55-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20893 JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA 2024-10-14T16:23:14-03:00 Geovane Felipe Padilha geovane6felipe6padilha@gmail.com Adriano Antonio Silva adriano.silva@uffs.edu.br Shirani Kaori Haraguchi shirani.haraguchi@uffs.edu.br <p>Este trabalho consiste em um relato de experiência sobre a aplicação de dois jogos didáticos, um digital e um físico, desenvolvidos por licenciandos durante o momento da Prática como Componente Curricular, para trabalhar conteúdos de cinética química. A metodologia é qualitativa e descritiva, e o objetivo foi proporcionar aos professores em formação inicial do curso de Licenciatura em Química um espaço para entrarem em contato com atividades lúdicas, visando enriquecer suas práticas pedagógicas e suas identidades docentes. Os dados obtidos por meio de um questionário aplicado aos estudantes mostraram que ambos os jogos foram eficazes na mobilização da aprendizagem dos conteúdos e que a atividade foi muito relevante para a formação destes enquanto futuros docentes. Os discentes indicaram que pretendem utilizar a metodologia em seu trabalho futuro, reconhecendo seu valor pedagógico, mas manifestaram também a necessidade de maiores conhecimentos para se sentirem preparados para usar jogos didáticos de maneira adequada em sala de aula.</p> 2024-10-14T14:59:43-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20871 INTEGRANDO METODOLOGIAS DE ENSINO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL 2024-10-14T16:23:16-03:00 Erony Simões da Silva erony.silva@unioeste.br Luciana Del Castanhel Peron da Silva luciana.peron@unioeste.br <p>Este relato de experiência descreve a prática da primeira autora como professora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, no esforço de implementar metodologias de ensino que envolvem variadas maneiras de conduzir as aulas e o uso das tecnologias educacionais. O objetivo é apresentar práticas docente utilizando metodologias ativas e recursos educacionais digitais, no intuito de potencializar os processos de ensino e aprendizagem. No ano de 2023 foram implementadas metodologias como, gamificação e sala de aula invertida no 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, em uma escola que recebe no seu período matutino alunos que residem na cidade de Ramilândia e no vespertino alunos que residem na zona rural deste município. As anotações quando ao desempenho dos alunos envolvidos foram realizadas no formato de diário de bordo pela pesquisadora. Os resultados mostraram um impacto satisfatório dessas metodologias na motivação e no desempenho dos alunos. A abordagem lúdica possibilitou o interesse, a dedicação e a participação efetiva dos alunos durante as atividades, evidenciando que práticas inovadoras, aliadas à tecnologia, podem contribuir no desempenho educacional e promover melhores resultados nesta faixa etária escolar.</p> 2024-10-14T15:22:25-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20859 POSSIBILIDADES DE SIMULAÇÕES E ANIMAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA 2024-10-14T16:23:18-03:00 Vanessa Bomkoski Fiuza vanessa_fiuzabonkoski@hotmail.com Bruna Raquel Dlugokenski brunadlugokenski@gmail.com Joviele Carini Michalski jovielimichalski.jcm@gmail.com Milene Rodrigues Martins milene.martins@uffs.edu.br <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-size: medium;">No presente artigo buscou-se realizar uma pesquisa de caráter qualitativo contemplando o uso </span></span>dos Recursos Didáticos Digitais (RDD), entendidos como objetos de aprendizagem produzidos com o uso de tecnologias digitais, que contribuem no processo de aprendizagem dos discentes (LEITE, 2015). <span style="color: #000000;"><span style="font-size: medium;">Deste modo, o objetivo do trabalho foi fazer um levantamento dos principais aplicativos, relacionados à Física, voltados ao uso em </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: medium;"><em>smartphones</em></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: medium;">, disponíveis gratuitamente para download na </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: medium;"><em>Play Store. </em></span></span></p> <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-size: medium;">O panorama encontrado,</span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-size: medium;">resultou em 60</span></span> aplicativos<span style="color: #000000;"><span style="font-size: medium;">, contudo em atendimento ao escopo desta investigação, restaram 10 aplicativos entre simulações</span></span>, animações e jogos (<em>SandBox</em>)<span style="color: #000000;"><span style="font-size: medium;">.</span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-size: medium;">Por meio dos mesmos é possível que docentes e licenciandos em Física os conheçam e analisem </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: medium;">criticamente suas potencialidades e eventuais fragilidades, considerando o contexto social e cultural, no qual se inserem.</span></span></p> 2024-10-14T15:23:59-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20855 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2024-10-14T16:23:21-03:00 Letícia Maria Scherer Dallabrida dallabridaleticia@gmail.com Jocemar Pimentel Vargas jocevargas2010@gmail.com Lourdes Aparecida Della Justina lourdesjustina@gmail.com <p>A avaliação diagnóstica é compreendida como uma estratégia desenvolvida antes de um conteúdo com o objetivo de levantar os conhecimentos prévios e detectar possíveis dúvidas dos alunos. O presente trabalho descreve uma experiência vivenciada durante o estágio supervisionado em uma turma de 8º ano de um colégio estadual do munícipio de Cascavel – PR, onde a avaliação diagnóstica foi desenvolvida a fim de compreender sua potencialidade e aplicabilidade para o conteúdo “Movimentos da Terra”, previsto pelo Currículo da Rede Estadual Paranaense. Ela foi realizada por intermédio de uma atividade contendo seis questões onde os alunos expressaram seus conhecimentos sobre o tema por meio de desenhos, visto a potencialidade de sua utilização para a expressão de pensamentos. Após a atividade, discutimos em grupo sobre as respostas/desenhos. Durante a discussão, surgiram várias dúvidas sobre astronomia, de maneira que conseguimos ter ciência dos conceitos prévios dos alunos. Desse modo, pudemos rever nosso planejamento inicial e adequá-lo às dificuldades da turma, enfatizando alguns conteúdos e adicionando curiosidades que surgiram durante a discussão.</p> 2024-10-14T15:28:01-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20849 APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COM USO DA INTEIGÊNCIA ARTIFICIAL 2024-10-14T16:23:23-03:00 ANA LUCIA GUIMARÃES profanaluciaguimaraes@gmail.com <p>A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)&nbsp;é uma abordagem educacional que coloca o aluno no centro do processo de aprendizado. Por meio da resolução de problemas do cotidiano, os alunos constroem conhecimento de forma conceitual, procedimental e atitudinal. A PBL incentiva a compreensão profunda dos conceitos, promovendo a resolução ativa de desafios. Por outro lado, a&nbsp;Inteligência Artificial (IA)&nbsp;está revolucionando a experiência de aprendizado. Ela possibilita personalização, análise eficiente de dados e novas formas de avaliação. No entanto, a implementação da IA também traz preocupações éticas, especialmente em relação à privacidade dos alunos. Encontrar um equilíbrio entre a eficiência proporcionada pela IA e a proteção dos dados dos estudantes é fundamental. Em nossa pesquisa, exploramos esses fenômenos complexos, utilizando métodos dedutivos, indutivos e dialéticos. A revisão bibliográfica embasou nossa investigação, enquanto entrevistas com especialistas e observações diretas em contextos educacionais enriqueceram nossa compreensão. Contribuímos para o avanço do campo educacional, considerando tanto a PBL quanto a IA como ferramentas poderosas para aprimorar a construção de novos saberes e desenvolver competências de aprendizagem.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-10-14T15:31:26-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20996 A ADAPTAÇÃO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS PARA ESTUDANTES NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E OUTRAS NEURODIVERGÊNCIAS 2024-10-14T16:23:01-03:00 Bruna Raquel Dlugokenski brunadlugokenski@gmail.com Aline Portella Biscaino aline.biscaino@uffs.edu.br <p>Atualmente, é previsto por lei a garantia da vaga ao aluno com neurodivergência nas escolas de Educação Básica do Brasil. Também é prevista a adaptação das aulas e avaliações destinadas a este aluno, tomando como premissa o Plano Educacional Individualizado. Com base nisso, o presente relato de experiência busca discutir a respeito de quais adaptações estão sendo realizadas nas atividades avaliativas no contexto educacional observado. Para isso, foi tomado como base os relatos de vivências da autora estagiária ao longo da realização das observações de uma escola de Educação Básica da cidade de Realeza - PR, durante o curso do componente curricular de “Estágio Curricular Supervisionado II: Acompanhamento do Trabalho do Professor”. Além disso, foi possível iniciar a discussão sobre quais adaptações estão demonstrando resultados positivos quando aplicadas às provas de alunos com Transtorno do Espectro Autista ou outras neurodivergências. É recomendado adaptar a forma em que a prova é realizada pelo aluno, como a utilização de questões mais diretas e inserção de imagens que podem ajudar a sua compreensão. Ademais, a realização da prova pelo aluno com um professor como mediador, atuando como leitor e escriba, pode ser uma boa opção de adaptação. Desta forma, busca-se garantir o direito à educação ao aluno com neurodivergências através da equidade.</p> 2024-10-14T14:32:15-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20932 DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA CRIANÇAS SURDAS 2024-10-14T16:23:08-03:00 Marcos Vinicius Cavalcante Dos Santos marcosviniciusc750@gmail.com Kalline Flávia Silva De Lira kalline.lira@univasf.edu.br <p>A presente pesquisa qualitativa, configurada como um estudo de caso, visa aprofundar a compreensão das dificuldades enfrentadas por crianças surdas no ambiente escolar e analisar o papel da interação entre família e escola na promoção do aprendizado e da inclusão social. Por meio de uma entrevista realizada com o pai de um aluno surdo em questão, a pesquisa revela que, apesar da deficiência auditiva, o aluno demonstra ser uma criança alegre e comunicativa, utilizando gestos e desenhos como formas alternativas de expressão. O desempenho escolar do aluno é prejudicado pela limitada presença de um professor de Libras e de um intérprete, o que restringe sua interação e compreensão em sala de aula. O pai do aluno destaca a importância de que seu filho tenha as mesmas oportunidades de aprendizado que as outras crianças e lamenta a insuficiente acessibilidade educacional proporcionada pela escola. A pesquisa conclui que a construção de uma parceria efetiva entre família e escola, fundamentada na colaboração mútua e no reconhecimento das habilidades e necessidades individuais dos alunos, é essencial para garantir uma educação inclusiva e de qualidade, que respeite e valorize a diversidade e singularidade de cada criança.</p> 2024-10-14T14:54:48-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20994 A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA FREIRIANA 2024-10-14T16:23:02-03:00 Mayra Alonço mayraa.alonso@gmail.com Rosana Franzen Leite rosana.leite@unioeste.br Claudia Almeida Fioresi claudia.fioresi@uffs.edu.br <p>Este ensaio teórico é parte integrante de uma pesquisa de doutorado, a qual abrange a influência das ideias de Paulo Freire na pesquisa sobre formação continuada de professores de Ciências no estado do Paraná. O estudo aborda diferentes aspectos históricos até a contemporaneidade, tendo Freire como fio condutor teórico. Para estabelecer essa articulação, utilizamos as obras "Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa", "Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido" e “Pedagogia do Oprimido” como principais fontes de leitura. Paulo Freire transcendeu a compreensão dos princípios da educação, defendendo uma visão de educação transformadora e libertadora, fundamentada na crítica à realidade. Desse modo, nos propusemos a buscar aproximações entre as obras supracitadas e a formação continuada de professores de Ciências, para entender como os princípios freirianos podem contribuir e estar presentes nesse campo do conhecimento. Pudemos estabelecer alguns aspectos importantes, como: práticas pedagógicas inovadoras, reconhecimento do papel transformador do professor; integração do contexto histórico às práticas de ensino de Ciências, práticas educativas para um ensino de Ciências transformador; participação dos alunos na construção do conhecimento, construção coletiva do conhecimento, metodologias inovadoras e reflexiva, integração de uma visão crítica da ciência nas aulas e engajamento crítico, consciente e autônomo para uma formação justa e equitativa.</p> 2024-10-14T14:34:23-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20978 APROXIMAÇÕES ENTRE A TEORIA DE PIAGET E O PROGRAMA EDUCA JUNTOS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS 2024-10-14T16:23:08-03:00 Joice Sabino Jandrey joice.s.jandrey@hotmail.com Richael Silva Caetano xxxxx@gamail.com Luciana Del Castanhel Peron da Silva xxxxxxx@gmail.com <p>Este estudo é qualitativo e envolveu uma análise interpretativa dos Cadernos de Atividades do Professor para o Componente Curricular de Matemática do segundo ano do Ensino Fundamental, do Programa Educa Juntos, tendo como embasamento teórico a Epistemologia Genética, buscando responder a seguinte pergunta: Quais conceitos, necessários à construção do conceito de número, se fazem presentes nas atividades propostas no material Educa Juntos – Cadernos de Apoio Pedagógicos do Professor? Foram analisadas todas as atividades dos quatro Cadernos de Apoio Pedagógicos do referido Programa, visando identificar as que abordaram os seguintes conceitos relacionados à construção do conceito de número: classificação, correspondência, seriação, ordenação, conservação, quantificação e inclusão de classe. Esses conceitos foram identificados cento e cinquenta e quatro vezes nos quatro cadernos analisados. O conceito mais identificado nas referidas atividades foi o de quantificação, sendo que os demais apareceram em menor quantidade.</p> 2024-10-14T14:45:10-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20853 A RELEVÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS E IDENTIDADES DOCENTES PARA O MOVIMENTO DA INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA 2024-10-14T16:23:11-03:00 FERNANDA MARCHIORI GRAVE fermgrave@gmail.com RODOLFO EDUARDO VERTUAN, DR. rodolfovertuan@yahoo.com.br CLODIS BOSCARIOLI, DR. boscarioli@gmail.com <p>Este artigo explora a relevância das experiências e identidades docentes no contexto do Movimento da Insubordinação Criativa. Esse movimento busca desafiar normas e práticas estabelecidas pelo sistema e pela cultura escolar por meio de abordagens inovadoras e subversivas. Ao analisar as teorias de Paulo Freire sobre educação libertadora e&nbsp; pedagogia crítica, além de outras contribuições contemporâneas, o estudo argumenta que a valorização das experiências individuais e coletivas, bem como o reconhecimento das identidades diversas, são fundamentais para o Movimento da Insubordinação Criativa, e conclui que a insubordinação criativa não só promove a transformação social, mas também fortalece as experiências e identidades dos docentes.</p> 2024-10-14T15:29:22-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20995 NARRATIVA COMO MEIO DE TEXTUALIZAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO 2024-10-14T16:23:02-03:00 Daniel Luiz Paz daniel.paz@estudante.uffs.edu.br Claudia Almeida Fioresi claudia.fioresi@uffs.edu.br <p align="justify">A linguagem é constituinte fundamental da produção e circulação do conhecimento e, como expressão dessa, a narrativa se apresenta como modo de ordenar a experiência humana e, por conseguinte, como uma forma de tráfego de tradições e saberes da humanidade. É considerando isso que buscamos melhor compreendê-la e identificá-la numa obra da Literatura de Divulgação Científica, a fim de desenvolver uma análise que ajude o professor a qualificar as narrativas de Divulgação Científica como um recurso didático para a educação em ciências. Através das contribuições de Labov (1972), realizamos um movimento inicial de olhar como os elementos estruturais se apresentam no capítulo “Ácido ascórbico” do livro “Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história” (Le Couteur; Burreson, 2006). Consideramos que a narrativa de Divulgação Científica é um modo de textualizar e fazer circular o conhecimento científico, que deve ser compreendida pelo docente que almeja usá-la em contexto escolar.</p> 2024-10-14T14:33:14-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20990 ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA V - SEMÁNTICA E PRAGMÁTICA: RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS DOCENTES NA 9ª FASE DO CURSO DE LETRAS DA UFFS – CAMPUS REALEZA. 2024-10-14T16:23:06-03:00 Iara Maria Adriano iaramaria108@gmail.com Márcia Adriana Dias Kraemer marcia.kraemer@uffs.edu.br Atena Suiane Peter atenas9795@gmail.com <p>Este relatório de experiência tem como tema os estudos linguísticos acerca da significação, sob a perspectiva teórica formal, em contexto acadêmico do Curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol -, 9ª Fase, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, <em>Campus</em> Realeza. A delimitação temática trata sobre os fenômenos relativos à ambiguidade e vagueza, tipos de ambiguidade, a partir de uma reflexão com abordagem referencial. O objetivo é analisar as teorias linguísticas acerca desses aspectos da linguagem, a fim de aprimorar o reconhecimento e a reflexão sobre processos semânticos e pragmáticos de produção de sentidos. Justifica-se a importância deste estudo, posto que a discussão e a reflexão sobre os fenômenos semânticos - ambiguidade e vagueza - são de suma importância para uma melhor compreensão linguística e formação docente. Esta experiência tem como objetivos específicos: estudar as teorias sobre os fenômenos da significação; reconhecer processos semânticos e pragmáticos de produção de sentidos; bem como propor práticas de ensino e de aprendizagem para a Educação Básica com fundamento nas reflexões acerca da produção de significado e na construção de sentidos aos enunciados. Por isso a categorização investigativa consolida-se como teórico-prática, com abordagem analítica qualitativa e fins explicativos. A geração de dados acontece por documentação indireta, bibliograficamente, e a análise e a interpretação das informações fundamenta-se no método dialético, com procedimentos de ordem histórica e comparativa para a compreensão dos pontos linguísticos evidenciados. Por meio das produções (plano de trabalho, prática docente e relato) focadas no estudo dos fenômenos da significação, viabiliza-se o contato com as noções básicas da Semântica e da Pragmática, as quais contribuem para a construção de conhecimentos. Dessa forma, os acadêmicos, além de aprenderem sobre os fenômenos, são postos como sujeitos ativos durante todo o processo, trocando experiências e colaborando com a formação de todos, cooperando no ensino e na aprendizagem de maneira satisfatória.</p> 2024-10-14T14:37:12-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20991 FENÔMENOS PRAGMÁTICOS DA LINGUAGEM 2024-10-14T16:23:09-03:00 Thais Mendes da Purificação thaismendespuri@gmail.com Flayra de Oliveira flayraoliveira2@gmail.com Marcia Adriana Dias Kraemer marciakraemer@uffs.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Este relatório de experiência tem como tema os estudos linguísticos acerca da significação, sob a perspectiva teórica pragmática,</span> <span style="font-weight: 400;">em contexto acadêmico do Curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol -, 9ª Fase, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, </span><em><span style="font-weight: 400;">Campus</span></em><span style="font-weight: 400;"> Realeza. A delimitação temática trata sobre os fenômenos relativos aos atos de fala e implicaturas conversacionais - teoria dos atos de fala: sentenças não-declarativas, os atos de fala, condições de felicidade. O objetivo é analisar as teorias linguísticas acerca desses aspectos da linguagem, a fim de aprimorar o reconhecimento e a reflexão sobre processos semânticos e pragmáticos de produção de sentidos. Justifica-se a importância deste estudo, uma vez que a constituição do significado enunciativo acontece por meio dos estudos semânticos somados aos estudos pragmáticos, evidenciando-se a necessidade de que os futuros docentes conheçam as teorias pragmáticas que serão explicitadas, por meio deste relato de experiência. Ademais, ressalta-se a importância de que a análise de sentenças isoladas e a atribuição de sentido semântico a elas são insuficientes para o processo de construção de significado em situações conversacionais reais. É uma investigação teórico-prática, com abordagem analítica qualitativa e fins explicativos. A geração de dados acontece por documentação indireta, bibliograficamente, e a análise e a interpretação das informações fundamenta-se no método dialético, com procedimentos de ordem histórica e comparativa para a compreensão dos pontos linguísticos evidenciados. A experiência proporciona aos discentes o aprofundamento do conhecimento acerca da abordagem pragmática, a qual estuda as condições que governam a linguagem em uso e suas diferentes possibilidades linguísticas e extralinguísticas que são coadjuvantes para a produção de sentido em determinadas situações comunicativas.</span></p> 2024-10-14T14:39:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20989 ESTUDOS DA SIGNIFICAÇÃO REFERENCIAL 2024-10-14T16:23:13-03:00 Gabriel Leal Santos gleallopes@gmail.com Márcia Adriana Dias Kraemer marciaadrianadiaskraemer@gmail.com Ketlyn Lidiane de Oliveira ketlyngilioli@hotmail.com <p>Este relatório de experiência tem como tema os estudos linguísticos acerca da<br>significação, sob a perspectiva teórica formal, em contexto acadêmico do Curso de<br>Licenciatura em Letras – Português e Espanhol -, 9ª Fase, da Universidade Federal<br>da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza. A delimitação temática trata sobre os<br>fenômenos relativos à referência, a sintagmas nominais e tipos de referência e o<br>sentido, além da pressuposição, a partir de uma reflexão com abordagem<br>referencial. O objetivo é analisar as teorias linguísticas acerca desses aspectos da<br>linguagem, a fim de aprimorar o reconhecimento e a reflexão sobre processos<br>semânticos e pragmáticos de produção de sentidos. Justifica-se a importância deste<br>estudo, uma vez que a reflexão e a apropriação dos conhecimentos sobre os tópicos<br>focalizados pelos acadêmicos, de maneira individual e coletiva, bem como para o<br>Curso de Letras da Instituição, fazem-se necessárias ao aprimoramento linguístico<br>do professor de língua, materna e estrangeira, em formação. Por isso a<br>categorização investigativa consolida-se como teórico-prática, com abordagem<br>analítica qualitativa e fins explicativos. A geração de dados acontece por<br>documentaçãoindireta, bibliograficamente, e a análise e a interpretação das<br>informações fundamenta-se no método dialético, com procedimentos de ordem<br>histórica e comparativa para a compreensão dos pontos linguísticos evidenciados.<br>Nessa perspectiva, por meio da utilização da linguagem multimodal, músicas e<br>memes, há a intenção de analisar conceitos gramaticalmente estáticos e<br>primeiramente abstratos à realidade histórica e atual no que tange aos campos de<br>atividade humana (Bakhtin, 2016[1979]), em correlação estreita ao estudo do<br>sentido, das referências e da enunciação.</p> 2024-10-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20985 FÊNOMENOS SEMÂNTICOS INFERENCIAIS: 2024-10-14T16:23:15-03:00 Lucas Kevin Silva de Lima lucaskevinlu23@gmail.com Márcia Adriana Dias Kraemer marcia.kraemer@uffs.edu.br <p>Este relato de experiência tem como tema os estudos linguísticos acerca da significação, sob a perspectiva teórica formal, em contexto acadêmico do Curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol -, 9ª Fase, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, <em>Campus</em> Realeza. A delimitação temática trata sobre os fenômenos relativos a implicações ou a inferências; à hiponímia e ao acarretamento; além da pressuposição, a partir de uma reflexão com abordagem referencial. O objetivo é analisar as teorias linguísticas acerca desses aspectos da linguagem, a fim de aprimorar o reconhecimento e a reflexão sobre processos semânticos e pragmáticos de produção de sentidos. Justifica-se a importância do estudo, uma vez que a reflexão e a apropriação dos conhecimentos sobre os tópicos focalizados pelos acadêmicos, de maneira individual e coletiva, bem como para o Curso de Letras da Instituição, fazem-se necessárias ao aprimoramento linguístico do professor de língua, materna e estrangeira, em formação. A categorização investigativa consolida-se como teórico-prática, com abordagem analítica qualitativa e fins explicativos. A geração de dados acontece por documentação indireta, bibliograficamente, e a análise e a interpretação das informações fundamentam-se no método dialético, com procedimentos de ordem histórica e comparativa para a compreensão dos pontos linguísticos evidenciados. A partir deste estudo, é possível depreender novas possibilidades de investigação e apreensão dos conceitos linguísticos abordados, de modo que se privilegie a reflexão em torno desses fenômenos de significação, a fim de correlacioná-los a situações de diferentes contextos de práticas sociais, em especial no que se refere ao âmbito de ensino de Língua Portuguesa.</p> 2024-10-14T14:41:16-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20984 O GÊNERO CONTO DE FADAS NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE 2024-10-14T16:23:17-03:00 Lucas Kevin Silva de Lima lucaskevinlu23@gmail.com Márcia Adriana Dias Kraemer marcia.kraemer@uffs.edu.br <p>Este relato de experiência apresenta um recorte na formação inicial docente, por meio de ações realizadas no Programa Residência Pedagógica – PRP. Trata-se de um trabalho realizado a partir do estudo sobre o gênero discursivo conto de fadas e as práticas de leitura, análise linguística-semiótica e escrita, em uma turma de 2º Ano do Ensino Médio – EM de um colégio público do estado do Paraná. O objetivo é entender em que medida o estudo do gênero discursivo conto de fadas pode ser considerado uma oportunidade profícua na formação inicial de professores participantes do PRP.UFFS, proporcionando a reflexão sobre a práxis docente em práticas de leitura, análise linguística-semiótica e escrita, no campo dos estudos da linguagem e dos multiletramentos. A metodologia deste estudo tem natureza teórico-prática, caráter etnográfico, com abordagem qualitativo-interpretativa das informações, fins explicativos e geração de dados por documentação direta: extensiva (questionários) e intensiva (observação e interação nas aulas práticas); e indireta: com investigação bibliográfica e em documentos oficiais parametrizadores. O método de análise e de interpretação dos elementos é dialético, com procedimentos técnicos de âmbito histórico, comparativo e monográfico (pesquisa-ação). Como resultado, tem-se a efetividade das práticas, no que tange à aprendizagem dos estudantes e do residente, por meio das atividades desenvolvidas e dos conteúdos apreendidos.</p> 2024-10-14T14:42:19-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20976 INSTACURSO DE LÍNGUA ESPANHOLA 2024-10-14T16:23:19-03:00 Amanda Dezan Barbosa amandadebarbosa@outlook.com Angélica Brites de Miranda a.britesdemiranda@gmail.com Ana Carolina Teixeira Pinto anacarolina.pinto@uffs.edu.br Marcos Roberto Silva marcos.silva@uffs.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">A necessidade do ensino remoto, ocasionada pela pandemia do SARS-COV-2, aumentou a preocupação dos professores sobre como manter o interesse e a interação dos alunos durante o processo de aprendizagem. Nesse sentido, as redes sociais podem ser grandes aliadas no aprendizado de línguas. Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência com a utilização da rede social Instagram como ferramenta de aprendizagem nos cursos básicos de língua espanhola do Centro de Línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul (Celuffs), </span><em><span style="font-weight: 400;">Campus</span></em><span style="font-weight: 400;"> Realeza- PR, no primeiro semestre de 2020, por meio da conta @celuffsrealeza, criada para o projeto. Considerando o Instagram não somente como um meio de entretenimento, mas também como um espaço de interação social (Ramos; Martins, 2018, p. 118), foram utilizados recursos presentes nessa plataforma, como, por exemplo, a realização de </span><em><span style="font-weight: 400;">Lives</span></em><span style="font-weight: 400;">, que possibilitam, de uma maneira acessível, a realização de uma aula </span><em><span style="font-weight: 400;">on-line</span></em><span style="font-weight: 400;">. Pelo fato de essa rede social ser mais focada em imagens, também se fez necessário a adaptação dos conteúdos para que se tornassem mais atrativos visualmente, de forma a captar e manter a atenção dos alunos. A utilização da plataforma obteve resultados positivos, visto que os alunos alcançaram o nível de espanhol desejado, e apresentaram interesse pelos conteúdos durante todo o processo. Neste sentido, o Instagram mostrou-se uma ferramenta viável, pois tornou o aprendizado mais interativo e dinâmico e serviu como excelente ferramenta no auxílio do ensino de língua espanhola.</span></p> 2024-10-14T14:46:23-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20973 IDENTIDADE E INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS 2024-10-14T16:23:22-03:00 Elisa Novaski Cordeiro elisan@professores.utfpr.edu.br Fernanda Deah Chichorro Baldin fernandabaldin@utfpr.edu.br <p>Esse relato apresenta uma análise de parte de uma roda de conversa com estudantes-monitores da Licenciatura em Letras Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba (UTFPR-CT) sobre compreensões suas em relação à sua atuação como professores de português como língua adicional (PLA) no âmbito do Programa Extensionista de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) na mesma universidade no que diz respeito às percepções, entendimentos e sentimentos surgidos do contato em aula com pessoas de culturas e vivências diversas entre si. Para isso, procedemos, primeiramente, a uma contextualização da questão migratória – visto que os estudantes são migrantes em sua maioria – e a uma breve explicação do Programa. Depois disso, sintetizamos conceitos basilares para a análise que tratam de cultura, identidade e interculturalidade. Procedemos, então, a explicação da metodologia, caracterizando o relato como fruto de uma pesquisa-ação com caráter interpretativista. Fazemos a análise de excertos da roda de conversa, dialogando com a parte teórica desenvolvida e, por fim, trazemos algumas considerações sobre os resultados, ressaltando o espaço de ensino-aprendizagem construído como potencial para reflexão e formação de professores mais atentos para questões discursivas e identitárias sobre naturalização e essencialismos culturais.</p> 2024-10-14T14:47:24-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20971 A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS AUTÊNTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA 2024-10-14T16:23:23-03:00 Hillary Keity De Gois hillarykeitty@gmail.com Amanda Dezan Barbosa amandadebarbosa@outlook.com Ana Carolina Teixeira Pinto anacarolina.pinto@uffs.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O presente relato tem por objetivo abordar a experiência de produzir materiais didáticos em aulas de espanhol como língua estrangeira para cursos de espanhol Intermediário e Conversação do Centro de Ensino de Línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul (Celuffs), </span><em><span style="font-weight: 400;">campus </span></em><span style="font-weight: 400;">de Realeza - PR no ano de 2023, enquanto acadêmicas do curso de graduação em Letras - português e espanhol. Buscamos, aqui, evidenciar nossa experiência sobre a produção de materiais didáticos para auxiliar no ensino de língua espanhola durante os cursos supracitados e como isso agregou na nossa formação e na dinamização da metodologia. Ademais, faremos uma reflexão sobre essa prática no ensino e como a criação de materiais autênticos pelo professor pode fornecer uma gama de elementos que contribuem com o processo de ensino e aprendizagem na língua. Para isso, trazemos exemplos de materiais criados para as turmas acima mencionadas e propomos uma reflexão sobre como essas produções, se utilizadas, auxiliam de forma significativa no ensino e aprendizagem de língua espanhola. A partir dessa prática, foi perceptível a melhora da performance na aprendizagem de língua espanhola pelos alunos. Assim, consideramos de grande importância esse procedimento, pois, conforme relatamos, nos auxiliou de maneira proveitosa nas práticas de ensino, além de fomentar a participação dos alunos e dinamizar os conteúdos propostos. Dessa forma, ressaltamos a importância de produzir materiais didáticos autênticos que auxiliem o professor de língua e que, além disso, possa induzir seus alunos a ter uma aprendizagem significativa a partir dessas ferramentas.</span></p> 2024-10-14T14:48:46-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20856 A MALDIÇÃO DO CONHECIMENTO E A RELAÇÃO DOCENTE-DISCENTE 2024-10-14T16:23:25-03:00 Stefani Pacheco Skodowski stefaniskodowski@alunos.utfpr.edu.br Anselmo Lima anselmo@utfpr.edu.br Dalvane Althaus dalvane@utfpr.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Este relato de pesquisa consiste em uma dissertação em construção no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco, sob orientação do Professor Doutor Anselmo Lima, cuja temática é a maldição do conhecimento na relação docente-discente. O tema emergiu durante uma intervenção de Clínica da Atividade Docente (CAD) realizada no ano de 2023 em um colégio do município de Pato Branco (PR), valendo-se do método de autoconfrontação cruzada. A maldição do conhecimento pode ser entendida como a tendência do indivíduo, quando em interação, de prever equivocadamente que o(s) outro(s) têm um pano de fundo similar e profundidade de conhecimento para entender aquilo que enuncia. Isso se estende à prática docente em vários âmbitos, de modo que aqui busca-se abordar a relação entre professor e aluno dentro de sala de aula. A CAD é uma abordagem que visa a transformar e estudar a prática docente por meio de métodos como o de autoconfrontação, em que o professor se vê e se analisa em ação de aula. Os dados desta pesquisa são provenientes da intervenção realizada por e com dois professores da instituição. Esses dados são analisados a partir da enunciação verbal dos participantes, que estão registradas no formato audiovisual e em fase de transcrição. O objetivo geral do presente trabalho é o de apresentar o andamento da pesquisa e as considerações prévias já encontradas. Para isso, definem-se como objetivos específicos: conceituar a Clínica da Atividade Docente; detalhar o método de autoconfrontação; definir o conceito de “Maldição do Conhecimento”.&nbsp;</span></p> 2024-10-14T15:26:50-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20852 RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO: ENSINO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL RECEITA CULINÁRIA NO EJA 2024-10-14T16:23:25-03:00 Ana Paula de Vargas anapvargas01@gmail.com Jenyffer Evelyn dos Santos xxxxxxx@gmail.com Andreia Cristina de Souza andreia.souza@uffs.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">As práticas docentes do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I proporcionam aos futuros docentes a experiência de refletir sobre os métodos de ensino estudados até o momento da regência. O presente trabalho é um relato de experiência que detalha o processo realizado no ciclo dois do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Estadual João Paulo II, na cidade de Realeza-PR. Na docência, foi desenvolvido o trabalho com a variação linguística no gênero Receita Culinária. Foram realizadas atividades para sensibilizar os estudantes a reconhecer e utilizar as variantes encontradas em receitas típicas paranaenses e proporcionar aos alunos um conhecimento sociolinguístico, no que diz respeito às variações linguísticas sociais e culturais, preconceito linguístico e a linguagem formal e informal. Os pressupostos teóricos utilizados foram Gedoz (2022), sobre interação discursiva, Rojo (2002) discute o ensino de leitura, Bortoni-Ricardo (2004) e Bagno (1999) para amparar a discussão sobre variação e preconceito linguístico. Esses estudos teóricos foram de suma importância para elaboração das aulas e para a realização da regência.</span></p> 2024-10-14T16:07:43-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/20885 DARCY RIBEIRO 2024-10-14T16:23:03-03:00 Thiago Fernandes dos Santos Pereira thiago.pereira@ifpr.edu.br <p>Este trabalho apresenta a pesquisa que revisita as contribuições e o legado de Darcy <br>Ribeiro (1922-1997) a respeito da educação brasileira, tendo como foco a exposição de sua <br>concepção de educação. A metodologia desta pesquisa, qualificada como teórica, compõese de pesquisa bibliográfica, com utilização de fontes diretas – livros e discursos de Darcy&nbsp; Ribeiro – e fontes indiretas, por meio das pesquisas acadêmicas sobre Darcy Ribeiro. <br>Apresenta-se inicialmente uma breve contextualização de sua atuação pública. Em seguida, <br>apresenta-se a crítica do autor em relação à forma pela qual se deu a expansão da escola <br>pública brasileira, sobretudo a partir da década de 1980. Contextualiza-se como o autor <br>compreende o lugar da educação na sociedade contemporânea, o qual deveria oferecer <br>possibilidade incorporar a todos - sobretudo aqueles situados nas camadas populares – no <br>universo da cultura letrada e socialmente valorizada, funcionando como elemento <br>mitigador das desigualdades socioeconômicas e fomentador de mobilidade social. <br>Finalmente, apresenta-se seu principal projeto político e educacional, os CIEPs, na medida <br>em tal projeto, na hipótese dessa análise, contribuem para elucidar a concepção de <br>educação de Darcy Ribeiro, uma vez que a maioria das proposições deste projeto dialogam <br>e são respostas aos entraves da educação pública diagnosticada pelas análises de Darcy <br>Ribeiro. As conclusões deste trabalho apontam no sentido de que Darcy Ribeiro, por meio <br>do CIEP, apostou na educação como elemento atenuador de desigualdades presentes na <br>sociedade capitalista.</p> 2024-10-14T15:02:11-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/cimfor/article/view/21043 SEMINÁRIO DE ENSINO PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA E AS RODAS DE CONVERSA FORMATIVAS: 2024-10-14T16:22:59-03:00 Carolina Gabriella Monteiro dos Santos carolinagabriella8@gmail.com Mara Antunes Ribas maraantunes493@gmail.com Rafael Faller Deola, Deola. Rafael F. rafaelfallerdeola@gmail.com Cristiane de Quadros cristiane.quadros@uffs.edu.br <p class="western" align="justify">Este relato de experiência propõe explorar o campo da gestão escolar, destacando e problematizando os desafios que os gestores encontram nas instituições de ensino. Considera, as tendências emergentes no contexto educacional; as questões relacionadas aos conflitos; a inclusão e exclusão; o planejamento em equipe; a orientação e o direcionamento pedagógico dentro de CMEIS, escolas, colégios e universidades, sem perder de vista que: para a gestão democrática acontecer de forma efetiva é preciso que haja a participação coletiva de todos os envolvidos no processo educacional. Inicialmente foi conduzida uma revisão bibliográfica em sites e artigos da web para serem utilizados como base da discussão para a roda de conversa, além de uma pesquisa de campo para compreender as dúvidas e questionamentos dos acadêmicos em relação ao tema proposto. Também foi realizada entrevista com o diretor e uma das seis coordenadoras pedagógicas de maneira que, no primeiro momento, os entrevistados foram convidados a relatar a sua formação acadêmica e em que área atuam e, a partir de então, compartilharam suas experiências a fim de corroborar com informações mais aprofundadas sobre as práticas de gestão escolar. Além disso, foi realizada roda de conversa, no <em>Campus</em> da UFFS, no qual os entrevistados responderam questionamentos que poderiam ser comparados com a análise dos dados encontrados nas pesquisas teóricas. A pesquisa foi conduzida de acordo com os princípios éticos estabelecidos e respeitou a privacidade dos participantes. Todos os envolvidos na pesquisa deram seu consentimento para a divulgação dos dados. Conclui-se que a gestão escolar desempenha papel primordial em relação à qualidade do processo educacional que está em constante transformação e deve ser vista como um processo contínuo.</p> 2024-10-14T14:20:01-03:00 ##submission.copyrightStatement##