RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO DIANTE DE UM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO

UMA BREVE DISCUSSÃO

  • Carla Munique Aparecida Garda Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cristiane de Quadros

Resumo

É fato que a pandemia COVID-19 ocasionou grandes mudanças nos mais diversos segmentos de nossa sociedade, inclusive no que se refere ao sistema escolar, fazendo com que o ensino passasse a ocorrer na modalidade remota. Nesse novo cenário, alguns típicos problemas presentes na esfera escolar, como a indisciplina em sala de aula e o distanciamento entre professor e alunos, parecem ter se acentuado. Nesse sentido, a presente escrita tem como objetivo propor considerações reflexivas sobre as implicações do ensino remoto imposto em consequência da Pandemia COVID-19. É fato que uma boa relação entre professores e alunos é extremamente necessária para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Os achados da pesquisa bibliográfica, bem como, as experiencias realizadas nesse contexto pandêmico tem demonstrado que os professores tem buscando novos meios a fim de estreitar os laços com a turma, mas que não se trata de uma tarefa fácil. Desse modo, é importante que formas de estreitar essa relação sejam debatidas nos cursos de formação de professores, para que os futuros docentes busquem estratégias a fim de favorecer essa relação.

 

Publicado
19-06-2023