EXPERIÊNCIAS VIRTUAIS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DAS TECNOLOGIAS E ALTERIDADE -NEPTA/UFSC

  • Lidia Lopes da Silva de Paulo FURB Universidade Regional de Blumenau
  • Renata Orlandi
  • Aldo Sena de Oliveira
  • Caroline Heinig Voltolini
Palavras-chave: Extensão., Meio ambiente., Pandemia.

Resumo

O presente relato de experiência se refere ao desenvolvimento de atividades endereçadas à Educação Ambiental vinculadas ao Núcleo de Educação na Perspectiva das Tecnologias e Alteridade- NEPTA, criado no ano de 2020 para atender uma demanda que fortemente se apresentou com o isolamento físico decorrente da pandemia de COVID-19: o desenvolvimento de tecnologias educacionais na perspectiva da alteridade. Foram desenvolvidas e descritas neste artigo duas atividades, o curso “Educação Ambiental e Sustentabilidade” aberto à comunidade interna e externa ao campus Blumenau da UFSC e uma sequência didática para o Ensino Fundamental. O curso foi dividido em 9 aulas síncronas, cada uma delas seguida de uma aula assíncrona. Em cada aula um tema diferente foi abordado, assim como foi possibilitado o acesso a distintos recursos, tais como: um grande repertório de leituras e obras de artes, sobretudo, fílmicas; chat permanente para eventuais dúvidas; atividades de ambientação, por meio das quais os alunos puderam compartilhar suas reflexões sobre o meio ambiente, assim como um fórum de interação para uma maior proximidade, engendrando vínculos, trocas de experiências e parcerias. Além do curso mencionado, relatamos a aplicação de uma sequência didática interdisciplinar (participação dos componentes curriculares de Ciências da Natureza, Língua Portuguesa, Geografia, Química e História), a qual englobou seis encontros síncronos realizados em uma escola pública municipal do estado de Santa Catarina. Tais atividades foram elaboradas visando a participação de alunos do 7º ano em atividades envolvendo a temática Educação Ambiental Crítica. Almejou-se promover à comunidade o acesso a subsídios teóricos almejando a potencialização de sua atuação profissional, de modo a fortalecer o desenvolvimento e a continuidade de ações articuladas entre ensino, pesquisa e extensão voltadas à transformação social, a emancipação e a consciência ambiental da(o)s servidor(a)s e alunos(as) da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC e demais participantes da comunidade externa, no que tange à atribuição de sentidos ao seu projeto laboral e/ou educacional e à sua relação consigo, com o outro e com o meio.

Publicado
19-06-2023