PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS CTS POR PROFESSORES DE FÍSICA EM FORMAÇÃO INICIAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

  • Stefany Cris Pereira Universidade Federal do Paraná
  • Debora Larissa Brum
  • Ivanilda Higa
Palavras-chave: Educação CTS, Formação inicial, Ensino de Física.

Resumo

Este trabalho foi realizado em uma disciplina de Metodologia do Ensino de Física, de uma universidade pública no Estado do Paraná, com o objetivo de refletir sobre elementos apresentados por futuros professores de física a respeito do processo de construção de propostas de ensino na perspectiva da Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para tal foram analisadas atividades escritas desenvolvidas por licenciandos no decorrer da disciplina e respostas de três licenciandos à um questionário aplicado no encerramento da disciplina. Os resultados evidenciam o caráter multifacetado da Educação CTS desde o processo de concepção das propostas de ensino por parte destes licenciandos. As escolhas das temáticas a serem estudadas nas propostas de ensino, são, em geral, vinculadas à elementos do currículo escolar, do contexto escolar e da profissão docente. No que se refere às dificuldades enfrentadas na elaboração das propostas de ensino, os licenciandos mencionam a escolha do tema e sua relação com os conteúdos de física, ausência de referenciais teóricos sobre as temáticas escolhidas e processos avaliativos, assinalando assim questões vinculadas tanto ao planejamento docente, quanto à possível implementação da proposta em ambiente escolar. Desta maneira, consideramos que a formação inicial se configura como um espaço importante de investigação no tocante aos pressupostos da Educação CTS.

Publicado
19-06-2023