EVIDÊNCIAS DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICA - CULTURAL

  • Sandra Maria Canesso Confotim UNIOESTE
  • Mafalda Nesi Francischett
  • Vanice Schossler Sbardelotto
Palavras-chave: Signos. Linguagem. Educação escolar

Resumo

O texto resulta das reflexões das professoras sobre educação que, no contexto de suas experiências, buscam pelas contribuições de Leontiev (2004) e de Vigotski (2005) para o desenvolvimento da educação escolar. Uma vez que os autores têm significativa contribuição para a compreensão do processo histórico da humanização, a partir da produção e transmissão de cultura, por meio da linguagem. O texto apresenta algumas concepções sobre o desenvolvimento histórico dos homens, baseado na criação de signos e em linguagens como mediadores das relações sociais humanas, de como estes elementos se tornam fundamentais na educação escolarizada da sociedade atual. O texto resulta de revisão teórica ancorada na pesquisa bibliográfica sobre as produções dos autores citados e pela evidência da fundamental participação da educação escolar no desenvolvimento humano. Entende-se que esta perspectiva de trabalho, eminentemente com signos e linguagens, próprios de um tempo e de um lugar, articula, ao mesmo tempo, o produto histórico e cultural humano com as novas formas culturais humanas. 

Publicado
19-06-2023