EDUCAÇÃO INCLUSIVA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS DISLÉXICOS

  • Celiane De Cesaro Faculdade de Ampére - FAMPER
  • Juliana de Lima Faculdade de Ampére - FAMPER
  • Adriana Cristina Kozelski
Palavras-chave: Dislexia. Aprendizagem. Práticas Pedagógicas.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade analisar e debater a dislexia como um dos diversos problemas enfrentados no interior do sistema de ensino-aprendizagem, que afeta a prática de leitura e entendimento das palavras, da escrita, soletração, assim como a compreensão e interpretação de textos e de atividades que implicam no raciocínio lógico. Por esse motivo, essa análise pretende investigar e compreender as dificuldades de uma criança disléxica que possui nove anos de idade, que cursa o 3° ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Há diversos motivos que incitaram a realizar um estudo de caso, abordando a temática, dentre eles, pode-se destacar a dificuldade em conceitualizar dislexia, em distinguir uma criança disléxica e como contribuir com a aprendizagem para este indivíduo, evidenciando a disgrafia. O reconhecimento precoce e a intervenção prévia são cruciais para minimizar seus efeitos negativos. A metodologia caracteriza-se exploratória, descritiva e explicativa a partir da observação finalizando com a prática da pesquisa.

Publicado
19-06-2023