EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS DISLÉXICOS
Palavras-chave:
Dislexia. Aprendizagem. Práticas Pedagógicas.Resumo
O presente artigo tem por finalidade analisar e debater a dislexia como um dos diversos problemas enfrentados no interior do sistema de ensino-aprendizagem, que afeta a prática de leitura e entendimento das palavras, da escrita, soletração, assim como a compreensão e interpretação de textos e de atividades que implicam no raciocínio lógico. Por esse motivo, essa análise pretende investigar e compreender as dificuldades de uma criança disléxica que possui nove anos de idade, que cursa o 3° ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Há diversos motivos que incitaram a realizar um estudo de caso, abordando a temática, dentre eles, pode-se destacar a dificuldade em conceitualizar dislexia, em distinguir uma criança disléxica e como contribuir com a aprendizagem para este indivíduo, evidenciando a disgrafia. O reconhecimento precoce e a intervenção prévia são cruciais para minimizar seus efeitos negativos. A metodologia caracteriza-se exploratória, descritiva e explicativa a partir da observação finalizando com a prática da pesquisa.