CONTRIBUIÇÕES DO CETICISMO PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE

  • Reidiner Roberto Reina Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Gilson Luis Voloski Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
Palavras-chave: Ceticismo, Busca pelo saber, Diálogo

Resumo

Este relato de experiência apresenta o ensaio reflexivo desenvolvido no componente curricular de Introdução à Filosofia, do Curso de Física – Licenciatura, no primeiro semestre de 2021. A atividade consistia em cada aluno escolher um tema filosófico abordado em aula para elaborar um ensaio textual, dividido em: 1) apresentar os contornos de um conceito ou das características de uma escola filosófica; 2) desenvolver uma reflexão relacionada ao tempo presente. Neste propósito, delimitou-se o estudo nas contribuições do Ceticismo para pensar a formação do docente e sua atuação como profissional da educação pautado na interação dialógica, participativa e democrática. Por meio desse ensaio, busca-se como objetivo tecer considerações reflexivas sobre a figura do professor, a partir dos pressupostos epistemológicos e éticos do Ceticismo, como um profissional da educação investigador e aberto ao diálogo. A metodologia se caracteriza como estudo teórico reflexivo, bibliográfico, de abordagem qualitativa e de fins exploratórios. Há diversos motivos sócio-históricos a serem considerados quando se entra no âmbito de evasão escolar. Não se pode considerar apenas um motivo para o qual isso vem a acontecer e nem cabe a esse relato exemplificar cada um. Entretanto, uma de suas causas é o próprio ambiente escolar em que o discente é submetido, mais especificamente em sala de aula, quando há a interação professor-aluno, ou até mesmo de estudante para estudante. Essa confraternização, se não realizada com o devido respeito e empatia para com as ideais e pensamentos um do outro, pode gerar conflitos a ponto de trazerem o aluno para fora da escola. Assim, se busca o entendimento de alguns dos casos em que essa interação se torna maléfica para o indivíduo, apanhando assim a demonstração do pensamento ético histórico do Ceticismo Antigo e os resultados de seu uso na interação do docente diante os estudantes. Demonstra-se, assim, que o estudo dos pensamentos dessa corrente filosófica pode proporcionar, em linhas gerais, contribuições para uma prática pedagógica participativa, dialógica e democrática.

Publicado
19-06-2023