RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR VINCULADO À DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA APLICADA À NUTRIÇÃO
Resumo
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde, Bem-Estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul (PPG-SBPAS) do Campus Realeza teve seu início no segundo semestre letivo de 2017 e, desde então, possui em seu Componente Curricular a disciplina de Estágio de Docência com natureza eletiva, sendo obrigatória para graduandos contemplados por bolsas de Mestrado. Para sua realização é necessário encaminhar à secretaria do PPG-SBPAS o requerimento e o plano de trabalho e ao final do período de estágio um relatório. Poderá incluir atividades diversificadas, dentre as quais, a regência de aulas teóricas e práticas; participação em planejamento da disciplina (elaboração do Plano de Ensino) e avaliação parcial de conteúdos programáticos, teóricos e práticos; aplicação de métodos ou técnicas pedagógicas e acompanhamento de orientações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Iniciação Científica. Este relato tem por objetivo descrever as atividades realizadas pela mestranda durante o Estágio de Docência realizado na disciplina de Bioquímica Aplicada à Nutrição, ministrada remotamente através do Webex by Cisco, durante a Pandemia da COVID-19, no semestre letivo 2021/2. Durante a aula remota foi aplicado questionário online visando interação e debate com os graduandos. Na primeira aula remota obtivemos total de 10 respostas ao questionário online (Google Forms) contendo três questões a respeito de metabolismo de nucleotídeos de múltipla escolha, com percentuais de acertos pela turma de 60, 90 e 80%. Na segunda aula remota, obtivemos 7 respostas ao questionário online (Google Forms) sobre ciclo alimentado/ jejum com acertos pela turma de 100 e 100% para as duas questões de múltipla escolha aplicadas, já as três questões descritivas contidas nesse questionário fomentaram o debate a respeito do tema jejum intermitente. Na terceira aula remota, a respeito do estresse foi disponibilizado o link para o Teste de Stress app (Byron System Developer) a ser realizado como atividade para o tempo livre (assíncrona). Conclui-se que as tecnologias utilizadas nesse estágio de docência possibilitaram melhor interação com os discentes e auxiliaram na construção e fixação do conhecimento ministrado.