MINHA VIDA, MEUS HERÓIS
O HOMEM DE FERRO COMO EXPRESSÃO ÉTICO-ESTÉTICA NA RELAÇÃO COM O DISCURSO DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Palavras-chave:
Heroificação. Discurso. Políticas Educacionais. Homem de Ferro. BNCC .Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo compreender quais são as camadas de sentidos constituintes do
discurso da heroificação, presente nos filmes do Homem de Ferro, e como refletem e refratam
na esfera educacional. Trata-se de um estudo analítico-interpretativo que se utiliza do
cotejamento para construir as compreensões acerca do discurso do herói-super-herói com o
discurso das habilidades e competências para auscultar possíveis reflexos e refrações nas
respectivas materialidades, tendo como aporte teórico Bakhtin (2010; 2011), Volóchinov (2018),
Pónzio (2021), Miotello (2018), Shiroma (2005), Maues (2021), Dale (2004) e Scherma (2017).
Ao olhar para a esfera cinematográfica e a esfera das políticas educacionais – e, ao cotejá-las,
se pretende compreender os movimentos discursivos que vão constituindo os ideários da vida
de uma determinada sociedade, num determinado tempo e lugar. Olhar de modo atento para
essas materialidades e para como o discurso da heroificação se constituindo é um dos desafios
do presente estudo. Realizo tal caminhada investigativa que já sinaliza a presença de uma
política cultural global viajante que interpenetra a política educacional também viajante no
sentido estético e ético materializadas nos cotidianos singulares das nossas existências.