FEMINILIZAÇÃO E FEMINIZAÇÃO DA DOCÊNCIA
Keywords:
Feminilização. Feminização. Docência. Educação Infantil.Abstract
Quando tratamos da feminilização, estamos nos referindo ao fenômeno quantitativo das mulheres na docência, sendo assim a feminização é uma perspectiva qualitativa, que tem como objetivo compreender e explicar as consequências oriundas da feminilização. (Yannoulas, 2011) Esta pesquisa, ainda em andamento, surgiu sob este fenômeno de acontecimento, tendo como recorte temporal a educação infantil, sendo a etapa da educação básica que há maior mulheres desde a sua criação, tendo como base o censo do professor de 1999, momento em que 90% dos cargos eram dominados pelo gênero feminino (Vianna, 2001), nos dias de hoje, as mulheres ainda dominam essa etapa escolar, havendo 660.158 docentes mulheres e somente 26.665 docentes homens. (Brasil, 2025) Para a problematização da pesquisa, temos as seguintes questões problema: Houve e se houve qual foi a mudança no ser docente que deu espaço a feminilização da docência? Essa docência que as mulheres passaram a ocupar seria a mesma que os homens já ocupavam? Por que as mulheres são maioria na educação infantil? O objetivo geral é: Compreender qual acontecimento ocorreu na educação, principalmente na visão do ser docente, para ter existido espaço e permanência à feminilização da profissão, principalmente quando nos referimos à educação infantil, bem como entender se a docência que as mulheres passaram a ocupar com esse acontecimento era a mesma docência que os homens ocupavam anteriormente. Os objetivos específicos são: Conhecer o processo histórico da inserção, feminilização e feminização da docência; Compreender as mudanças ocorridas na docência, na educação e na pedagogia com a inserção das mulheres na profissão docente, identificando transformações estruturais e discursivas; Entender razões que levaram ao predomínio feminino na educação infantil, analisando também a baixa inserção masculina no curso de pedagogia e os fatores que contribuem para esse cenário. A pesquisa será realizada e analisada a partir do conceito de acontecimento de Michel Foucault, bibliográfica e documental, a fim de construir uma pesquisa embasada em conhecimentos já sistematizados, compreendendo o que já foi estudado sobre o tema, identificando lacunas, portanto elaborando novas questões sobre o conhecimento. As nossas lentes iniciais no que se refere ao aprofundamento teórico pretendemos utilizar os autores como: Foucault para o conceito de acontecimento, a análise do discurso e subjetividade; Butler a fim de compreender o conceito de mulher, gênero, discurso de poder e performatividade; hooks nos auxiliará a compreender o conceito de docência e pedagogia, além de aprofundarmos sobre as mulheres na sala de aula e educação como ato de liberdade; Delumeau trará conhecimentos sobre o processo histórico da mulher/feminino; Louro nos proporcionará olhos ao processo histórico da feminilização da docência.