MATEMÁTICA E MÚSICA NO CURRÍCULO:UMA INVESTIGAÇÃO DAS POLÍTICAS DO NOVO ENSINO MÉDIO NOS ESTADOS DO SUL DO BRASIL

Authors

Keywords:

Matemática. Música. Currículo. Políticas Educacionais. Novo Ensino Médio.

Abstract

A pesquisa aqui apresentada é de natureza qualitativa e de análise documental, e tem como objetivo investigar de que forma a implementação do Novo Ensino Médio, conforme a Lei nº 13.415/2017, influencia a articulação interdisciplinar entre Matemática e Música nos currículos das escolas públicas dos estados do Sul do Brasil. Assim, pretende-se examinar os cadernos e propostas curriculares estaduais, buscando identificar e compreender como a Matemática e a Música se relacionam conforme as diretrizes da reforma educacional recente. Por entender sobre as articulações entre Matemática e Música, além de ter cursado Licenciatura em Matemática na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Chapecó-SC e escrever sobre o assunto, com esta pesquisa pretende-se aprofundar os estudos sob a perspectiva das Políticas Educacionais no Novo Ensino Médio na relação interdisciplinar da matemática, da música no contexto tecnológico atual.  Essa reconfiguração do Novo Ensino Médio é um marco importante para a educação, principalmente no que se refere à Lei supracitada que garante a interdisciplinaridade se a estrutura curricular estiver bem alinhada. Investigaremos o conceito de currículo e relações a respeito da construção curricular em Matemática e na Música no âmbito histórico e tecnológico, bem como, faremos uma investigação dos documentos curriculares para o ensino médio que estão vigorando na região Sul do país, tendo em vista o objetivo da pesquisa. Entendendo que o currículo não é neutro e possui impacto nos saberes essenciais no percurso escolar, fundamentaremos essa pesquisa em autores como: Ivor Goodson (2002), Sácristan (2019), Pacheco (2005), e outros, além dos documentos curriculares do ensino médio da região Sul do Brasil.  Esses documentos do ensino médio por influência das políticas do Novo Ensino Médio, passaram a ser reorganizados, com mudanças na carga horária, e também considerando a formação dos estudantes voltada para o mundo do trabalho. Essas mudanças devem estar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual norteia o ensino de todo o país, com áreas do conhecimento alocadas, com habilidades previstas para serem desenvolvidas com os estudantes até o final de sua formação escolar. Historicamente, a Música e a Matemática estavam próximas e eram conteúdos essenciais a serem explorados no currículo, no entanto, ao longo do tempo aconteceu um distanciamento entre esses saberes no currículo escolar. Aspecto evidenciado na própria BNCC, pois a Matemática é uma área do conhecimento e a Música está inserida na área de Arte. Dessa forma, na coleta de dados será realizada uma análise curricular por meio de um Protocolo conforme Creswell (2007), que será utilizado na análise dos documentos. Contando também com a análise de conteúdo de Bardin (2016). A fundamentação metodológica se apoia em Gil (2022), por ser uma pesquisa qualitativa que considera a análise de documentos e de políticas educacionais.

Author Biography

  • Nilce Fátima Scheffer, Uffs

    Possui Graduação em Matemática Licenciatura, pela Universidade de Passo Fundo RS , Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de Rio Claro SP, Pós-Doutora em Educação Matemática pela RUTGERS University - EUA. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Chapecó SC. É membro de Comitês Editoriais de algumas revistas especializadas da área. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em disciplinas de Geometria, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação , História da Matemática, Laboratórios de Ensino de Matemática, Prática de Ensino e Estágios na Graduação, e as disciplinas de Tendências em Educação Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e Pesquisa em Educação na Pós-Graduação. Possui produção e publicações na área de Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Formação de Professores e Avaliação da Educação Superior. Atua e orienta pesquisas na Graduação e Pós-Graduação, em Educação, Educação Matemática, Avaliação da Educação Superior, Políticas Educacionais, Ensino e aprendizagem da matemática, Recursos Tecnológicos Digitais e Ensino Científico e Tecnológico. É Lider do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, Matemática e Educação Matemática- GPTMEM da UFFS, certificado no CNPq. É professora dos Programas de Pós Graduação: PPGE da UFFS campus de Chapecó SC e do Programa PPGPE da UFFS campus de Erechim RS. Foi Secretária da SBEM RS no período de 1997-1999. Foi Coordenadora do PAIUNG -Programa de Avaliação Institucional da Universidades Comunitárias Gaúchas no período de 2011-2013. Foi Coordenadora do Curso de Matemática da URI - no período de 2010- 2013 e do Curso de Matemática Licenciatura da UFFS no período de 2015-2017. Foi Coordenadora do GT6 da SBEM- Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância no período de 2015 - 2018 e Vice-Coordenadora no período de 2018-2021. Foi Coordenadora da CPA da URI no período de 2003 - 2013 e Avaliadora do INEP de 2006 - 2024. Editora da Revista: Educação Matemática Sem Fronteiras EMSF da UFFS desde 2019. e-mail: nilce.scheffer@uffs.edu.br ou sfnilce@gmail.com 

Published

23-09-2025