TECNOLOGIAS, GAMIFICAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DE SALA NA ERA DIGITAL
Resumo
Este artigo investiga os saberes e fazeres docentes na formação de professores, com ênfase nas práticas educacionais mediadas por tecnologias digitais no processo de alfabetização. A pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, está vinculada à linha de pesquisa “Formação de Professores: conhecimentos e práticas educacionais” e busca compreender como práticas pedagógicas tradicionais podem se articular ao uso de recursos tecnológicos e metodologias inovadoras, como a gamificação, para favorecer a aprendizagem significativa na era digital. A partir de uma análise de referenciais teóricos e estudos anteriores, o estudo discute os desafios enfrentados pelos docentes na apropriação de novas ferramentas tecnológicas e propõe estratégias interdisciplinares que dialoguem com a realidade escolar. Os resultados apontam para a necessidade de uma formação docente contínua, reflexiva e alinhada às demandas contemporâneas, destacando o papel da tecnologia como aliada no processo de alfabetização, sem desprezar os fundamentos pedagógicos essenciais.