A ELABORAÇÃO CONCEITUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Palavras-chave:
Elaboração conceitual na perspectiva histórico-cultural; Desenvolvimento humano e educação; Educação integral e em tempo integral.Resumo
Com base nos pressupostos da Escola de Vigotski, para a qual a educação escolar configura-se como lugar privilegiado para o desenvolvimento do pensamento teórico como fenômeno exclusivo do gênero humano, a pesquisa tem como contexto principal a educação escolar organizada na perspectiva da educação integral em tempo integral no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, com base nos pressupostos da teoria histórico-cultural (THC), investiga o desenvolvimento do pensamento conceitual em crianças estudantes de um quinto ano em uma escola de tempo integral situada na região oeste do estado de Santa Catarina, organizada na perspectiva integral em tempo integral em contexto de educação do campo. Neste sentido, se estrutura sob a seguinte pergunta: A ampliação do tempo escolar, aliada a propostas pedagógicas inspiradas na educação integral, potencializa o desenvolvimento do pensamento teórico-conceitual tal como proposto pela Teoria Histórico-Cultural (THC)? e tem como questões de pesquisa: I.) Qual é a configuração conceitual da educação em tempo integral na perspectiva da educação integral? II.) Como ocorre o desenvolvimento do pensamento teórico-cultural na perspectiva da THC e que implicações decorrem para a práxis pedagógica escolar? III.) Quais são as relações entre a educação escolar em tempo integral na perspectiva da educação integral e o desenvolvimento do pensamento teórico-conceitual como tarefa precípua da escola segundo a THC? São objetivos desta investigação: identificar se a ampliação do tempo escolar, aliada a propostas pedagógicas inspiradas na educação integral, potencializa o desenvolvimento do pensamento teórico-conceitual tal como proposto pela Teoria Histórico-Cultural (THC) e objetivos específicos: I.) Compreender conceitualmente a configuração educação em tempo integral na perspectiva da educação integral; II.) Caracterizar o desenvolvimento do pensamento teórico-cultural na perspectiva da THC e que implicações decorrem para a práxis pedagógica escolar; III.) Analisar relações entre a educação escolar em tempo integral na perspectiva da educação integral e o desenvolvimento do pensamento teórico-conceitual como tarefa precípua da escola segundo a THC. Em termos metodológicos, tem no materialismo histórico-dialético e no método experimental de dupla estimulação de Vigotski, o aporte teórico-epistemológico que sustenta a coleta de dados empíricos, a análise e a sistematização decorrente dos resultados da investigação. Coerente com o aporte colocado, os procedimentos de pesquisa se ancoram na abordagem microgenética de investigação, orientada para processos singulares de aprendizagem e desenvolvimento de modos complexos, tipicamente humanos de pensamento. No horizonte de resultados, o trabalho investigativo intenta evidenciar contribuições da educação integral em tempo integral para o desenvolvimento de modos complexos de pensamento, encontrando e construindo caminhos praxiológicos qualificadores do ato educativo como “ato de produzir a humanidade em cada indivíduo singular” (Saviani, 2011).