ESTUDO ACERCA DA MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DAS PROPOSIÇÕES DE SEBASTIAN PLÁ
Palavras-chave:
Formação de Professores, Militarização da Educação, Escolas cívico–militares, EducativoResumo
O presente resumo têm por intuíto apresentar estudo, em desenvolvimento no âmbito da linha 2 do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), dedicado ao estudo da temática da militarização da educação no Brasil, tomando como perspectiva metodológica as contribuições para o campo da investigação em educação desenvolvidas pelo pedagogo Sebastian Plá em sua obra Investigar la educación desde la educación (2022). Identificada como o processo de compartilhamento da gestão de escolas públicas civis com corporações das Polícias Militares estaduais (Alves; Toschi, 2019; Santos, 2020), para atuação de seus membros em atividades de administração e monitoria escolar, em conjunto com os educadores — tornando-se assim, conforme geralmente são denominadas, escolas cívico-militares — a militarização da educação se caracteriza como temática em ampliação no cenário político-educacional brasileiro, destacando-se como objeto de investigação na área da educação (Ximenes; Stuchi; Moreira, 2019), especialmente após o lançamento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), em 2019. Assim, o processo de militarização de escolas públicas, que além de persistir se intensificou após a revogação do PECIM, ocorrida através da publicação do Decreto nº 11.611/2023, amplia-se como tema de interesse no campo da educação, com um número cada vez maior de pesquisas dedicadas a sua abordagem através de diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Aqui, propomos compreender a militarização da educação enquanto um acontecimento educativo, conforme as contribuições de Sebastian Plá. Segundo Plá (2022) a pesquisa em educação está situada no que denomina acontecimento educativo, sendo o acontecimento educativo composto por três elementos, os saberes, os lugares, os sujeitos, reunidos e em interação, além de indicar o acontecimento educativo como referente empírico da pesquisa em educação. O projeto de pesquisa, o qual o presente resumo apresenta breve fragmento, busca, dentre seus objetivos, compreender a militarização da educação enquanto um acontecimento educativo, tendo em perspectiva a correlação entre os saberes, sujeitos e lugares em sua constituição.