CONTRIBUIÇÕES DE UM ESTUDO DE AULA (LESSON STUDY) PARA ABORDAR CONCEITOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Palavras-chave: Estudos de aula (lesson study), Formação de professores, Matemática Financeira, Ensino Médio, Ensino-aprendizagem de Matemática

Resumo

Esta pesquisa investigou as contribuições dos Estudos de Aula (Lesson Studies) para o ensino de Matemática Financeira para estudantes do 1º ano do Ensino Médio, fundamentada na teoria da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose. Realizada no segundo semestre de 2023, a investigação envolveu cinco professores de Matemática em oito encontros (sete virtuais e um presencial), focados na elaboração e aplicação de uma aula sobre Matemática Financeira. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi conduzida em um Instituto Federal na região norte do Rio Grande do Sul e buscou responder à questão: "Quais são as contribuições dos estudos de aula para a abordagem de conceitos de Matemática Financeira sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica?" A análise dos dados resultou em três categorias principais: I) compreensão dos conceitos de Matemática Financeira, II) valorização do trabalho autônomo e das discussões, e III) aprendizagem crítica. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram relacionar conceitos como inflação, deflação e reajustes salariais com expressões matemáticas, além de conectar esses temas a questões políticas e sociais, como o custo de vida e a influência governamental nos reajustes salariais. A experiência contribuiu significativamente para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes e para a promoção de discussões coletivas, reforçando a importância do Estudo de Aula como ferramenta de formação crítica e contextualizada no ensino de Matemática.

Biografia do Autor

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-doutorado em Educação Matemática  pela  Universitat  de  Barcelona;  Pós-doutorado  em  Educação  Matemática  pela  Universidade de Lisboa; Doutora e Mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, Rio Claro).

Publicado
04-09-2024
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais