“NINGUÉM É DE FERRO, NÉ?” O EDUCATIVO NAS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS DE 2015

  • Aryel Lamed David Cacau Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bruno Antonio Picoli
Palavras-chave: Educativo, Ocupações Estudantis, Neoliberalismo, Reformas, Formação de Professores

Resumo

O presente trabalho em andamento tem como temática as ocupações secundaristas de 2015 no Estado de São Paulo e busca compreender qual o educativo nas relações que envolvem os sujeitos da reforma educacional chamada de “Reorganização Escolar” no Estado de São Paulo em 2015 e seus desdobramentos? Iremos explorar este acontecimento histórico de modo a investigar o educativo presente nas ações dos estudantes, do governo, da tensão destes, e da reforma. Tensionaremos o neoliberalismo enquanto fenômeno educativo, ao criar a hipótese de haver mobilização de valores com o objetivo de alterar a subjetividade dos alvos centrais da reforma, a partir dela. Assim, construiremos uma pesquisa qualitativa, com o uso das metodologias de pesquisa bibliográfica, documental e teórica. Como fonte, analisaremos recursos midiáticos (reportagens, matérias), postagens na rede social Facebook, como na página “Comando das Escolas Ocupadas”, artigos científicos que tratem do fenômeno e o livro “Escolas de Luta” de Campos, Medeiros e Ribeiro (2016) que conta com vasto material de entrevistas, imagens e ajuda a remontar a luta dos secundaristas contra a reforma proposta pelo Governo Alckmin (2014-2018). Fundamentaremos a pesquisa a partir da teoria pós-critica, contando com autores como Plá (2022), Freitas (2018), Pongratz (2006) e Calvo (2011), além dos que virão com o seu desenvolvimento.

Publicado
04-09-2024
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais