PLANOS DE GESTÃO ESCOLAR EM SANTA CATARINA:
O QUE ELES DIZEM SOBRE A INOVAÇÃO EDUCACIONAL?
Resumo
Esta pesquisa se insere nos estudos do grupo de pesquisa em Gestão e Inovação Educacional vinculado a linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Mestrado em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó (SC). Problematiza “Em que medida os planos de gestão escolar de Santa Catarina são tidos como inovação educacional?” Tem como objetivo geral: Analisar, identificar e discutir o conceito de Inovação nos Planos de Gestão. A perspectiva de inovação utilizada no estudo advém das contribuições teóricas de Saviani e Wanderley (1989). Para estes autores as inovações educacionais expressam uma intencionalidade teórico-metodológica e não acontecem ou são introduzidas nos ambientes educacionais por acaso. Pensar de modo crítico as inovações constitui-se tarefa importante e move o presente estudo. Para tanto, dentre outros autores, serão trazidos para a discussão, Dourado Oliveira e Santos (2007), Palú e Petry (2020). Quanto ao método de abordagem será utilizada a dialética e quanto ao método de procedimento a técnica de análise de conteúdo, Bardin (1979), Moraes (1999), Petry; Barleta; Scherma (2020). O estudo terá como base empírica um conjunto de planos de gestão escolar de escolas da rede estadual de ensino situados na região da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), os quais serão examinados à luz da técnica de análise de conteúdo. A pesquisa está em etapa de finalização desta análise, buscando concluir e elucidar os aspectos abordados nos seus objetivos.
Palavras-chave: Políticas Educacionais. Gestão Democrática. Inovação Educacional. Qualidade.