VIOLÊNCIA EXTREMA CONTRA A ESCOLA

PENSANDO SOBRE “SCHOOL SHOOTINGS” NO BRASIL

  • Lara Andrade Camine UFFS
Palavras-chave: Formação de professores, School shooting, Violência, Escola, Extremismo

Resumo

A presente pesquisa tem como tema os ataques de extrema violência contra escolas no Brasil,
inspirados pelos ataques internacionais conhecidos como school shootings, cuja popularidade
como fenômeno se origina com o infame ataque violento à escola Columbine em 1999, nos
Estados Unidos. Nosso problema de pesquisa é o seguinte: por que a escola, como instituição,
é alvo de violência extrema de seus próprios alunos?; para compreender esta questão e tentar
respondê-la, nos preocupamos em conhecer os casos internacionais mais influentes e
compreender sua importância para os perpetradores dos mesmos ataques violentos em nosso
país, além de construir um escopo de casos nacionais para analisar. Conhecendo os casos,
gostaríamos de trazer hipóteses para as causas dos ataques que estejam além das comumente
apontadas, como o bullying e desejo de vingança — queremos compreender os fatores
epistemológicos que causam que estudantes desejem cometer massacres em suas escolas. Nos
preocuparemos também em compreender o papel da escola na vida desses sujeitos e o que ela
representa para os mesmos, o que nos ajudará a entender a relação entre perpetrador e
instituição, e o porquê de seus desejos violentos serem direcionados à escola em si. Nosso
método de pesquisa escolhido é o qualitativo hermenêutico. Nossa análise bibliográfica e
nossa escolha de referenciais teóricos é interdisciplinar, possibilitando uma pesquisa
abrangente sobre Educação. Utilizaremos autores de diferentes áreas: Johan Galtung, Franco
Bifo Berardi, Mark Fisher, Wendy Brown, Gert Biesta e Jorge Larossa são alguns dos
principais.

Publicado
04-09-2024
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais