INFÂNCIA PEQUENA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCÊNCIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CHAPECOENSE

  • Amanda de Sá Munzi Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Formação de professores. Práticas pedagógicas. Educação Infantil

Resumo

Esta pesquisa compõe os trabalhos do Grupo de Estudos e Pesquisa Escola de Vigotski -
GEPEVI, na linha que pesquisa a educação infantil na perspectiva da escola de Vigotski e o
projeto de pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação na Perspectiva Histórico-Cultural,
coordenado pela professora orientadora dessa pesquisa. A temática proposta é a história das
propostas curriculares e suas possíveis influências nas práticas pedagógicas com a infância
pequena. A pesquisa apresenta o seguinte questionamento: que concepções de criança, infância
e prática docente orientaram as propostas curriculares de educação escolar do município de
Chapecó ao longo dos últimos 20 anos, com foco para a Educação Infantil? O objetivo geral é
analisar as concepções de criança, infância e prática docente presentes nas propostas curriculares
de educação escolar do município de Chapecó ao longo dos últimos 20 anos, com foco para a
Educação Infantil e os objetivos específicos são: i.) conhecer, através dos documentos
históricos, a trajetória da Educação Infantil na Rede Municipal de Chapecó; ii.) identificar as
bases epistemológicas que fazem parte dos documentos que norteiam a educação municipal; iii.)
mapear os conceito de criança, infância e prática docente presentes nas propostas curriculares
do município e iv.) identificar as possíveis mudanças conceituais que acontecem no discurso
das propostas curriculares ao longo do recorte temporal proposto. A metodologia proposta é
análise documental baseada em Evangelista (2012), com categorias de análise baseadas no
método do Materialismo Histórico-dialético. Os principais referenciais teóricos são: Saviani
(1978), Prestes e Tunes (2021); Duarte (2006;2021) entre outros.

Publicado
04-09-2024
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais