EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA

A CULTURA POLÍTICA ENTRE OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

  • Luiz Fernando Johann Andrade Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Palavras-chave: Educação. Democracia. Políticas Educacionais. Cultura Política. Estudantes Universitários

Resumo

O debate sobre educação e democracia é um tema clássico no campo da pesquisa educacional. Os ataques atuais que a democracia representativa vem sofrendo em diversos países e no Brasil em particular (Levitsky; Ziblatt, 2019) atrelado a onda global neoliberal e neoconservadora (Apple, 2013) e a ascensão de políticas antidemocráticas no Ocidente (Brown, 2019), evidenciam que essa discussão permanece atual e extremamente necessária. Tendo isso presente, o propósito central desta pesquisa é analisar as relações entre educação e democracia a partir de um estudo sobre a cultura democrática dos jovens universitários. Como arcabouço teórico, abarcamos autores centrais do tema, principalmente Anísio Teixeira (1971;1984), Christian Laval (2004), Dermeval Saviani (1999; 2020), Florestan Fernandes (1976), John Dewey (1979ab), Maria Benevides (1996; 2016), Marilena Chauí (2009; 2021), Michael Apple (2013; 2017), e Paulo Freire (2016; 2018). Em termos metodológicos, trata-se de um estudo que articula os métodos qualitativos e quantitativos, com pesquisa bibliográfica e empírica. Para isso, utilizaremos o método de pesquisa survey (Babbie, 1999) através de um formulário aplicado a 300 estudantes de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó (SC). A aplicação desse instrumento está prevista para o segundo semestre de 2024. O processo de análise dos dados envolve a categorização dos elementos (Plá, 2022), uso da análise multivariada, estatística inferencial e análise de conteúdo. A partir desse estudo e fundamentando-se no conceito de cultura política, defendemos o entrelaçamento existente entre educação e democracia, sobretudo na formação da cultura democrática entre os jovens.

Publicado
04-09-2024