“VAI QUERER SER O QUE, PROFESSORA? SIM, SEREI UMA PROFESSORA!”:

A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NA UFFS – CAMPUS CHAPECÓ EM PERSPECTIVA INTERSECCIONAL

  • Michele Batista Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Retomada da Educação Formal. Formação de professoras. Interseccionalidade.

Resumo

Esta pesquisa intenciona lançar luzes sobre trajetórias acadêmicas e seus impactos na formação de professoras que ingressaram no ensino superior com mais de 25 anos de idade. A busca centra-se em mensurar que aspectos o processo de ruptura e a retomada da educação formal, trouxe para as vidas dessas estudantes ao ingressarem nos cursos de licenciatura da UFFS - Campus Chapecó. Assim, a pergunta de pesquisa é: Considerando a retomada, a permanência, a conclusão e as perspectivas profissionais como professoras, houve alterações/mudanças em suas vidas enquanto mulheres trabalhadoras? O objetivo geral é compreender, em perspectiva interseccional, quais foram os impactos que o acesso à educação superior e a inserção profissional, trouxeram para a vida dessas mulheres. Os objetivos específicos são:  conhecer suas trajetórias na educação formal (educação básica e no ensino superior); identificar as estratégias que possibilitaram a inserção e permanência na graduação; analisar aspectos institucionais que agregaram contribuições ou não na formação de professoras; e abordar os impactos profissionais que a formação proporcionou à estas mulheres, agora professoras, em intersecção entre gênero e classe. A pesquisa está sendo realizada com abordagem conceitual da interseccionalidade, especialmente, a partir de Akotirene (2022), Crenshaw (2019); Collins; Bilge (2020) e Collins (2022), em diálogo com bell hooks (2013, 2020, 2021) para o campo da formação de professoras em perspectiva decolonial com Balestrin (2013); Grosforguel (2021).  A metodologia está ancorada em análise quali/quanti, tendo centralidade na oralidade através de roda de conversa (Moura; Lima, 2014).

Publicado
04-09-2024
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais