FARÓIS NA NEBLINA OU TEMPESTADE NO MAR?
EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
A pesquisa tem como temática as possibilidades de uso da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na formação de professores no ensino superior. A problemática central investiga os propósitos do uso da IAG nas atividades docentes nas universidades públicas federais da região Sul do Brasil, nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo geral é identificar como a IAG está integrada no ensino superior e avaliar a formação oferecida aos docentes. Entre os objetivos específicos, destacam-se a análise histórica da IAG, identificação das ferramentas utilizadas e sua aplicabilidade nas aulas, e a importância da formação dos professores. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e questionários online com perguntas mistas para os professores e professoras das universidades. A escrita é poética, buscando inspirar o leitor com um estilo expressivo e reflexivo baseada em Esteves, Adó, Evaristo. O referencial teórico inclui Freire, Vigotski, Arendt, Zuboff, Nicolelis, dentre outros que darão suporte para as discussões referentes as implicações sociais, culturais e éticas do uso da IAG na educação. Este estudo busca promover uma prática pedagógica humanizadora e crítica, que valorize a curiosidade e a transformação social. O título, os "faróis na neblina" simbolizam a luz que a IA promete, guiando-nos através da obscuridade das incertezas e dos desafios desconhecidos. Por outro lado, a "tempestade no mar" são as dificuldades que podem surgir ao navegarmos pelas águas turbulentas. Essa dualidade captura perfeitamente o âmbito desta investigação: uma busca por entendimento em um campo repleto de potencial tanto para descobertas quanto para cautela.