ECOPEDAGOGIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS:

CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Fabiane Carbonari Menegussi Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Ana Maria de Oliveira Pereira
Palavras-chave: Formação de Professores. Ecopedagogia. Práticas Educativas Ambientais.

Resumo

Partindo da história da educação brasileira e seu contexto, verifica-se que as questões que envolvem a formação dos professores está presente em diversos momentos e assim como a educação ambiental e a Ecopedagogia, são influenciadas pela conjuntura histórica, social e política, marcada por avanços e retrocessos. Considerando isso, este estudo tem como problemática: Quais as contribuições da Ecopedagogia nas práticas educativas dos professores, que atuam no curso de Pedagogia, de uma Instituição de Ensino Superior que prioriza a educação ambiental? Para responder essa questão elencou-se como objetivo geral construir a compreensão de como a Ecopedagogia contribui nas práticas educativas dos professores, que atuam na formação de professores. A pesquisa está em andamento e caracteriza-se como uma pesquisa-ação. A parte empírica da pesquisa foi desenvolvida com professores que atuam no curso de Pedagogia, utilizando-se um encontro baseado nos círculos de cultura freireanos. Para análise dos dados está sendo utilizada como técnica, a análise de conteúdo. Partindo, do significado etimológico ressignificando-o e associando ao conceito de Cuidadania, a Ecopedagogia refere-se ao cuidado da vida, da existência e busca resgatar o entendimento de que o planeta Terra é a casa de todos/as, por isso todos/as são responsáveis por cuidá-la, a partir de situações cotidianas. Dessa forma, as ações Ecopedagógicas não são lineares, nem mecânicas, são complexas, desafiadoras e exigem um repensar, refletir, ressignificar, atribuir sentido. Com isso, identifica-se a necessidade de dialogar sobre essas temáticas, na formação de professores, problematizando a visão antropocêntrica, cartesiana, a fim de construir possibilidades de ação.

Palavras-chave: Formação de Professores. Ecopedagogia. Práticas Educativas Ambientais.

Referências:

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 20ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis, 2000.

GUTIÉRREZ, Francisco e PRADO, Cruz. Ecopedagogia e Cidadania Planetária.3ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.

 

Publicado
22-08-2023
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais