MINHA VIDA, MEUS HERÓIS

O HOMEM DE FERRO COMO EXPRESSÃO ÉTICO-ESTÉTICA NA RELAÇÃO COM O DISCURSO DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

  • GRACE KELLY LOPES LACERDA UFFS
  • Camila Caracelli Scherma UFFS
  • Ilma de Andrade Barleta UNIFAP
Palavras-chave: Heroificação. Discurso. Políticas Educacionais. Homem de Ferro. BNCC .

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo compreender quais são as camadas de sentidos constituintes do
discurso da heroificação, presente nos filmes do Homem de Ferro, e como refletem e refratam
na esfera educacional. Trata-se de um estudo analítico-interpretativo que se utiliza do
cotejamento para construir as compreensões acerca do discurso do herói-super-herói com o
discurso das habilidades e competências para auscultar possíveis reflexos e refrações nas
respectivas materialidades, tendo como aporte teórico Bakhtin (2010; 2011), Volóchinov (2018),
Pónzio (2021), Miotello (2018), Shiroma (2005), Maues (2021), Dale (2004) e Scherma (2017).
Ao olhar para a esfera cinematográfica e a esfera das políticas educacionais – e, ao cotejá-las,
se pretende compreender os movimentos discursivos que vão constituindo os ideários da vida
de uma determinada sociedade, num determinado tempo e lugar. Olhar de modo atento para
essas materialidades e para como o discurso da heroificação se constituindo é um dos desafios
do presente estudo. Realizo tal caminhada investigativa que já sinaliza a presença de uma 

política cultural global viajante que interpenetra a política educacional também viajante no
sentido estético e ético materializadas nos cotidianos singulares das nossas existências.

Publicado
22-08-2023
Seção
Políticas Educacionais