GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DA ATUAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CORONEL FREITAS (SC)

  • Dhenifer Bedin Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Políticas Públicas. Gestão Democrática. Conselho Municipal de Educação. Atuação. Democracia.

Resumo

O presente estudo está inserido na Linha de Pesquisa de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no Campus de Chapecó, Santa Catarina. A pesquisa tem como preocupação central analisar se nas atividades desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Educação (CME), do munícipio de Coronel Freitas (SC), a gestão democrática é tida como aspecto importante. Os objetivos deste estudo estão em identificar e analisar os principais assuntos abordados nas reuniões do Conselho Municipal de Educação; verificar se a gestão democrática está entre os assuntos abordados nas reuniões do Conselho Municipal de Educação; examinar como são organizadas as ações do Conselho Municipal de Educação; verificar como é a configuração e a estrutura do Conselho Municipal de Educação; traçar o perfil dos membros do Conselho Municipal de Educação, no período de 1996 a 2021. A pesquisa que está sendo desenvolvida é de cunho qualitativa, o método de pesquisa é o descritivo analítico e a técnica utilizada para a análise do material é a análise de conteúdo, a qual será utilizada para analisar as 217 atas das reuniões do Conselho Municipal de Educação de Coronel Freitas- SC, durante os anos de 1996 á 2021, e o método de abordagem materialismo histórico dialético. Para embasar teoricamente a pesquisa, recorremos a autores, como Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Paro (1997), Lima (2003), Bordignon (2009), Cury (2000) e Gohn (2007).

Publicado
22-08-2023
Seção
Políticas Educacionais