O YOUTUBE COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO PARA A BARBÁRIE

REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DAS REDES SOCIAIS

  • Roberta Guimarães Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Educação informal. Reacionarismo. Educação democrática. Formação de professores. Conhecimentos e práticas educacionais.

Resumo

Pode-se constatar em nosso tempo histórico, em paralelo aos atos antidemocráticos, uma escalada no espaço ocupado pelas redes sociais no debate público e político ao informar e educar a população. Diante das possíveis inferências das plataformas digitais e partindo do conceito de educação informal de Plá (2022), ou seja, das ações que não são sistematicamente pensadas para educar mas que acabam por ter implicações educativas, indagamos: qual o lugar ocupado por professores e professoras em um mundo reacionário? Na busca por refletir sobre esse problema, estruturamos nosso texto em três momentos. Primeiramente vamos analisar a conjuntura atual e os fatores políticos, históricos e sociais que nos trouxeram até a realidade reacionária no Brasil contemporâneo. Seguindo, buscamos a compreensão da dimensão educativa presente no YouTube, especialmente na forma como os conteúdos do canal Os Pingos nos Ís intervêm na subjetividade de seus ouvintes e telespectadores. Findamos com a problematização acerca da dimensão educativa informal no YouTube, ao passo que temos o intuito de pensar quais são os elementos fundamentais para a formação de professores e professoras ética, científica e politicamente comprometidas com a democracia. É na busca de compreensão, reflexão e possíveis meios de superação dessa realidade que os esforços estão centrados. Para tanto, optou-se pela utilização da base fenomenológica e hermenêutica de pesquisa aliando-a concomitantemente à teoria crítica. Temos como autores principais Biesta (2021), Arendt (2016), Adorno (2020), Plá (2022) e para nos auxiliar no processo de análise política do discurso pautamo-nos em Laclau e Mouffe (2015).

Publicado
22-08-2023
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais