O TRABALHO COMO ATIVIDADE HUMANA E O TRABALHO DOCENTE

UM OLHAR A PARTIR DAS RESOLUÇÕES CNE/CP Nº 02/2015 E Nº 02/2019

  • Danimar Francisco Bavaresco UFFS
Palavras-chave: Trabalho como valor ontológico. Trabalho docente. Formação de Professores. Diretrizes nacionais de formação de professores.

Resumo

A pesquisa em andamento está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em sua linha de pesquisa: Formação de Professores. Para a temática principal, o foco é sobre o trabalho docente como criador de humanidade (Saviani, 2011a). O objetivo principal da pesquisa é identificar as concepções de trabalho que emergem das diretrizes nacionais de formação de professores. Para isso, foram estabelecidos objetivos específicos, que se desdobram da seguinte forma: (I) Compreender a concepção de trabalho a partir do referencial marxista e sua relação com a natureza do trabalho docente; (II) Identificar a concepção de trabalho docente a partir da Resolução CNE/CP nº 02/2015; (III) Verificar a concepção de trabalho docente a partir da Resolução CNE/CP nº 02/2019; e (IV) Evidenciar as mudanças para o trabalho docente entre as resoluções de 2015 e 2019. No âmbito metodológico, a pesquisa filia-se aos pressupostos do Materialismo Histórico-dialético como matriz de referência particularmente para categorias como trabalho e humanidade. Em termos procedimentais, se valerá de análise de conteúdo (Bardin, 2016) para a prática de pesquisa com documentos. Teoricamente, a pesquisa está embasada principalmente em: Marx (1978; 2004; 2007; 2008; 2013; 2017), Engels (1999), Leontiev (2004), Lukács (2012; 2013), Saviani (2005; 2008; 2011; 2021) e Duarte (2006; 2020).

Publicado
22-08-2023
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais