CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFFS, CAMPUS CHAPECÓ

  • Silvane Bianchet Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Conhecimento profissional. Desenvolvimento profissional docente. Professor formador. Docência em cursos de licenciatura em Matemática.

Resumo

Esta pesquisa dedica-se à temática do desenvolvimento profissional de formadores de futuros professores de Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul, concebendo esse processo como um fenômeno contínuo, pelo qual os professores desenvolvem-se pessoal e profissionalmente transcendendo do individual para o coletivo. Considerando-se a relevância desse tema para as discussões sobre formação de professores universitários, estabelecemos o seguinte problema de investigação: quais conhecimentos são movimentados pelo docente de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul e como favorecem ao desenvolvimento profissional? O objetivo geral consistiu em evidenciar e compreender os conhecimentos profissionais mobilizados pelos professores formadores do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Fronteira Sul, Campus Chapecó. A pesquisa apoia-se nos referenciais teóricos sobre conhecimento profissional de professores, especialmente Lee Shulman, os quais contribuíram para entendermos o desenvolvimento profissional docente e a importância dos conhecimentos profissionais mobilizados na docência. Metodologicamente, optamos por uma investigação qualitativa, de natureza exploratória, com a análise de um vasto material empírico composto pelo Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática, pelo Currículo Lattes dos professores do Curso e pelo questionário de pesquisa. Para análise dos dados nos utilizamos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a qual evidenciou quatro categorias: conhecimento do contexto educacional e dos alunos e suas caraterísticas, conhecimento curricular, conhecimento do conteúdo e conhecimento didático. Notamos que, a movimentação de distintos conhecimentos profissionais ao realizar a docência, contribui para o desenvolvimento profissional dos professores do Curso.

 

 

Publicado
22-08-2023
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais