CURRÍCULO E MATERIAIS DIDÁTICOS: ESTUDO DE BASE POPULACIONAL PARA CRIANÇAS NEGRAS, INDÍGENAS E MIGRANTES NOS ESPAÇOS ESCOLARES (SEARA-SC)

  • Franciele Levandovski Sinnott Silva Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS
Palavras-chave: Conhecimentos e práticas educacionais. Decolonial; Currículo. Livros didáticos.

Resumo

A cidade de Seara-SC, teve em seu processo de construção histórica e de povoamento os percursos migratórios de descendentes de europeus (alemães, italianos), que buscavam por terras para o cultivo agrícola de subsistência. Mas, parte desse território encontrava-se habitado por caboclos e indígenas, que sofreram evasão forçada e/ou a intervenção em seus costumes e cultura. Aqui, apresentamos parcialmente a pesquisa sobre currículo e materiais didáticos para a educação das relações raciais. Primeiramente conta com a análise de conteúdo de registro históricos da primeira escola do município e tem como objetivo compreender os processos migratórios históricos e atuais, com ênfase na constituição educacional. A partir do contexto histórico problematizamos de que maneira as crianças negras, indígenas e migrantes estão sendo acolhidas e respeitadas no processo de ensino-aprendizagem contido nas Diretrizes Curriculares Do Ensino Fundamental dos Anos Inicias da Rede AMAUC e nos livros didáticos em específico das disciplinas de português, geografia e história do 4° e 5° anos do E.F? O objetivo é analisar o currículo e os materiais didáticos, tendo como temática as Relações Étnicas-Raciais. Em base metodológica, a pesquisa caminha por Laurence Bardin (2001) com análise de conteúdo documental, com as categorias de base para estudo do currículo e posteriormente do livro didático usado pelo professor. Conta com abordagem teórica da Decolonialidade e da Interculturalidade, pautada em Catherine Walsh (2019), Aníbal Quijano (2005), de identidade de Stuart Hall (2014), da relação com Outro em hooks (2017), nos currículos com Apple (2001), Gimeno Sacristán (2017) e Tomaz Tadeu Silva (1999/2010).

Publicado
22-08-2023
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais