OS PRODUTOS EDUCACIONAIS NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO DE HISTÓRIA

UMA ANÁLISE DOS PROGRAMAS PROFHISTÓRIA EM SANTA CATARINA

  • Ana Carla Soares Bueno Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: ProfHistória. Formação de Professores . Ensino de História. Produtos Educacionais.

Resumo

O presente estudo tem como foco de análise, os produtos educacionais elaborados pelos mestrados profissionais em ensino de História (ProfHistória), ofertados em instituições de educação superior no estado de Santa Catarina. O ProfHistória, é um programa de pósgraduação stricto sensu, criado em 2013, coordenado pela UFRJ e oferecido em outras 39 universidades do país e que tem como foco a formação continuada de professores de História da educação básica e visa a melhoria da qualidade do ensino básico no Brasil. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter descritivo e exploratório, do tipo “estado do conhecimento” (ROMANOWSKI; ENS, 2006). O material empírico que integra essa pesquisa são as os produtos educacionais produzidos pelo ProfHistória, nas seguintes universidades catarinenses: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). As primeiras produções datam de 2016, daí nosso período de análise, 2016 a 2022. Entre as duas universidades, foram elaborados 90 produtos educacionais. O estudo desse material visa observar os aspectos temáticos, práticas pedagógicas, recursos didáticos e estratégias de ensino. Para a identificação, organização e análise dos dados será utilizada a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2002). O estudo se fundamenta na epistemologia de Ludwik Fleck (2010). Mantemos também um diálogo com outros autores como Bloch (2001); Fonseca (2011); Silva e Guimarães (2012); Garcia (1995). Esperamos, assim, que nosso estudo possibilite o avanço nas discussões sobre o ensino de História e possa determinar como a pós-graduação pode contribuir nesse contexto.

Publicado
22-08-2023
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais