CAMINHOS DA INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO

UM ESTUDO ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL NOS CURSOS DE LETRAS PORTUGUÊS E/OU INGLÊS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DOS ESTADOS DA REGIÃO SUL

  • Lidiane Loureiro de Mello UFFS
  • Ana Maria de Oliveira Pereira UFFS
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores, TDIC, Curso de Letras.

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação representam um importante aspecto a
ser considerado no cenário educacional, visto que representam uma característica marcante nos
tempos vividos. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico e qualitativo objetiva, por meio do
método Comparado em Educação compreender como as matrizes curriculares dos cursos Letras
Português e/ou Inglês das Universidades Federais da região Sul propiciam a formação em
relação ao uso das TDIC. Os objetivos específicos estão distribuídos no texto como capítulos,
tendo o primeiro o intuito de elaborar um histórico acerca da trajetória da formação inicial de
professores envolto pela implantação da informática educativa no Brasil e as mudanças
ocorridas em razão do advento da tecnologia digital. O segundo capítulo visa compreender como
os conhecimentos científicos e universitários da formação inicial para o uso das TDIC podem
propiciar possibilidades no fazer docente com vistas a um ensino significativo e contemporâneo.
O terceiro capítulo traz o processo de como foi a implantação das TDIC no ensino superior pelos
Estados da Região Sul e identificação nos projetos políticos dos cursos analisados, componentes
curriculares relacionados às TDIC. Por fim, como dimensão metodológica do capítulo quatro,
tomaremos como referência a comparação em educação, identificando semelhanças e diferenças
entre a formação oferecida pelos cursos Letras Português e/ou Inglês com os documentos que
regem a educação brasileira para o uso das TDIC observando a matriz curricular quanto à
obrigatoriedade ou não de cursar estas disciplinas. O estudo usa como referências principais
Caballero, Manso, Matarrannz, Valle (2016), Lévy (1993), (1999), Tardif (2014).

Publicado
22-08-2023
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais