O O Apoio Pedagógico Vinculado ao Programa Nacional de Assistência Estudantil na UFFS

  • Rozilene Bellaver UFFS
Palavras-chave: Assistência Estudantil. Políticas Educacionais. PNAES. Apoio Pedagógico

Resumo

Com a implementação nas últimas duas décadas de políticas educacionais para a Educação Superior como o REUNI, PNAES e Lei de Cotas, o perfil estudantil nas universidades federais tornou-se heterogêneo, e a necessidade de planejar e implementar políticas de permanência é um desafio. Esta pesquisa versa sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil, está delimitada em uma das dez áreas que o programa estabelece, a área apoio pedagógico. O objetivo geral é analisar a implementação do apoio pedagógico como área do Programa Nacional de Assistência Estudantil na UFFS, os fatores facilitadores e seus obstáculos. Para isso estabelecemos três objetivos específicos: a) analisar as principais políticas educacionais, constituídas nas últimas duas décadas, que contribuíram para o ingresso e permanência de estudantes de escolas públicas em instituições federais de Ensino Superior; b) investigar o processo de implementação do apoio pedagógico na UFFS; c) averiguar como profissionais que implementam o apoio pedagógico na UFFS compreendem e avaliam esta política educacional na instituição. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório e abordagem qualitativa. Através de instrumentos investigativos como análise documental, questionário e entrevista semiestruturada, desenvolvemos uma avaliação de processo, referenciada em Draibe (2001). Os participantes da pesquisa foram os servidores técnico-administrativos em educação que desenvolvem o serviço de apoio pedagógico com estudantes de graduação na UFFS. A análise de dados foi baseada na técnica de análise de conteúdos de Bardin (2011), utilizamos como indicadores a priori e para análise dos dados, eficiência e eficácia. Os dados coletados estão em processo de análise.

 

Publicado
22-08-2023
Seção
Políticas Educacionais