Estudos de aula

uma perspectiva para o desenvolvimento profissional de professores de matemática

  • Antônio Ademir Andrioli UFFS
Palavras-chave: Estudos de aula. Formação de professores. Aprendizagens profissionais docentes.

Resumo

O estudo de aula é uma abordagem originária do Japão que vem sendo pesquisada e aprimorada em diversos países devido a sua potencialidade de promover aprendizagens profissionais docentes, melhorar a aprendizagem dos alunos e consequentemente a melhoria do ensino. Em vista disso, neste trabalho buscamos pesquisar as aprendizagens profissionais de professores que ensinam matemática no contexto dos ciclos de estudos de aula, problematizando o desenvolvimento profissional dos professores que ensinam matemática no ensino fundamental anos finais nono ano, com foco na construção de conhecimentos. Motivado por esta questão que envolve o desenvolvimento dos saberes docentes, centramos nosso esforço para identificar e compreender as aprendizagens profissionais desenvolvidas por professores que ensinam função afim no nono ano do ensino fundamental ao participarem da abordagem de estudos de aula. Para dar resposta ao problema, a pesquisa será realizada com um grupo de quatro professores de matemática em 12 encontros para estudos, planejamento, lecionação/observação e reflexão da aula de pesquisa. Este trabalho concentra-se em uma abordagem de natureza qualitativa exploratória, com coleta de dados pela observação, notas de campo, questionários, reflexões escritas pelos professores, gravações e entrevistas semiestruturadas, sendo estes, analisados pela perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016).

Publicado
22-08-2023
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais