A GAMIFICAÇÃO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM NOVO OLHAR PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

  • CARINA VARIANI MATIEVICZ UFFS
Palavras-chave: Políticas Educacionais. Gamificação. Alfabetização. letramento.

Resumo

Esta pesquisa tem como tema a gamificação em sala de aula, considerando que é uma tendência crescente na educação, assim sendo, o problema que norteia a pesquisa é investigar quais as potencialidades e possibilidades que a gamificação pode desencadear quando aplicada em processos de ensino e aprendizagem, mais especificamente na fase de alfabetização. Nesse sentido, o objetivo geral é investigar se as políticas educacionais curriculares vigentes contemplam a gamificação, seus benefícios e possibilidades para alfabetização e letramento, ademais, tenho como objetivos específicos fazer um levantamento das políticas educacionais curriculares vigentes, que estabelecem relações entre gamificação, alfabetização e letramento, assim como, investigar se as políticas educacionais curriculares voltadas para alfabetização e letramento contemplam processos de ensino com a utilização  de Tecnologias Digitais e por fim, refletir sobre benefícios e possibilidades promovidos pela gamificação no processo de alfabetização e letramento quando da interação com Tecnologias Digitais. Para tanto, a pesquisa terá como base teórica autores que falam acerca da alfabetização e letramento, e tecnologias digitais, pois são processos fundamentais para a formação educacional dos indivíduos, sem esquecer da gamificação, dentre os quais destaco: SOARES, M; BUSARELLO, R. I.; ROJO, R. H; VIANNA. A pesquisa é qualitativa, a coleta de dados realizar-se-á a partir da análise documental, a amostra será composta por três documentos: BNCC Anos Iniciais, Proposta Curricular de SC, e Currículo regional da AMOSC;  se utilizando da análise de conteúdo de Bardin e categorização para organização e análise dos dados e resultados.

Publicado
22-08-2023
Seção
Políticas Educacionais