PANORAMA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE CHAPECÓ-SC, DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19:

A VISÃO DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

  • Sidinara Ana Kunzler Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Nilce Fátima Scheffer Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Educação. Pandemia. Políticas Educacionais. Ensino Fundamental Municipal.

Resumo

O presente estudo busca dentro da linha de pesquisa “Políticas educacionais” e da temática “Estado e políticas públicas de Educação no Brasil” responder à problemática: Que possibilidades se apresentaram ao processo educacional municipal de ensino fundamental de Chapecó-SC, durante o período de pandemia considerando as políticas e determinações em nível Federal, Estadual e Municipal de educação, além da experiência vivida pelos professores e coordenadores pedagógicos? A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, fará a análise de políticas do Ministério da Educação que deram direcionamento à prática desenvolvida nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no período. A coleta de dados ocorre a partir de um instrumento que tem por amostra professores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas municipais, localizadas nas cinco diferentes regiões da cidade de Chapecó-SC. Fazem parte do referencial teórico da pesquisa autores como Frigotto (2021), Magalhães (2021), Mainardes (2018), Saviani e Galvão (2021), Santos (2021) e Souza (2016). Espera-se constituir, por meio da pesquisa, dados que possibilitem descrever o percurso da educação municipal no período pandêmico de 2020 e 2021, apresentando os principais pontos dessa trajetória, a fim de pensar a condução de ações educacionais que deem conta dos prejuízos na aprendizagem e das demandas do mundo atual.

Publicado
22-08-2023
Seção
Políticas Educacionais