EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL:
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA E O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Resumo
O presente trabalho consiste em uma proposta de pesquisa para um projeto de dissertação vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. A temática envolve a comunicação não-violenta como possibilidade para o desenvolvimento emocional e afetivo da criança, tendo em vista a necessidade de modos de resolução de conflitos que sejam respeitosos. Com isso, busca-se compreender como as experiências com as propostas e estratégias da comunicação não-violenta interferem no desenvolvimento emocional e afetivo da criança da Educação Infantil?. O principal objetivo consiste em descrever e analisar como as experiências com as propostas e estratégias da comunicação não-violenta interferem no desenvolvimento emocional e afetivo da criança da Educação Infantil. Para mais, busca-se relacionar as vivências cotidianas e seus desafios com a teoria prática da comunicação não-violenta, comparar as concepções dos professores sobre a comunicação não-violenta e o desenvolvimento emocional das crianças após dinâmicas e formação, e produzindo um e-book contendo possibilidades de mediação de conflitos no contexto escolar. Para contemplar os objetivos, o percurso metodológico caracteriza-se pela pesquisa qualitativa, com estudo de campo, pesquisa-ação, abordagem descritiva, interpretativa e estudo bibliográfico com foco em autores como ROGERS (2009) e ROSENBERG (2019), proporcionando também oficinas com professores atuantes na Educação Infantil no intuito de colocarem em prática aquilo que foi sendo desenvolvido durante os estudos. Por fim, pretende-se avaliar como as práticas com os docentes podem influenciar ações e mediações na docência. Por ser uma proposta de projeto de pesquisa, não possui resultados para discussão.