Inscrições para ouvintes até 17/11/2024
Formulário de Inscrição no EIPOS AQUI!
ENSALAMENTO (Acesse o PDF aqui):
EIXO I - CIÊNCIAS HUMANAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DATA: 21.11.2024
HORÁRIO: 16 h
LOCAL: Unidade Seminário, sala 2
COORDENADORAS: Dra. Eliane Gonçalves dos Santos e Dra. Tamini Wyzykowski
1 | ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO DO CAMPO EM EVENTOS CIENTÍFICOS NO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL | Alex Ferreira, Sandra Maria Wirzbicki |
2 | A ONDA NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO: O HOMESCHOOLING E O DIREITO À EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE | Eduarda Ferreira Antunes, Neusete Machado Rigo |
3 | REFLEXÕES SOBRE PENSAMENTO CRÍTICO E METODOLOGIAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E ARGENTINA | Victória Santos da Silva, Roque Ismael da Costa Güllich, |
4 | O QUE SE MOSTRA EM DOIS EVENTOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RELACIONADAS ÀS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE | Amanda Emmanuele Paulus Machado, Eliane Gonçalves dos Santos |
5 | EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MUDANÇA CLIMÁTICA: REFLEXOS NA FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | Vanessa Cléia Palinski, Paula Vanessa Bervian |
6 | INTERFACES DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS: UM OLHAR PARA O ENPEC E A RBPEC | Giordane Miguel Schnorr, Tamini Wyzykowski, Fabiane de Andrade Leite |
7 | UMA ANÁLISE DAS DIMENSÕES SOBRE A REPRODUÇÃO HUMANA EM LIVROSDIDÁTICOS DE CIÊNCIAS APROVADOS NO PNLD 2022 | Joana Tatiele de Carvalho, Erica do Espírito Santo Hermel, Paula Franciele Kuhn Kloc |
8 | REFLEXÕES ACERCA DAS COMPREENSÕES DE CURRÍCULO DE PROFESSORES PARTICIPANTES DOS CICLOS FORMATIVOS DA UFFS | Tamini Wyzykowski, Fabiane de Andrade Leite, Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann |
9 | MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | Adriane Kis Schultz, Danusa de Lara Bonotto |
10 | INSTRUMENTOS DA LINGUAGEM PARA ENSINAR E APRENDER CIÊNCIAS | Daniéli Vitória Goetz Pauli, Sinara München, Judite Scherer Wenzel |
11 | LIVRO DIDÁTICO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | Fernanda Schons |
12 | ABORDAGENS CURRICULARES E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL | Luana Zimpel de Quadra, Sandra Maria Wirzbicki |
13 | EDUCAÇÃO INTEGRAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Cleusa Inês Ziesmann, Jeize de Fátima Batista |
14 | VIOLÊNCIA DE GÊNERO: OUVINDO OS HOMENS AGRESSORES | Adriano Silva Da Rosa, Talita Raquel Preschadt, Lizete Dieguez Piber |
15 | AGRICULTURA URBANA EM CHAPECÓ/SC | Shara Brunetto |
16 | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E SUAS IMPLICAÇÕES NAS CONCEPÇÕES DE ENSINO: DISCUTINDO UM ESTADO DO CONHECIMENTO | Camila Boszko; Roque Ismael da Costa Güllich |
17 | MESTRAS E DOUTORAS NO BRASIL: AS DIMENSÕES DO SISTEMA MODERNO-COLONIAL DE GÊNERO | Fernanda Schons, Guilherme José Schons |
18 | GENTRIFICAÇÃO NA FRONTEIRA BRASILEIRA-ARGENTINA: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DESDE CONCÓRDIA, ERECHIM E POSADAS | Guilherme José Schons, Ana Carolina Nuñez, Ivete Pasquali Souza da Luz |
19 | AS MEMÓRIAS DO COLONIALISMO PORTUGUÊS: TESTEMUNHOS DE CONCEIÇÃO EVARISTO, ISABELA FIGUEIREDO E GRADA KILOMBA | Guilherme José Schons |
20 | EDUCAÇÃO SUPERIOR E CIDADANIA: PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS SOBRE O “DOMÍNIO COMUM” | Marjorie Bier krinski Corrêa, Ivann Carlos Lago |
Eixo IV - CIÊNCIAS SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS DATA: 21.11.2024
HORÁRIO: 16 h
LOCAL: Unidade seminário, sala 5
COORDENADORES: Dr. Igor Catalão e Dra. Enise Barth
1 | LA MOVILIDAD EN LA FRONTERA. FAMILIAS PARAGUAYAS, ENTRE LAS REDES Y LOS VÍNCULOS. EL CASO DE LA COLONIA GARUHAPÉ (MISIONES, ARGENTINA) EN LA 2DA MITAD DEL SIGLO XX | Gabriel Horacio LealNorma Oviedo |
2 | DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E BEM-ESTAR NA SAÚDE FRONTEIRIÇA | Adriano Silva Da Rosa, Talita Raquel Preschadt, Edemar Rotta |
3 | MUJERES VENEZOLANAS Y TAREAS DE CUIDADOS | Sandra Montiel, Guillermo Fuentes |
4 | FUNDO PÚBLICO E ORÇAMENTO PÚBLICO: SUAS RELAÇÕES NA VIABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS | Tarcio Ricardo Thomas, Edemar Rotta |
5 | HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA DOS MECANISMOS DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO NO BRASIL | Cálita Corrêa Fang, Serli Genz Bolter |
6 | VISÕES E TRANSFORMAÇÕES: CINEMA, SOCIEDADE E EXPANSÃO DE CAPACIDADES | Erik Luís Sott De Santis, Marjorie Bier krinski Corrêa, Ivann Carlos Lago |
7 | EDUCAÇÃO INTEGRAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA NO CONTEXTO CAPITALISTA | Fagner Fernandes Stasiaki, Marjorie Bier krinski Corrêa, Odair Leandro krinski Corr |
8 | A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA E A EFICÁCIA DA PROGRESSIVIDADE NA TRIBUTAÇÃO SOBRE A HERANÇA | Camila Cristina Paumann, Serli Genz Bolter |
9 | O CULTO AO CONSUMO: A DEIFICAÇÃO COMO FENÔMENO SOCIAL NA MODERNIDADE | Marjorie Bier krinski Corrêa, Varlei Machado Da Rosa, Ivann Carlos Lago |
10 | A IMPORTÂNCIA DA INTERSECCIONALIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA ANÁLISE DA FOME E DA INSEGURANÇA ALIMENTAR A PARTIR DA NARRATIVA DE CAROLINA MARIA DE JESUS | Gabriela Felden Scheuermann, Sandra Vidal Nogueira |
11 | O LUCRO PARA ALÉM DO ORGULHO: PINK MONEY, MOVIMENTO LGBTQIA+ E NEOLIBERALISMO | Varlei Machado da Rosa, Erik Luís Sott De Santis, Fagner Fernandes Stasiaki, Ivann Carlos Lago |
12 | DIFICULDADES NO ACESSO AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) POR HOMENS NEGROS: PROBLEMÁTICAS CULTURAIS POR TRÁS DO CUIDADO COM A SAÚDE | Álvaro Albino da Silva Bageston Jeferson Santos Araújo |
13 | DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS: EM ESPAÇOS/TERRITÓRIOS/REGIÕES DE FRONTEIRAS | Adriano Silva Da Rosa, Talita Raquel Preschadt, Edemar Rotta |
Eixo II- CIÊNCIAS FLORESTAIS, AGRONOMIA, MEIO AMBIENTE, AGROECOLOGIA, VETERINÁRIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Eixo V- LINGUÍSTICA, LITERATURA, TEORIA LITERÁRIA, ARTES E DESENHO,FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Eixo VI- ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DATA: 21.11.2024
HORÁRIO: 16 h
LOCAL: Unidade seminário, sala 6
COORDENADORES: Dra. Aline Raquel Müller Tones, Dr. Demétrio Alves Paz e Dra. Liziara da Costa Cabrera
1 | POLÍTICAS PÚBLICAS E SUSTENTABILIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UM FUTURO EQUILIBRADO | Alessandro Nascimento do Nascimento, Aline Raquel Müller Tones, Alcione Aparecida de Almeida Alves |
2 | POLÍTICAS PÚBLICAS E DRENAGEM URBANA NO RIO GRANDE DO SUL: LIÇÕESAPRENDIDAS COM AS ENCHENTES DE 2023 E 2024 | Marjorie Bier krinski Corrêa, Odair Leandro krinski Corrêa, Ivann Carlos Lago |
3 | PRÁTICAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA III: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM SALA DE AULA | Demétrio Alves Paz, Pablo Lemos Berned |
4 | PUENTES ENTRE POSGRADO E INVESTIGACIÓN. RETROALIMENTACIONES | Raquel Alarcón |
5 | DIÁLOGOS DESDE Y CON LAS FRONTERAS: O CURSO DE LETRAS DA UFFS CERRO LARGO E A INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA | Angelise Fagundes, Marcus Vinicius Liessem Fontana, Caroline Mallmann Schneiders, Ana Beatriz Ferreira Dias |
6 | ESTATUTO DO IDOSO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE COMBATE AO ETARISMO | Márcia Rodrigues, Letiane Peccin Ristow, Micheli Santos Waldow |
Eixo VII - ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DATA: 21.11.2024
HORÁRIO: 16 h
LOCAL: Unidade seminário, sala 7
COORDENADORES: Me. Fagner Fernandes Stasiaki e Esp. Marjorie Bier Krinski Corrêa
1 | DEBATENDO A PROMOÇÃO EM SAÚDE À COMUNIDADE LGBTQIAPN+: EXPERIÊNCIA COM ENFERMEIROS(AS) MESTRANDOS(AS) EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL | Jonatan Pellenz, Willian Lorentz, Rafael De Lima Carmo, Vander Monteiro da Conceição, Claudio Claudino da Silva Filho |
2 | A FEIRA COMO OBJETO DE FOMENTO A SUCESSÃO FAMILIAR | Kariane Vanessa Gaiardo, Juçara Spinelli |
3 | POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA | Marco Wesley Colling Albuquerque, Taluana Cecconello, Sonize Lepke |
4 | OS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) PRESENTES NOS ANAIS DO ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA: OLHARES PARA A INICIAÇÃO A DOCÊNCIA | Lucas Lafaiete Leão Lima, Sandra Maria Wirzbicki |
5 | ESTRATÉGIAS DE SUCESSÃO FAMILIAR EM HOLDINGS RURAIS: UMA ANÁLISE DO MODELO E SEUS DESAFIOS | Caroline Raquel Massaia Dresch, Evandro Pedro Schneider |
6 | COOPERATIVISMO AGROPECUÁRIO NA FRONTEIRA GAÚCHA: DINÂMICAS ECONÔMICAS E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | Carlos Thomé, Luiza Motta Klockner, Micheli dos Santos Waldow, Enise Barth, Louise de Lira Roedel Botelho |
7 | A CONSTRUÇÃO TERRITORIAL DA FRONTEIRA GAÚCHA: DINÂMICAS HISTÓRICAS E SOCIOECONÔMICA | Liliane Lencina dos Santos, Ivann Carlos Lago |
8 | DEMOCRACIA: CONCEITOS E REFLEXÕES | Marisete de Mattos Morais, Neusete Machado Rigo |
9 | ANALISIS PLUVIOMETRICO DE LA PROVINCIA DE MISIONES CON DATOSSATELITALES | Fátima Schoninger, José Javier Fernández, Dario Tomas Rodriguez, Alberto Ismael Juan Vich |
10 | LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E A PROBLEMATIZAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO CONTRA A MULHER | Leticia Barbieri Martins, Rosemar Ayres dos Santos |
11 | ESTEREÓTIPOS SEXUAIS NA CIÊNCIA-TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS | Alessandra Nilles Konzen, Rosemar Ayres dos Santos |
12 | ESTEREÓTIPOS SEXUAIS NA CIÊNCIA-TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS | Jonathan Dalla Rosa Melo, Evandro Pedro Schneider |
13 | CÍRCULO DE CULTURA: SABERES SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM | Jonatan Pellenz, Alexia Tailine Etges, Gabriela Maschio, Claudio Claudino da Silva |
14 | ECONOMÍA CIRCULAR Y CONFORMACIÓN DE REDES PARA GESTIONAR LOS RESIDUOS DOMICILIARIOS | Sonia Romina Niezwida, Juan Carlos Michalus |
15 | A POLÍTICA DE COTAS RACIAIS COMO UM DOS MECANISMOS DE DECOLONIZAÇÃO DA GRADUAÇÃO E DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA | Fagner Fernandes Stasiaki, Erik Luís Sott de Santis, Varlei Machado da Rosa, Edemar Rotta |
16 | AS CONTRIBUIÇÕES DA ARQUITETURA PARA A RESSOCIALIZAÇÃO DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NAS PENITENCIARIAS BRASILEIRAS | Giovana Smolski Driemeier, Grace KellyVier Fenner, Sandra Vidal Nogueira |
17 | DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS AGROVOLTAICOS NAS PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NO BRASIL: REFLEXÕES PRELIMINARES | Denize Grzybovski, Diego Berwald, Enise Barth |
__________________________________________________-------________________________________________________
SUBMISSÕES PRORROGADAS até 7 de outubro
ENCUENTRO DE INTEGRACIÓN DE POSGRADO - UFFS y UNaM (EIPOS)
Data: 21 e 22 de Novembro de 2024
Local: UFFS - Campus Cerro Largo- Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1.580, São Pedro, CEP 97900-000- Telefone: (55) 3359-3950 - Evento híbrido
Público-alvo: Voltado aos alunos da pós-graduação, docentes e servidores técnicos da UFFS e da UNaM.
O "ENCUENTRO DE INTEGRACIÓN DE POSGRADO - UFFS y UNaM" é um evento que celebra a colaboração e a sinergia entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no Brasil e a Universidad Nacional de Misiones (UNaM) na Argentina. Reconhecendo a importância das universidades públicas como catalisadoras de conhecimento e crescimento, este encontro promove a cooperação transfronteiriça e a internacionalização acadêmica.
Concebido como um espaço para promover o diálogo e a colaboração entre as instituições de ensino superior, este evento destaca o valor dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu como centros de reflexão e pesquisa avançada. Ao abraçar a diversidade de perspectivas e conhecimentos que emergem desse encontro, o evento não apenas enriquece o ambiente acadêmico, mas também fortalece os laços entre as regiões fronteiriças, estendendo-se para o contexto global das instituições.
Com uma agenda que inclui, neste ano, apresentações de pesquisa - o "ENCUENTRO DE INTEGRACIÓN DE POSGRADO - UFFS y UNaM" visa estimular o diálogo interinstitucional e promover o intercâmbio cultural e científico. Através deste evento, esperamos construir uma comunidade de aprendizagem que transcende fronteiras e contribua para a promoção do conhecimento e da compreensão mútua. Para mais detalhes sobre a programação e inscrições, visite nosso site oficial. Junte-se a nós neste evento marcante que reafirma o compromisso com a excelência acadêmica e a cooperação transfronteiriça.
__________________________________________________-------________________________________________________
El "ENCUENTRO DE INTEGRACIÓN DE POSGRADO - UFFS y UNaM" es un evento que celebra la colaboración y la sinergia entre la Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) en Brasil y la Universidad Nacional de Misiones (UNaM) en Argentina. Reconociendo la importancia de las universidades públicas como catalizadoras de conocimiento y crecimiento, este encuentro promueve la cooperación transfronteriza y la internacionalización académica.
Diseñado como un espacio para fomentar el diálogo y la colaboración entre las instituciones de educación superior, este evento destaca el valor de los cursos de Posgrado Stricto Sensu como centros de reflexión e investigación avanzada. Al abrazar la diversidad de perspectivas y conocimientos que surgen de este encuentro, el evento no solo enriquece el entorno académico, sino que también fortalece los lazos entre las regiones fronterizas, extendiéndose al contexto global de las instituciones.
Con una agenda que incluye, este año, presentaciones de investigación - el "ENCUENTRO DE INTEGRACIÓN DE POSGRADO - UFFS y UNaM" tiene como objetivo estimular el diálogo interinstitucional y promover el intercambio cultural y científico. A través de este evento, esperamos construir una comunidad de aprendizaje que trascienda fronteras y contribuya a la promoción del conocimiento y la comprensión mutua.
Fecha: 21 e 22 de noviembre de 2024
Ubicación: UFFS - Campus Cerro Largo- Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1.580, São Pedro, CEP 97900-000- Telefone: (55) 3359-3950 - Evento híbrido
Público: alumnos de posgrado, docentes y técnicos de la UFFS y de la UNaM.
__________________________________________________-------________________________________________________