AÇÕES DE ACOLHIMENTO E PARA PERMANÊNCIA DOS IMIGRANTES NA UFFS - CAMPUS ERECHIM

Autores

  • Marcelo Luis Ronsoni UFFS - Campus Erechim
  • Sheila Marques Duarte Bassoli UFFS - Campus Erechim
  • Andr´éia Ines Hanel Cerezoli UFFS - Campus Erechim
  • Roselaine de Lima Cordeiro UFFS - Campus Erechim

Palavras-chave:

Ações de acolhimento, Permanência, Imigrantes

Resumo

Desde 2018, a UFFS - Campus Erechim conta com a presença de estudantes haitianos e, atualmente, com uma discente argentina e uma congolesa, todos selecionados por meio dos Programas PROHAITI e Pró-Imigrante. Tal realidade mobilizou uma série de ações a fim de contribuir com o acolhimento, a permanência, o êxito acadêmico desses discentes e, principalmente, para que eles se sintam parte da Universidade. Desse modo, este trabalho tem como objetivo relatar algumas dessas ações feitas pela comissão local do Pró-Imigrante. Nesse movimento, é fundamental ressaltar a importância da extensão universitária, a qual se coloca “questões complexas, seja por suas implicações político-sociais, seja por exigir postura intelectual aberta à inter e à transdisciplinaridade, que valorize o diálogo e a alteridade” (Paula, 2013, p. 6). Nessa direção, uma das ações proposta pelo campus foi o Programa de Extensão “Diversidade Linguística: compartilhar saberes para quebrar barreiras” a partir do qual os próprios estudantes haitianos ministraram cursos em diferentes línguas: francês, inglês, espanhol e crèole haitiano. Ademais, a primeira edição do programa contou com uma bolsista haitiana. Outra ação a ser relatada é a comemoração do Dia da Bandeira do Haiti, atividade em que os estudantes discorrem sobre a sua história e cultura para os demais colegas discentes e servidores do campus. E, por fim, ressaltamos, também, a Monitoria Intercultural, projeto que conta com um discente haitiano como monitor. Em todas essas ações, destacamos o protagonismo desses estudantes por meio de uma participação efetiva, pois participar tem relação com “a possibilidade de expressar-se junto aos demais, o direito de ser ouvido e, respectivamente, de ouvir os outros; ter condições de acesso aos bens econômicos, sociais e culturais produzidos pela sociedade na qual se vive; exercer o potencial produtivo e criativo [...]” (Streck, 2017, p. 192). Assim, em todas as ações referidas, são as vozes, línguas, história e cultura desses estudantes que ganham espaço, visibilidade e possibilidade de diálogo para além da sala de aula, contribuindo para sua inserção na dinâmica do universo acadêmico e para a sua permanência. Além disso, as bolsas, embora com valores ainda não ideais à necessidade desses sujeitos, auxiliam também que eles permaneçam na Instituição.

Biografia do Autor

  • Marcelo Luis Ronsoni, UFFS - Campus Erechim

    Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Atualmente é servidor técnico-administrativo, cargo de Pedagogo, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim.

  • Sheila Marques Duarte Bassoli, UFFS - Campus Erechim

    Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul / UFFS (2024) . Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Especialista em Libras Língua Brasileira de Sinais, concluída, concluída no ano de 2012, no Instituto Tecnológico e Educacional de Curitiba. Atualmente é Tradutor Interprete de Libras da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, pesquisadora do projeto Estudos sobre interculturalidade na universidade com ênfase nas populações indígenas, afro-descendente e pessoas com deficiência - Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento(CAPES) e membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial/Inclusiva-GEPEI.Tem experiência na área de Educação, com especialização em Tradução e Interpretação, atuando principalmente nos seguintes temas: surdos, libras,inclusão, historia dos surdos e deficiências, permanência.

  • Andr´éia Ines Hanel Cerezoli, UFFS - Campus Erechim

    Possui graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2006), mestrado em Letras - Estudos Linguísticos - pela Universidade de Passo Fundo (2010) e doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras - Associação Ampla UCS/UNIRITTER pela Universidade de Caxias do Sul (2020). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal da Fronteira Sul, atuando nos cursos de graduação. Tem interesse na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: enunciação, semântica argumentativa, leitura, compreensão leitora, formação de professores, ensino de língua, língua portuguesa como língua de acolhimento e língua portuguesa para acadêmicos indígenas, interculturalidade. 

  • Roselaine de Lima Cordeiro, UFFS - Campus Erechim

    Doutoranda e Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó (UFFS). Licenciada em Letras Português e Espanhol - Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó (UFFS). Especialista em Assessoria Executiva pela Universidade de Passo Fundo (UPF) (MAR. 2010 a DEZ. 2011). Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo (UPF) (MAR. 2006 a DEZ. 2009). Atua como Secretária Executiva na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) desde 11/02/2010, atualmente é servidora da Coordenação Acadêmica do Campus Erechim. Já atuou na secretaria da Direção do Campus Erechim e na Procuradoria Educacional Institucional (PI) em Chapecó-SC, setor vinculado à reitoria. Tem experiência em Assessoria Executiva. Temas de pesquisa de atuação e interesse: leitura e mediação de leitura de textos.

Downloads

Publicado

26-09-2025