• I Seminário de pesquisa sobre migração: fortalecendo as redes de apoio. I Encontro Sulbrasileiro dos estudantes imigrantes no ensino superior
    2022

    O I Seminário de pesquisa sobre migração: fortalecendo as redes de apoio e I Encontro Sul-brasileiro dos estudantes imigrantes no ensino superior foi realizado presencialmente na Universidade Federal da Fronteira Sul -  UFFS, nos dias 22 e 23 de setembro de 2022 (Auditório do Bloco B - Campus Chapecó da UFFS).

    A programação do evento foi pensada em conjunto pelas instituições organizadoras da atividade, que foram a UFFS, a Unochapecó, o IFSC Campus Chapecó, o Gairosc e a Pastoral do Migrante, de modo a ser abrangente para propiciar uma formação a todos que se interessam pela temática na UFFS e fora dela, visando compreender a questão da migração, sensibilizar e atuar para buscar caminhos cada vez mais humanitários para essa questão, visando fomentar políticas públicas voltadas à população migrante do seu entorno.

    Compuseram o evento:conferências, relatos de experiências de estudantes, relatos de experiências de instituições de ensino e de acolhimento, além de apresentações de trabalhos de pesquisa.

    Os resumos dos trabalhos apresentados durante o evento compõem estes Anais, os quais registram uma expressiva produção de pesquisas sobre a temática das migrações, enfatizando a riqueza de toda esa diversidade que compõe a nova paisagem social da nossa região e país.

    Convidamos para que leiam e conheçam as ricas experiências aqui registradas. Em breve será publicado em formato e-book.